Ter uma equipe altamente produtiva não é uma tarefa fácil de alcançar, pois a gestão de talentos é complexa e muitas vezes negligenciada. Por isso, atenção especial deve ser dada à produtividade de uma equipe, principalmente quando se trata de aproximar os colaboradores da cultura da empresa em que trabalham.
Nesse sentido, o texto a seguir explora as causas das ineficiências dos funcionários, buscando mostrar soluções para esses problemas.
Principais problemas que dificultam a produtividade
Nas empresas, especialmente nas startups, há vários problemas que podem afetar a produtividade da equipe
1) Ruídos na comunicação interna
Neste tipo de situação, ocorrem interferências que dificultam a execução dos trabalhos de forma ordenada. Ou seja, em uma empresa que realiza serviços de construção de condomínio residencial por exemplo, e há ruído na comunicação, a empresa não consegue manter a harmonia entre marketing, atendimento, gestão, etc.
Isso faz com que partes de uma organização acabem operando individualmente sem saber como as ações de cada parte interferem no trabalho da outra, resultando em custos significativos de tempo e dinheiro.
2) Ferro e Aço Relações Trabalhistas
Em muitas empresas, principalmente aquelas com estruturas gerenciais mais antigas e conservadoras, a forma como a relação de trabalho é conduzida pode prejudicar a recuperação dos empregados.
De fato, uma indústria de fábrica de telha térmica, por exemplo, impedirá mudanças nos processos do produto, o que pode beneficiar a empresa. Além disso, a dificuldade em estar aberto a novas ideias torna o ambiente de trabalho desconfortável e sério para os colaboradores, dificultando seu crescimento criativo e profissional.
Por esta razão, um grande número de organizações enfrenta problemas de rotatividade (taxa de rotatividade de pessoal) e seus funcionários são demitidos.
3) Ambiente de trabalho desorganizado
Esse fenômeno pode vir tanto do gerente quanto de outros funcionários da empresa. A desorganização do ambiente de trabalho pode dificultar a realização de tarefas e, assim, afetar a produtividade do departamento.
Ações consideradas desorganizadas ocorrem por falta de planejamento mental. Entre eles estão:
- Perda de documentos importantes;
- Esqueceu o projeto;
- Demora no envio de relatórios;
- Emissão de recibos e pagamentos;
- E muito mais.
Como resolver esses problemas?
A boa notícia é que existem várias maneiras de superar esses problemas e trazer a produtividade da empresa de volta ao primeiro plano.
1) Investir em estratégias de comunicação interna
Para melhorar a integração entre as diversas partes que existem em uma empresa, é necessário investir tanto em estratégias quanto em técnicas de comunicação interna, tais como:
- Software organizacional;
- reuniões;
- Outdoors;
- e-mails;
- E muito mais.
Com esse hábito, por exemplo, os funcionários de uma indústria de distribuidor de etiquetas adesivas ficarão a par de tudo o que está acontecendo na empresa. Isso permite que os funcionários desenvolvam confiança com colegas e superiores, ajudando a construir relacionamentos e melhorar a produtividade.
2) Tornar o ambiente de trabalho mais agradável e acolhedor
Quase como consequência do item anterior, desenvolver uma comunicação mais eficaz em ambiente empresarial permite que os colaboradores tenham voz e autonomia. Fazer com que suas ideias, sugestões e sugestões sejam ouvidas é um grande passo para que os funcionários se sintam mais à vontade no trabalho.
Além disso, proporcionar momentos de descontração, abrir portas para o respeito às diferenças e outras ações podem fazer com que um funcionário se sinta importante e acolhido pela sua empresa, mantendo-o motivado.
3) Oferecer cursos e congressos
Essas ferramentas são necessárias não só para melhorar a organização das tarefas dos funcionários, mas também para treiná-los diante de novas situações e problemas, que podem surgir no trabalho.
Assim, poderia ser oferecido um curso aos funcionários de uma fabricante de bobina de papel kraft, por exemplo, para apresentá-los a uma nova tecnologia na área de comunicação visual.
Desta forma, alcança-se não só o desenvolvimento profissional do trabalhador, mas também o seu compromisso mais profundo com a atividade que exerce, pois a formação demonstra a importância de uma pessoa na empresa em que trabalha.