Para abrir um novo negócio, é indispensável ter um bom planejamento, principalmente um que envolva processos realistas, com avaliação de mercado, potenciais, fraquezas, aspectos técnicos, entre outras questões que são fundamentais para qualquer tipo de empreendimento.
É indicado que exista também uma pesquisa de mercado acerca de concorrentes, fornecedores, nichos, tendências e claro, um plano de investimentos traçado.
Dessa forma, é possível dar os primeiros passos para estabelecer um novo negócio bem estruturado e que esteja de acordo com as normas vigentes.
Principais características da locação para prédio comercial
Antes de escolher um predio comercial para efetuar a locação para seu novo negócio, é importante observar não apenas a estrutura do local, como também as proximidades.
Afinal, é preciso que seja um local de fácil acesso para as pessoas, em que a concorrência não inviabiliza o empreendimento. O contrato da locação de espaço comercial só deve ser assinado mediante a uma análise cautelosa.
É indispensável que ocorra uma vistoria no imóvel, verificação de documentação, inclusive o alvará de funcionamento. Outra questão de extrema importância, é avaliar a duração do contrato, direitos e deveres.
O tempo deve ser analisado com muita cautela, em especial ao considerar a possibilidade de mudança para um local próprio.
O que é CIPA?
Trata-se da comissão interna de prevenção de acidentes, ou seja, um grupo de pessoas que atuam em prol da saúde e segurança dos trabalhadores.
Conforme a Norma Regulamentadora 5 (NR 5) aponta, a formação da Cipa é obrigatória em determinados casos, como em corporações com um número superior a 20 funcionários.
Em sua formação, há os colaboradores e o empregador. Já no que diz respeito a quantidade de integrantes, é algo que depende do grau de risco do local e do número de colaboradores.
Para que seja algo de fato vantajoso para as empresas e saúde das pessoas, é preciso que os riscos sejam detectados, medidas sejam propostas para amenizá-los e lidar com acidentes o mais rápido possível.
Abrir uma nova empresa também envolve seguir normas e regulamentos, uma vez que em alguns casos a CIPA é obrigatória, é fundamental buscar conhecimento a respeito para evitar granes prejuízos e garantir uma empresa mais segura.
A importância de buscar um advogado trabalhista
Não é só o funcionário que pode efetuar a consulta advogado trabalhista, como também o empregador.
Neste contexto, é importante que os novos empreendedores tenham consciência de que pode ser algo muito favorável para compreender todas as obrigações da corporação.
O advogado trabalhista atua em diversas vertentes, uma vez que seu trabalho vai muito além de avaliar ações e realizar acordos.
m outras palavras, é um profissional constantemente procurado para consulta processo trabalhista rs e todo o contexto que o envolve.
O cliente é instruído, informado e pode obter conhecimento dos riscos em potencial de determinados processos.
O que o empregador precisa saber sobre o exame demissional?
O exame demissional é uma análise necessária que deve ser solicitada e realizada antes da data de confirmação da demissão do empregado.
O objetivo do exame é verificar as condições de saúde do trabalhador e analisar se existe algum problema relacionado as funções exercidas durante o período de trabalho.
Este exame previne que o trabalhador, após sua demissão, chegue a alegar a responsabilidade da empresa sobre qualquer condição de saúde e confirma se a pessoa se encontra apta ou não para poder ser demitida.
É preciso ter consciência de que há o exame demissional e o admissional, sendo que o procedimento é o mesmo, porém com diferentes finalidades.
Enquanto o exame demissional tem o objetivo de analisar se o trabalhador está em devidas condições para ser demitido.
O exame admissional tem o objetivo de analisar se o trabalhador está apto para exercer as devidas atividades do determinado trabalho, em especial, se ele tem o desempenho físico e psicológico para poder ser contratado, este exame é um dever do empregador.
Dessa maneira, para o empreendedor, o exame admissional e demissional, são imprescindíveis, porém, há aspectos a serem ressaltados:
- O funcionário não tem custos com a clinica para exame demissional;
- O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é um documento obrigatório;
- A não realização pode trazer grandes problemas;
- O exame é realizado por um médico especializado em medicina do trabalho;
- A saúde física e psíquica é analisada.
As condições de saúde do empregado no período da demissão, devem ser documentadas adequadamente, ou seja, em uma clínica de confiança que apresente o atestado referente ao exame realizado, uma vez que o documento é obrigatório para que ocorra a homologação da rescisão de contrato.
Os passos apresentados ao longo do texto são imprescindíveis para as novas empresas e devem ser seguidos com cautela, principalmente em prol do funcionamento correto, segurança do patrimônio e funcionários, entre outras questões que são fundamentais para qualquer empreendimento.