Nesse cenário, a sublimação se apresenta como um ramo lucrativo e flexível para quem deseja abrir a sua empresa. O empreendedorismo vem sendo um assunto cada vez mais debatido no Brasil.
Se antes as pessoas buscavam por um emprego em grandes empresas ou pela estabilidade dos concursos públicos, agora ter o próprio negócio se tornou uma opção desejada.
Em uma busca rápida na internet, é possível encontrar a lista de materiais básica para executar o trabalho: impressora, papel para sublimação, prensa e um software adequado.
Mas afinal, como funciona o processo da sublimação? Será que é possível seguir carreira no ramo? Abaixo, você confere essas e outras dúvidas.
O que é a sublimação?
A sublimação pode ser definida de forma simples como um processo de impressão.
Diferente da impressão que estamos acostumados, em que é colocado papel em uma impressora e palavras ou desenhos são estampados na folha, na sublimação é possível imprimir diversas superfícies.
Camisetas, chinelos, garrafas, canecas… a imaginação é o limite quando se trata da sublimação.
Basta escolher o desenho, o produto e personalizar, criando um objeto estampado único ou uma produção em larga escala.
Como começar na sublimação?
Após conhecer o processo básico, é comum ter dúvidas antes de decidir abrir um negócio no ramo. É preciso ter em mente que o primeiro passo para investir na área é ter condições financeiras para garantir toda a estrutura básica de funcionamento.
Impressora, software, papel de sublimação, produtos para estampar e prensa fazem parte dos itens indispensáveis.
Além disso, ter uma reserva para criar um pequeno estoque e repor produtos nos primeiros meses pode fazer toda a diferença no sucesso da nova empresa.
Com um planejamento financeiro fechado, é possível avançar para a parte prática. Organizar um espaço, criar um perfil de vendas nas principais redes sociais e testar algumas estampas estão entre as atividades iniciais para adquirir clientes.
Vale a pena abrir um negócio na área?
A sublimação é uma área repleta de oportunidades, que permite explorar a criatividade do empreendedor.
Apesar disso, é importante que no fim do dia as contas fechem e seja possível conseguir o lucro esperado para viver do próprio negócio.
Atualmente a área da sublimação se encontra em expansão, o que colabora para que o serviço tenha mais procura e se torne lucrativo para os empreendedores.
É claro que para conquistar mais clientes e uma renda maior, é necessário trabalhar com constância, criatividade e amor pela área escolhida.
Como se destacar no ramo da sublimação?
Para manter um negócio lucrativo em um ramo em expansão, é preciso se destacar. Entre posicionamento de marca, venda e fidelização de clientes, existem diversas estratégias. Abaixo, você pode conferir 3 delas:
Construir uma marca forte
Diversos fatores contribuem para a construção de uma marca forte: bom atendimento, custo-benefício dos produtos, quantidade de opções disponíveis, presença nas redes sociais e um bom relacionamento com os clientes.
Para construir essa relação, é importante não deixar de lado nenhum desses pilares e focar no seu público.
Estabelecer parceria com artistas
Estampas comuns são encontradas em todo o lugar, o que faz com que o cliente escolha principalmente pelo preço e pela qualidade entre diversos concorrentes.
Estabelecendo uma parceria com artista, é possível produzir estampas exclusivas e criar até mesmo uma coleção dentro da marca.
Esse diferencial ajuda a construir valor, traz destaque para a empresa e diminui a concorrência na hora de vender o produto.
Manter uma relação duradoura com o cliente
Ter clientes fiéis pode ser uma missão difícil, principalmente para estabelecimentos que não trabalham com produtos essenciais.
Portanto, é preciso criar uma estratégia para manter a relação de compra mais próxima e frequente.
Uma das possibilidades é criar um programa de fidelidade, em que o cliente acumula pontos, ganha descontos ou é presenteado com brindes a partir dos seus bons hábitos de compras. Na hora de montar a estratégia, a imaginação é o limite.