A importância de uma gestão com foco em produtividade, é um dos fatores apontados diante de um mercado de trabalho exigente, como em uma empresa terceirizada de portaria.
Com isso, é fundamental que empresários e gestores saibam da importância de aperfeiçoar processos e reduzir as despesas.
Uma das estratégias corporativas para redução de custos, é a terceirização de serviços, amplamente procurada por diversos proprietários locais, como condomínios residenciais, hospitais, faculdades, escritórios, entre outros.
É um modelo de trabalho muito utilizado por empresas que procurar por qualidade, especialização e agilidade em muitos processos.
Um dos serviços mais procurados é o de empresa de portaria, especialmente para condomínios comerciais e residenciais, já que as empresas estão mais capacitadas para trazer uma mão de obra qualificada para o empreendimento.
O que uma empresa terceirizada oferece?
Com a terceirização, as funções são direcionadas à empresa especializada, sem deixar os gestores preocupados com pequenos detalhes.
A empresa terceirizada de portaria precisa ter alguns critérios para selecionar seus funcionários e, posteriormente, oferecer seus serviços a outros requerentes. Algumas das funções da empresa são:
- Realizar o processo de seleção e contratação: devem se responsabilizar por todos os gastos, desde o processo seletivo até a contratação;
- Em casos de faltas: a empresa substitui os funcionários em apenas algumas horas, gerenciando este rodízio de forma mais eficaz;
- Lidar com burocracia e processos jurídicos: licença maternidade, férias e demissão são todas administradas pela empresa de terceirização;
- Treinamento: disponibilizar uma mão de obra que obteve um treinamento de qualidade, é um dos maiores benefícios que a empresa terceirizada pode oferecer;
- Pagamento: oferecer um orçamento que valha o custo-benefício do requerente;
- Prestação de serviço padronizado: a empresa deve assumir o compromisso de aplicar uma conduta aos seus funcionários, como uso de uniformes e a disponibilização de equipamentos necessários para o serviço.
A terceirização dos condomínios
Mesmo tendo a terceirização à disposição, os condomínios se preocupam em investir também no que a tecnologia tem a oferecer.
Na questão da segurança, é preciso contar com boas alternativas, principalmente com acesso intenso de pessoas, sejam elas visitantes, moradores ou prestadores de serviço.
Pensando nessa questão, alguns edifícios estão investindo em uma nova tecnologia: a portaria virtual. Esse tipo de serviço, torna viável monitorar vários condomínios ao mesmo tempo, tendo mão de obra qualificada e redução de custos.
Por meio de um software, ela é responsável por controlar todo o fluxo de entrada e saída dos condôminos e pessoas de fora.
O movimento é monitorado por meio de um circuito de câmeras, localizadas de maneira estratégica, contendo também sensores de presença e sistema de voz, conectada pela internet e direcionada a uma central de monitoramento.
O acesso é liberado somente ao utilizar-se de procedimentos estabelecidos pelo estabelecimento. Os moradores podem ter controles ou sistemas de biometria, que permitem o acesso sem a necessidade de liberação da central.
Através deste sistema, o morador tem mais segurança, utilizando um acesso facilitado. Além de comodidade e praticidade para circular pelo local.
Em relação à entrega de cartas e mercadorias, é conveniente que exista um zelador durante o horário comercial para cuidar dessas tarefas, caso o morador não esteja presente.
As necessidades de cada condomínio, deverão ser sempre consideradas para que o processo de implantação da portaria virtual seja bem sucedido.
No caso de queda de energia ou falha na comunicação, o sistema prevê possibilidades que deixem a portaria eletrônica operante por várias horas.
Caso seja necessário, um profissional o é encaminhado ao local para realizar a operação na portaria, até que a situação seja regularizada.
Por que instalar a portaria virtual?
A portaria virtual prevê dois grandes benefícios. O primeiro é a redução dos custos mensais, pois a central consegue administrar várias portarias de uma vez.
Assim, a folha de pagamento do porteiro é eliminada, porque não será mais necessário o seu serviço de forma integral.
O segundo é o aumento da segurança e do controle, pois impossibilita a rendição da portaria, já que os profissionais ficam em uma central remota, devidamente protegida.
Com a redução de custos mensais com a mão de obra, é possível implantar mais câmeras e sensores de presença.
Há também a possibilidade de instalar sensores de movimento nas partes externas e internas do condomínio. Assim, caso haja algum invasor, ele poderá ser detectado imediatamente.
Com isso, o morador fica menos preocupado porque tudo é relatado imediatamente. O custo mensal de uma portaria virtual campinas, é de R$6.000,00 a R$8.000,00.
É importante ressaltar que tudo é registrado em um sistema informatizado de controle, permitindo o acesso a qualquer informação do fluxo de carros e pessoas no condomínio.