Frete é sinônimo de segurança e cuidado. Todo cliente tem o direito de receber suas encomendas e produtos de forma a estarem preservadas e apropriadas para o consumo, além da entrega ser no período previsto. Desse modo, o embarcador deve ter esse cuidado como principal objetivo.
Há diversas formas de frete, a depender de muitos fatores característicos do tipo de mercadoria a ser transportado, como valor e peso.
Na hora de escolher qual tipo contratar deste serviço contratar é fundamental avaliar valores e se o transporte é adequado.
Em termos mais gerais, o transporte dedicado é aquele em que o cliente exige a entrega exclusiva da carga, o veículo é ocupado somente por produtos de uma determinada pessoa/empresa.
No frete dedicado a carga transportada é exclusiva de um cliente. Essa carga pode ou não ocupar todo o veículo transportador e possui o benefício de ser entregue com maior velocidade comparada aos outros tipos de frete.
Portanto, não há compartilhamento com outros produtos.
Você conhece os tipos de frete e sabe escolher qual o melhor para transportar suas mercadorias ou suas mudanças? Vamos te ajudar a entender.
Tipos diferentes de frete
Como há diversos tipos de frete, as características vão variar também. Há os fretes que são no sentido de responsabilidade: quem paga é o fornecedor ou o empregador.
Em termos de contratação, o que vai variar é a contratação de transportadoras (uma ou mais de uma). entre as opções estão:
-
Normal;
-
Subcontratação;
-
Redespacho;
-
Redespacho Intermediário.
Os fretes variam também relacionados ao tipo de carga: podem ser de lotação ou fracionada. A primeira, também chamada de “carga fechada”, ocupa todo o espaço do veículo ou boa parte dele. O envio é do seu ponto de origem até o seu destino.
A carga lotação de serviço de desembaraço aduaneiro é bastante confundida com o frete dedicado, uma vez que nos dois tipos há um ponto em comum: a exclusividade.
No entanto, a carga lotação é quando não há outras entregas pelo caminho e os itens vão diretamente da fábrica ao armazém e o veículo é carregado com os produtos solicitados apenas por um cliente.
Já no frete dedicado o operador logístico direciona um veículo ao cliente. Com isso, o veículo serve apenas para transportar as cargas daquela empresa.
A diferença entre os dois tipos é, desse modo, o veículo. Enquanto na carga lotação qualquer transporte pode ser usado, no transporte dedicado há um específico para a empresa.
Além disso, na carga lotação o veículo é composto apenas por uma carga, enquanto no transporte dedicado pode haver duas, desde que sejam do mesmo cliente.
Em relação à carga fracionada, o veículo transportador pode conter mercadorias de diversos clientes, com vários pontos de entrega, pois as mercadorias são em pequena quantidade.
Por fim, o frete vai depender também do transporte ao calcular frete, podendo ser do tipo nacional ou internacional.
No primeiro, a relação comercial vai ser no país, no segundo tipo, vai acontecer nos casos de importação e exportação. No segundo caso são exigidos documentos e legalidade em todo o processo. Como a exigência de Declaração de Importação para despacho e desembaraço aduaneiro.
Depois de entendido sobre os tipos de frete, é hora de saber as vantagens do frete dedicado, pois ele é a melhor opção para quem busca comodidade e um serviço particular e singular.
Escolhê-lo proporciona praticidade ao solicitante. Por ser um serviço exclusivo e que necessita de cuidados, é importante que a empresa escolhida para realizar o transporte despachante tenha experiência e ofereça qualidade na prestação do serviço.
Por isso é fundamental pesquisar empresas especializadas a fim de evitar possíveis transtornos.
Vamos entender os motivos pelos quais este tipo de frete é super vantajoso.
Benefícios do frete dedicado
O transporte dedicado, ou frete dedicado, é a melhor opção quando se deseja um serviço melhor em relação a cuidado e prazos.
Além disso, há vários outros benefícios como:
-
Segurança e exclusividade no transporte;
-
Atendimento às demandas mais adequado;
-
Auxílio à divulgação da marca e dos produtos;
-
Possibilidade de transportar cargas urgentes.
Portanto, é sempre necessário que a escolha pelo tipo de frete seja embasada na qualidade e no melhor serviço para transportar mercadorias ou mudanças.
O frete dedicado possui muitos benefícios e, com certeza, é um serviço satisfatório.