Sabemos que um laboratório é cheio de pessoas que trabalham com muito afinco para descobrir oportunidades, curas, doenças e todos os outros tipos de informações que são úteis para a saúde e o bem-estar.
No entanto, dentro desses locais, há muitos tipos de maquinários e também serviços e cuidados, para que seja possível o trabalho completo com toda a segurança, tanto para os trabalhadores quanto para os elementos.
Para que isso seja possível, é necessário saber lidar com todos os equipamentos do lugar, assim como saber como se comportar em certas situações inadequadas que podem ocorrer em laboratórios.
Assim, para que você saiba mais sobre alguns elementos que são indispensáveis para esses ambientes e como lidar com tudo o que nos cerca nesses ambientes, acompanhe o texto, pois iremos falar sobre alguns aspectos importantes dos laboratórios.
Congeladores industriais
Primeiramente, iremos falar sobre o ultracongelador, que é um equipamento muito potente, que possui a função de reduzir de forma rápida a temperatura dos produtos perecíveis e também materiais biológicos.
Assim, ele possui o objetivo de manter as características originais de todos os elementos que estão guardados em seu interior para serem posteriormente utilizados. Mais ainda, ele mantém as propriedades nutricionais e reduz bruscamente a proliferação de bactérias e outros tipos de microrganismos que podem prejudicar e comprometer o produto.
Chamado também de câmara climática, ele é muito encontrado em cozinhas, por causa de seu processo de congelamento rápido, porém está presente em laboratórios que necessitam de sua agilidade para experimentos e armazenamento.
Há alguns modelos que podem chegar entre -18°C e -30°C em poucos minutos e possuem a capacidade de reduzir internamente o alimento de forma ligeira, evitando seu contato com o meio ambiente em questão.
Alguns de seus benefícios são:
- Conservar sabor, cor, textura e aroma, além de todos os nutrientes;
- Evita a proliferação de bactérias;
- Retarda reações químicas;
- Reduz o desperdício de comida;
- Proporciona mais organização;
- Não forma microcristais de gelo.
Enfim, a diferença entre esse congelamento com o congelamento normal é que o tradicional demora até 24hrs para poder chegar ao efeito esperado, o que atrasa muito todos os trabalhos, resultados de exames e outros tipos de testes.
Refrigerador para laboratório
Porém, não é tudo que esse tipo de congelador pode guardar, pois são elementos mais específicos. Então, é necessário ter um refrigerador para vacinas, que é um outro tipo de maquinário que não esfria tanto.
Alguns medicamentos necessitam de refrigeração, que são os termolábeis, porém esse tipo de refrigeração é menor e leva em média entre 2 e 8 graus Celsius. Elas podem ser transportadas também em bolsas térmicas após saírem do refrigerador.
Existem variados tipos de refrigeradores no mercado e todos devem possuir um certo tamanho de armazenamento, assim como estrutura e facilidade no transporte, além de temperaturas que são obrigatoriamente respeitadas.
Assim, o refrigerador para medicamentos deve possuir algumas características como a preservação de medicamentos, ter isolamento térmico, programação e regulagem de temperatura, suporte de alarmes para notificar falhas e fácil visualização dos produtos.
Com relação aos cuidados que devem ser tomados, o refrigerador deve ser colocar em um ambiente bem fresco e ventilado, ficar em uma distância de 15 cm das paredes, não pode receber luz solar direta e não deve ter contato direto com o solo para não prejudicar nenhum medicamento.
Segurança no laboratório
Existem variados treinamentos que devem ser feitos para que seja possível trabalhar nesse local, porém hoje iremos falar do treinamento NR 35. Isso porque ele estabelece os requisitos mínimos de proteção de trabalho em altura.
Assim, ele é necessário pois esses ambientes devem ser higienizados totalmente e muitas pessoas que trabalham com a limpeza desse local precisam subir em andaimes e plataformas para que seja possível limpar todas as paredes e os tetos, que costumam ser altos.
Para isso é necessário contratar uma empresa de assessoria em segurança do trabalho para entender e analisar o local e assim implementar todo os treinamentos e explicar sobre os riscos para quem irá exercer a higienização.
Assim, é possível manter o laboratório limpo, sem nenhum tipo de problemas como quedas, ou acidentes mais bruscos, que machucariam alguém e também degradariam o local.
Enfim, essas foram as respostas das dúvidas sobre alguns tipos de equipamentos e serviços de segurança sobre o universo da ciência, dos laboratórios e tudo que cerca esse assunto.