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Vantagens de você utilizar o sistema KDS em seu restaurante

Quando pensam em manter um restaurante, a maioria das pessoas pensa imediatamente em funcionários para atender clientes e preparar as refeições, montar os cardápios e buscar ingredientes de qualidade e frescos.

Porém, quem trabalha na gestão desse tipo de estabelecimento sabe que é preciso investir em tecnologias para acompanhar o aumento dos pedidos e realizar a organização deles.

Como qualquer outro estabelecimento, restaurantes precisam de uma gestão otimizada e ágil. O sistema KDS é essencial nesse processo, especialmente em serviço para food service. Veja mais sobre ele a seguir.

O que é o sistema KDS?

A sigla KDS se refere a “Kitchen Display System”, que pode ser traduzido como “sistema de gerenciamento de cozinha”. Esse tipo de sistema funciona como monitor de pedidos ou monitor de preparo para cozinha. 

Na prática, isso digitaliza e agiliza o processo de registrar e enviar os pedidos dos clientes para a cozinha. 

Assim, o monitor KDS para restaurante é uma solução inteligente que dá ao estabelecimento o controle total sobre os pedidos, desde o momento em que eles são feitos até serem entregues, mantendo o monitoramento sobre a cozinha.

Outra vantagem é que são mínimos os custos para implantar o sistema KDS em seus restaurantes e eles trazem um ótimo custo-benefício. 

Além disso, essa tecnologia torna os restaurantes mais inseridos nas inovações tecnológicas e preparados para oferecer uma ótima experiência a seus clientes.

Como funciona esse sistema

Na hora de adotar um sistema KDS, é preciso ter profissionais qualificados para instalar o sistema e orientar a equipe a utilizá-lo de forma correta. Quando a instalação for realizada, o sistema funcionará de forma integrada às outras maneiras de receber e registrar pedidos, como:

  • Cardápio digital;
  • PDV;
  • Delivery;
  • Entre outras.

Quando o garçom registra o pedido, ele é enviado automaticamente para a cozinha e passa a aparecer no monitor por ordem de chegada. Isso conscientiza a equipe da ordem e complexidade dos pedidos, evitando atrasos muito longos.

Quando o pedido fica pronto, quem está trabalhando na cozinha deve colocar na tela que o prato foi concluído e que o garçom já pode servi-los aos clientes. 

Isso garante que a cozinha do restaurante funcione de forma eficiente e que os clientes saiam satisfeitos (com vontade de retornar e recomendando o restaurante para amigos e familiares).

Outras funcionalidades do sistema KDS são:

  • Alertar cozinheiros e assistentes quando há pedidos parados na fila;
  • Personalização do fluxo de encaminhamento de pedidos;
  • Interação entre os envolvidos para que os pedidos sejam alterados e classificados;
  • Entre outras.

Essa tecnologia também permite a preparação dos pratos na ordem adequada para que alguns deles sejam servidos ao mesmo tempo e enviar alertas aos garçons quando os pratos ficarem prontos.

Conheça as principais vantagens

Quem já trabalhou em cozinhas comerciais sabe o quanto esse ambiente pode ser caótico e estressante. A rapidez e extrema precisão com que as refeições devem ser preparadas faz com que qualquer erro no registro dos pedidos deixe esse ambiente ainda pior.

Além de auxiliar na organização e gestão da cozinha, aprimorando a comunicação entre as equipes, o sistema KDS evita que os pedidos sejam perdidos (o que pode ocorrer quando eles são registrados em papéis, que podem ficar umedecidos ou engordurados, tornando a leitura ilegível). 

Assim, essa tecnologia melhora e facilita muito a leitura dos pedidos. Outra grande vantagem de adotar essa tecnologia é que os clientes podem ter uma previsão mais exata de quanto tempo o prato deles pode demorar para ficar pronto.

Afinal, o garçom acessa o sistema e verifica quantos pratos estão na frente, dando uma informação mais apurada e evitando que o cliente perca muito mais tempo do que o previsto.

Atrasos e um atendimento inadequado podem deixar uma péssima impressão nos clientes, mesmo que eles tenham achado as refeições boas, por isso, é fundamental ter atenção a esse aspecto.

Ao gerenciar a ordem dos pedidos, a cozinha pode priorizar pedidos com demandas diferentes, como louça especial, alguma técnica distinta de preparo, temperaturas altas ou baixas, entre outros exemplos.

Texto: Gustavo Marques

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