Seja em locais que enfrentam secas intensas ou em regiões que passaram por chuvas fortes a ponto de afetar o sistema de saneamento básico, o transporte de água através de caminhão pipa é um serviço contratado de forma corriqueira.
Para que ele seja possível, normalmente o prestador compra ou aluga um caminhão pipa: trata-se de um veículo que conta com um reservatório específico para que o transporte de líquidos seja feito de uma maneira segura e eficiente.
Pese ao fato desse item ser usado com uma frequência considerável, poucas pessoas conhecem os pormenores e os cuidados necessários com o aluguel de caminhão pipa. Assim, quando esse serviço é necessário, elas podem ficar perdidas, ou, até mesmo, cometer erros.
Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas importantes a serem seguidas no momento de locar esse item tão importante.
-
Verifique a capacidade necessária do veículo
Ao contrário do que boa parte das pessoas pensa, não existe um único modelo de caminhão de água. Na realidade, esse veículo existe em diversos tipos, que, por sua vez, costumam se diferenciar por sua capacidade e pela montadora responsável por seu projeto.
Por esse motivo, é fundamental que, antes de assinar qualquer documento relativo à locação, o responsável pela contratação do serviço defina a capacidade que o veículo deverá ter para dar conta da tarefa.
Ao mesmo tempo, é interessante investigar as montadoras que o fabricam, de modo a contar com o melhor veículo possível, para dar suporte à sua empresa.
-
Analise o fluido a ser transportado
Por mais que o caminhão pipa água potável seja a aplicação mais comum desse item, é preciso ter em mente que ele também está disponível em modelos adequados para outras finalidades. Entre elas, estão:
-
Transporte da água não potável;
-
Transporte de combustíveis;
-
Transporte de químicos corrosivos;
-
Transporte de químicos perigosos, como agrotóxicos.
Consequentemente, antes de proceder à locação, é preciso ter certeza a respeito do produto que será transportado no interior do item. Do contrário, pode ser que haja vazamentos, intoxicações e acidentes durante a tarefa.
-
Faça uma pesquisa de mercado
Com o modelo e a capacidade do caminhão definidos, chega o momento de buscar empresas que trabalhem com a locação de caminhão pipa.
Para que isso seja feito, é importante fazer uma pesquisa meticulosa a respeito do estabelecimento, sua reputação e a qualidade dos seus veículos.
Do mesmo modo, é muito importante buscar as referências de quem já contratou determinada empresa anteriormente.
Deste modo, é possível saber se o estabelecimento honra os compromissos firmados com os clientes, se é sério e se os veículos fornecidos por ela são mantidos em um bom estado de conservação.
-
Feche negócio
Com a pesquisa devidamente feita, chega o momento de fechar negócio com a empresa que mais lhe parecer de confiança.
Antes disso, recomenda-se fortemente ler o contrato com cuidado, e esclarecer toda e qualquer dúvida a respeito dele antes da assinatura. Do contrário, as condições serão válidas.
Além disso, é fundamental certificar-se junto ao estabelecimento de que o veículo em questão é usado para transportar apenas um único tipo de fluido.
O motivo por trás disso é o fato de que pode haver contaminação entre produtos, o que pode gerar reações químicas perigosas.
Vale ressaltar que, no caso de determinados fluidos, o cuidado deve ser redobrado. É o caso, por exemplo, do caminhão de água potável: quaisquer vestígios de outros químicos podem ser nocivos à saúde de quem consumir o líquido.
Assim, é imprescindível que o veículo seja usado apenas com essa finalidade.
-
Siga todas as boas práticas para ao usar o veículo
Por último, é preciso ter em mente que os cuidados com a locação de um caminhão para o transporte de líquidos não se encerram quando o veículo é recebido: é fundamental que o seu uso seja realizado de uma maneira adequada.
Do contrário, o item pode sofrer danos, que, por sua vez, podem ser cobrados pelo proprietário do automóvel.
A boa notícia é que tais medidas não são nada complexas de se seguir. Entre elas, estão o respeito à capacidade máxima do recipiente o apenas transportar os produtos para os quais o caminhão foi projetado. Assim, garante-se que o transporte acontecerá sem maiores problemas.