Uniforme

Uniforme: produção e qualidade

Um dos elementos mais importantes dentro de um negócio é a comunicação visual, afinal, é ela que conseguirá passar ao cliente os princípios da empresa, como seriedade e qualidade. Um dos elementos mais importantes dentro dessa comunicação visual é o uso de uniforme.

O uso dos uniformes vem sendo usado por diversas empresas, de empresas de contabilidade no centro de SP até os policiais, os uniformes vem sendo opção por permitir não somente uma comunicação visual sóbria e com estilo, mas porque pode permitir a eficácia na produtividade dos funcionários.

No decorrer desse texto iremos entender como os uniformes são fabricados e as principais características que um uniforme precisa ter para que a empresa tenha qualidade na estética e na produção.

O mercado do uniforme

Assim como qualquer outra empresa uma fábrica de uniformes precisa ter apoio da consultoria e negócios. A consultoria permitirá que o empreendedor tenha uma visão completa do setor.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Associação Brasileira Têxtil (ABIT), o setor têxtil de confecção e isso inclui os uniformes, é o sexto maior do mundo, faturando anualmente cerca de 33 bilhões de dólares, sendo, apenas em exportações 2,2 bilhões.

Esses números expressivos vemos que as fábricas de convecção para revenda camisetas personalizadas e de uniformes, principalmente, profissionais vem recebendo atenção por parte dos empreendedores.

Segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em 2008, no Brasil as fábricas de uniformes em funcionamento giravam em torno de 1700 e movimentava cerca de R$ 3,5 bilhões por ano no Brasil.

Para que toda essa demanda tenha produtos com qualidade e segurança, foi criado o Programa Brasileiro de Autorregulamentação de Roupas Profissionais, que regulamenta a certificação da produção, e visa a adequação da qualidade em todos os uniformes.

Tendo em vista todo o mercado dos uniformes, entenderemos melhor como ocorre a produção dos uniformes, sejam uniformes profissionais femininos, masculinos ou então escolares.

As etapas de produção de um uniforme

Os uniformes são importantes aliados de uma empresa, tanto para garantir uma estética agradável aos clientes, como para garantir a segurança dos processos.

Existem os uniformes profissionais, feitos para que determinado ofício seja cumprido, como os uniformes para eletricistas, uniformes de bombeiros, e também há os uniformes para padronização (identificação) e estética como os:

  • Uniformes sociais;
  • Uniformes para comissários de bordo;
  • Uniformes para supermercado;
  • Uniformes para empresas de vendas.

Um fato em comum é que todos esses uniformes passam por um mesmo processo de produção que veremos abaixo.

1ª etapa: definição do modelo

O modelo é a definição do design da peça, como cores, formas, se terá versão em camisetas baby look lisa atacado, se não, enfim, definição iniciais.

Depois é feito os croquis e definição de todas as especificações primárias necessárias, e depois passado pelo controle de qualidade.

2ª etapa: modelagem

A etapa de modelagem é baseada nos croquis desenhados, e se define se haverá bordados, o tipo de tecido e assim por diante.

3ª etapa: corte

O corte é a parte da produção do uniforme. Envolve uma série de equipamentos que prepara os moldes, e depois é colocado o tecido e então o corte é feito dando a estrutura inicial do uniforme.

4ª etapa: costura

Depois do corte, as partes são costuradas, e instalados os overloques, bordados e acabamentos. São usadas muitas técnicas no processo, como também a identificação e correção de irregularidades.

Por fim a peça passa para o controle de qualidade em que é verificado as costuras, os botões, os zíperes, para que tudo saia como planejado.

Venda de uniforme

Após todo esse processo é hora de vender. Geralmente, a fábrica de uniformes trabalham com encomendas, mas para que essas encomendas cheguem é preciso vender. E é um ponto chave para o sucesso da fabricação.

Invista em um time de vendedores diretos, que vão até as fábricas e empresas oferecer uniformes de brim, uniformes sociais, e outros modelos. Esse tipo de ação direta é bem requerida pelas firmas, pois permite que o empresário não tenha que procurar o serviço.

Também procure escolas, colégios, universidades que queiram estabelecer um fardamento, são ótimos clientes. Também é possível vender para empresas de revenda de camisetas e revenda de uniformes que podem ser grandes clientes.

Vimos então que a fábrica de uniformes é robusta e tem um sistema de produção que visa a qualidade e o conforto da empresa, e que portanto, sempre terá crescimento por conta dos uniformes serem essenciais para uma boa comunicação visual.