As facas são itens que fazem parte do dia a dia de milhões de pessoas, mais comumente na rotina culinária. Entretanto, essa não é a única utilidade designada ao objeto, que pode ser usado por esportistas e amantes da natureza.
Assim como as facas de cozinhas possuem diversos modelos (facas de serra, facas lisas, facões, etc), as facas de sobrevivência também contam com diferentes utilidades e modelos. É sobre isso que trataremos hoje.
Por que existem diferentes tipos de facas de sobrevivência?
A resposta para essa pergunta é mais simples do que parece. Existem diferentes modelos de facas porque existem diferentes utilidades que precisam ser supridas por esse objeto.
Enquanto uma faca ampla e de lâmina fixa pode ser utilizada para abrir caminho na mata, os canivetes, que podem ser considerados modelos de faca, são utilizados para utilidades gerais no dia a dia de um aventureiro, como afiar um pedaço de madeira ou abrir uma embalagem de alta densidade.
Quais são os principais tipos de facas de sobrevivência?
Atualmente existem centenas de modelos disponíveis no mercado, oferecendo, inclusive, diversas:
- Cores;
- Tamanhos;
- Preços;
- Funcionalidades.
Entretanto, é possível destacar alguns modelos principais que podem ser encontrados facilmente nas lojas de artigos esportivos.
Canivete
Os canivetes representam um modelo popular, conhecido dentro e fora do meio dos esportes de cutelaria. Sua principal característica é o tamanho reduzido, que auxilia o transporte.
Além disso, a lâmina é retrátil, o que aumenta a segurança na hora de carregar o objeto no bolso ou na mochila.
No que diz respeito à função, o canivete é o que pode ser chamado de “mil e uma utilidades”, servindo como apoio para abrir embalagens, descascar alimentos, cortar frutas, afiar pedaços de madeira e assim por diante.
Alguns modelos ainda podem incluir outros acessórios embutidos, como minitesouras e abridores de garrafas.
Facas de lâmina fixa
O modelo de lâmina fixa ganha destaque pela segurança e praticidade, principalmente entre os iniciantes nos esportes de cutelaria. A estrutura do cabo em relação à lâmina permite melhor sustentação, evitando acidentes.
O seu transporte e o processo de afiação também são mais simples em relação a outros modelos. Portanto, esse é o modelo ideal para quem busca a união de praticidade e segurança na hora de cortar galhos, cordas ou barbantes.
Facão
O facão, também conhecido popularmente como peixeira por algumas pessoas, é uma faca de grande porte, como o próprio nome indica. O cabo dos facões não é tão robusto em relação à lâmina, que pode ser reta ou conter curvaturas que auxiliam o encaixe para o uso na mata.
Por conta dessas particularidades, esse tipo de faca é mais indicado para quem busca aventuras maiores e já possui prática na mata. O facão tem como principal função auxiliar no corte de plantas maiores, possibilitando a abertura de caminhos e trilhas durante o trajeto.
Machadinho
O machadinho também pode ser considerado uma faca de sobrevivência. Sua lâmina possui grandes diferenças visuais em relação a outros modelos de faca, e seu cabo longo também ajuda a diferenciar o objeto.
Assim como os facões, o machadinho é indicado para quem já possui alguma experiência na mata e tem como principal função auxiliar no corte da madeira. É necessário redobrar os cuidados durante o transporte e o uso para evitar acidentes.
Por que usar uma faca de sobrevivência?
As facas de sobrevivência devem ser usadas durante a prática de esportes ao ar livre. Além de trazer mais segurança, auxiliando na abertura de trilhas e caminhos, as facas aumentam a praticidade no momento de fazer refeições, cortar folhas ou abrir embalagens.
Texto: Gustavo Marques