Já ouviu falar sobre o ecossistema do Vale do Pinhão? Se a resposta for não, então não se preocupe, acompanhe a leitura até o final para descobrir sobre essa maravilhosa inovação.
O Vale do Pinhão é uma criação original da cidade de Curitiba, com a fama mundial de urbanização semelhante à europeia.
A capital do Paraná já foi considerada como o terceiro lugar a apresentar uma agradável qualidade de vida para a população, uma boa infraestrutura, além do cuidado com o meio ambiente.
Portanto, nela também é encontrado um dos melhores ensinos básicos entre as capitais, além de possuir a menor taxa de analfabetismo do país, o que ajuda no desenvolvimento econômico.
E, é isso que se resume o Vale do Pinhão, a fomentação da economia local de forma sustentável para proporcionar mais qualidade de vida aos cidadãos.
O que é o vale do pinhão?
O Vale do Pinhão é uma ideia inovadora, pois se assemelha a um ecossistema que engloba todos os setores importantes, contribuidores para o crescimento financeiro da cidade e sustentabilidade.
Faz referência ao Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, por ser sede das grandes empresas de tecnologia como a Apple, Google e Facebook e a Universidade de Stanford.
Basicamente, é a união de seis pilares que estão de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-ONU), sendo:
- Educação;
- Empreendedorismo;
- Tecnologia;
- Reurbanização;
- Desenvolvimento;
- União e articulação do ecossistema de inovação e fomento fiscal.
O programa criado pela Prefeitura de Curitiba por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A reúne parcerias com as universidades, os fundos de investimentos, centros de pesquisa e desenvolvimento, startups, movimentos culturais e o poder público.
Dessa forma, um dos benefícios que esse movimento pode propiciar é promover ações que ao mesmo tempo que desenvolvem a economia do município, melhorando a qualidade de vida dos moradores. Esse é o intuito das Smart Cities ou “cidades inteligentes”.
Logo, é por meio dessas ações que o incentivo ao empreendedorismo permite que ocorra o progresso no setor financeiro, sem deixar de abranger questões que cuidem da sustentabilidade do lugar.
Quais os benefícios desse ecossistema inovador?
Com certeza, o Vale do Pinhão trouxe como um dos maiores benefícios a ampliação de oportunidades de emprego para o local.
Esse ecossistema possibilitou que a procura por profissionais da área de Tecnologia aumentasse. Além disso, o faturamento do município cresceu com o aparecimento de novos negócios.
A partir da criação original, o Vale do Pinhão, outros programas inovadores surgiram, como o caso do Curitiba Tecnoparque que visa o incentivo as seguintes atividades:
- Telecomunicações;
- Informática;
- Pesquisa e desenvolvimento;
- Design, ensaios e testes de qualidade;
- Instrumentos de precisão;
- Automação industrial;
- Biotecnologia;
- Nanotecnologia;
- Saúde;
- Novos materiais;
- Tecnologias ambientais.
Consequentemente, esses programas dispõem de vantagens para as startups que se cadastram no Vale do Pinhão, assim como um desconto no Imposto Sobre Serviços (ISS), para as empresas que investem na área da tecnologia.
A proposta da Prefeitura de Curitiba é conseguir unir a tecnologia em prol de desenvolver empresas mais inovadoras. Assim, é possível oferecer outros proveitos as startups como:
- Análise sistêmica do crescimento do ecossistema;
- Facilidade em buscar o financiamento para as ideias;
- Apresentação da startup no evento Engenho da Inovação;
- Participações nas reuniões da prefeitura;
- Indicação das empresas a centros de apoio;
- Participação em programas parceiros;
- Entre outros.
É assim que Curitiba foi eleita como a capital mais inteligente em 2018. O espaço por meio dessa criação vem consolidando o local como uma das capitais com melhor infraestrutura, que se preocupa com o crescimento econômico, o meio ambiente e a qualidade de vida de quem mora lá.