O sonho de muitas pessoas é abrir a própria loja. Nesse processo, existem várias etapas envolvidas, como todo empreendimento. Por isso, é preciso muito planejamento, organização, controle financeiro, assim como objetivos bem definidos.
É importante conhecer melhor as fases necessárias de abertura de uma loja, assim como o dia a dia de empreendedor.
Abrir uma loja: procedimentos e vantagens
Muitas pessoas consideram que abrir uma loja é um processo difícil, que requer alto investimento financeiro. Mas a verdade, é que não é bem assim.
Atualmente, ter uma loja se tornou um desejo possível, e melhor, acessível. Com planejamento financeiro, ter a sua própria loja se torna uma realidade.
O primeiro passo para ter sua própria loja, é definir quais serão seus objetivos. Nessa etapa, define-se o tipo de produto que será vendido, assim como a missão do espaço.
Caso a ideia seja uma loja de roupas, é tempo de estipular os produtos que serão vendidos e se é preciso Comprar manequim, por exemplo.
Por meio do planejamento financeiro, é possível organizar com clareza todos os custos possíveis. Ou seja, estipular um orçamento para o investimento total, com certeza ajudará muito, pois dessa forma todo o planejamento vai girar em torno do orçamento estipulado.
Planejamento e organização
Para o planejamento financeiro sair como o esperado, é possível contar com um profissional contador, por exemplo. Dessa forma, o profissional auxiliará em todos os procedimentos necessários de organização financeira.
Criando metas, incluindo materiais necessários como arara de roupas, estipulando valores, fazendo contas e análises de curto e longo prazo. Ao contar com o serviço de um contador, a organização financeira da loja será perfeita, sendo esse um ponto inicial muito positivo.
Após o planejamento financeiro, vem a etapa de procurar pelos produtos que serão vendidos. Por exemplo, caso a loja seja de Cobertor microfibra, é a hora de contatar fornecedores desse material.
Ainda visando ao melhor planejamento, nesse período, é necessário realizar compras em quantidades estimadas, que passaram por uma análise de lucro. Assim, margens de erros são evitadas, minimizando as chances de prejuízos.
Bons fornecedores
Todo profissional que abre uma loja precisa ir atrás dos fornecedores que possuem bom preço no mercado, além de produtos de boa qualidade.
Dessa forma, ao revender os produtos, o profissional obtém uma margem de lucro em cima dos itens vendidos, que muitas vezes abatem o valor do investimento feito aos fornecedores, e ainda possibilitam lucros e rendimentos que podem ser altos.
O fornecedor possibilita estoques de um determinado produto, que pode ser solicitado por unidade ou em grandes quantidades. Geralmente quando os pedidos são feitos em grandes quantidades, eles saem por um valor menor, o que costuma ser muito vantajoso.
No caso de lojas menores, para a entrega desses pedidos, é preciso utilizar uma caixa de transporte. Uma dica é utilizar materiais reutilizáveis para fazer esse deslocamento, assim economiza-se além de colaborar com o meio ambiente.
Contratação de funcionários para loja
Após a contratação de bons fornecedores e organização financeira, é a hora de contratar profissionais responsáveis e de confiança para a loja. Essa etapa requer cuidado, é preciso investir em pessoas que possuam um bom relacionamento com o cliente, que sejam comunicativas, simpáticas e cordiais.
Assim, as vendas serão um sucesso, assim como a relação do funcionário com a loja. É preciso designar tarefas, analisar os profissionais ideais para cada serviço e segmento, como:
- Vendas;
- Caixa;
- Estoque;
- Limpeza;
- Contabilidade.
Cada um desses setores possui grande importância, e diz muito sobre como será o desenvolvimento da loja. Por isso, é imprescindível contratar bons profissionais e parceiros organizados e pontuais. Afinal, é por esses profissionais que a loja será “tocada”.
Investir em utensílios de organização da loja é uma boa opção, como por exemplo uma Impressora não fiscal fortaleza ou um quadro de tarefas. Assim, o espaço pode ser utilizado por todos com organização.
Por isso, recomenda-se um processo seletivo detalhado, para que os cargos sejam ocupados pelas pessoas mais competentes para cada função.
Outra dica também é apostar em funcionários que se identifiquem com o produto a ser vendido, isso quer dizer que serão motivados no ambiente de trabalho e se sentirão bem de trabalhar e “vestir a camisa” da loja.
Assim, com planejamento financeiro, organização, bons fornecedores e ótimos profissionais contratados, não há dúvidas de que a nova loja será um sucesso.
No decorrer dos dias, basta manter o foco e a organização, moldando os planejamentos de acordo com os objetivos, realizando as adaptações necessárias, e observando os lucros, assim como o desenvolvimento e a visibilidade do empreendimento.
Dessa forma, a loja terá vários clientes fiéis e crescerá muito no meio do mercado consumidor.