Os refrigeradores estão fortemente presentes no dia a dia de muitos segmentos, porém, existem diversas versões desses itens e é preciso ter cautela às divergências.
Afinal, por mais que estejam relacionados a mesma proposta, que é promover condições adequadas de baixa temperatura, a finalidade da aplicação, assim como a finalidade e porte, são aspectos que variam.
Um exemplo é a câmara climática, que consiste em um equipamento que possibilita controlar a temperatura e umidade no seu interior.
Por essa razão, câmaras desse tipo são empregadas em segmentos como o farmacêutico e o alimentício, atendendo finalidades variadas.
No caso de laboratórios, um tipo de uso muito comum é para a realização de testes, por exemplo, para averiguar o comportamento de componentes eletrônicos em condições variadas de temperatura. Entre outras aplicações, é possível citar:
-
Estabilidade de produtos farmacêuticos;
-
Ensaios climáticos em alimentos;
-
Pesquisas sobre conforto térmico;
-
Ensaios de calibração.
Por essa razão, as câmaras são indispensáveis para os setores que atendem, principalmente para a averiguação dos efeitos da umidade, tempo e temperatura nos itens testados.
Ainda mais, entre as principais características desses equipamentos, é importante observar a facilidade de higienização, durabilidade, estabilidade, ruído baixo e precisão de controle.
O uso do refrigeradores para medicamentos
Há alguns itens que necessitam de um armazenamento diferenciado e é neste contexto que o refrigerador para medicamentos se torna uma solução muito usada.
Os medicamentos que apresentam sensibilidade à temperatura são chamados de termolábeis e é imprescindível que a orientação do fabricante seja seguida nesses casos, principalmente para acertar na temperatura.
É uma forma de conservar esses medicamentos, mantendo-os em condições apropriadas em prol da integridade e da estabilidade no decorrer de sua vida útil.
Caso contrário, os produtos podem ser severamente comprometidos e o uso inviabilizado.
Naturalmente, a temperatura pode variar de acordo com o medicamento, mas de uma maneira geral, são armazenados em temperaturas de 2° a 8°C.
Há outros tipos que atendem a temperatura de armazenagem inferior a 22°C, mas tudo dependerá de cada tipo de produto e as particularidades que devem ser atendidas.
Por essa razão, áreas de estocagem da indústria farmacêutica contam com equipamentos frigoríficos.
É indispensável que as normas da vigilância sanitária sejam atendidas, além da necessidade de armazenar somente medicamentos, respeitando o uso adequado do equipamento.
No entanto, não adianta apenas manter o medicamento refrigerado, é necessário se ater às especificações.
Por exemplo, a distribuição dos produtos no interior de refrigeradores devem possibilitar a circulação livre do ar frio entre as embalagens variadas presentes.
O funcionamento deve ser permanente e de preferência, sempre que possível, é favorável que exista uma rede alternativa de energia, ou seja, um gerador, para amenizar os prejuízos em caso de falhas na rede de distribuição convencional.
O que é condensador evaporativo?
Basicamente, o condensador evaporativo consiste em um trocador de calor, onde a troca térmica é realizada por meio de uma superfície composta por metal.
Para que isso seja possível, há contato entre o gás que será condensado e a água que integra o sistema de resfriamento.
Dessa maneira, se pode dizer que o condensador viabiliza o retorno ao estado líquido, de um vapor ou gás em um determinado sistema de tubos, usando justamente a evaporação da água que flui nesse sistema.
Esse tipo de processo é amplamente aplicado no funcionamento de ar condicionado como uma forma de condensação do gás refrigerante.
É importante abordar que os métodos de refrigeração e de condensação operam com um gás que facilita a transferência do calor entre a área em que ocorre o condicionamento do ar e a atmosfera exterior.
Esse método tem grande dependência do uso de um compressor, procurando a elevação da pressão no local do evaporador ou de condensação de ar no sistema. De uma maneira geral, todo esse processo permite que o ar quente possa circular por meio dos tubos e o ciclo de transferência vai se repetindo.
Neste contexto, é importante abordar que o sistema de refrigeração recebe o nome de chiller, que é voltado para o resfriamento de água.
Por essa razão, é muito aplicado para o arrefecimento de produtos, ar e equipamentos, como o ar condicionado. Para a compra de refrigeradores, é importante contar com empresas qualificadas no ramo e procurar pelo melhor custo-benefício.