Organizar eventos é um trabalho de muito planejamento, envolvendo preocupações dos mais diversos segmentos. Seja na infraestrutura ou na recepção de convidados, um fator muito importante a se atentar é a segurança das pessoas que estarão presentes.
Empresas de segurança: Praticidade e eficiência
Toda segurança deve ser priorizada, já que os organizadores são responsáveis pelo bem-estar de todos que comparecem no evento. Assim, a melhor opção, nestes casos, é a terceirização da segurança em eventos.
Ter uma equipe de apoio por uma Empresa de segurança para eventos é essencial, principalmente em casos de emergências relacionadas a saúde.
As empresas de profissionais da segurança de eventos possuem equipes a fim de trabalhar para se evitar acontecimentos que colocam a integridade dos convidados a prova.
Assim, contratar uma equipe diminui as possibilidades de vítimas graves ou fatais se um incidente acontecer no evento.
Existem muitas razões para se investir na segurança de eventos. É preciso compreender que, quando se realiza eventos abertos, como por exemplo apresentação de aula de ritmos em uma escola de dança, a proteção precisa ser fator determinante no espaço.
Quando o público não se sente confiante em relação a segurança dentro de um estabelecimento, isso afeta o sucesso do lugar e, consequentemente, o desenvolvimento da aula de dança ou qualquer outra atividade.
Entretanto, quando se mantém uma equipe de segurança visível, nas entradas e saídas, e também circulando pelo espaço, é uma forma de garantir mais conforto aos participantes, para que assim, eles possam aproveitar o momento.
Com boa segurança, os feedbacks são positivos, assim como o sucesso do evento, trazendo mais visibilidade além de ser uma forma de marketing eficiente e gratuita.
Uma equipe de segurança contratada para eventos pode intervir em diversas situações, colaborando para o controle e bem-estar das pessoas. São elas:
- Retirada de indivíduo sem convite, ingresso ou credencial;
- Controle de indivíduo armado;
- Controle de brigas no espaço do evento;
- Auxílio à evacuação do espaço, em caso de incêndio, explosão, vazamento de gás ou outros.
A importância da terceirização de serviços de segurança
Contar com uma infraestrutura adequada é um dos fatores que garantem a segurança dos participantes, possuindo sempre com extintores, ventilação adequada, saídas de incêndio. Pode-se também contar com motorista de van executiva em todo esse processo através do aluguel de van.
Para seguir as normas de segurança corretamente, recomenda-se que a equipe de segurança corresponda a 2% do total de participantes.
Ou seja, em um evento com 100 participantes, é preciso ter dois seguranças. Levando em consideração este cálculo, eventos de grande porte, como feiras e exposições, podem precisar de dezenas de seguranças atuando o tempo todo.
Pensando nisso, organizar equipes é um desafio. Quando se opta pela terceirização do serviço, é possível delegar essa tarefa a outra pessoa, economizando tempo e dinheiro, além de estar assegurado diante de todas as preocupações desse planejamento.
É importante reforçar que a segurança terceirizada resolverá, além do problema da equipe, a questão dos equipamentos utilizados.
Você não precisará comprar, por exemplo, câmeras, monitores de vigilância ou triciclos para o deslocamento no espaço do evento, pois tudo será fornecido pela empresa terceirizada.
Em primeiro lugar, a empresa terceirizada é especializada em segurança. Ou seja, todas as pessoas contratadas passaram por treinamentos e conhecem os procedimentos ideais para serem realizados em diferentes situações e que sabem utilizar os equipamentos para tal função. Assim, uma equipe de segurança terceirizada certamente executará um trabalho de maior qualidade.
O custo de contratação de empresas de segurança é menor. A contratação de profissionais efetivos é mais cara quando feita a longo prazo, porque é preciso realizar o pagamento de todos os encargos e direitos trabalhistas como o FGTS, as Férias, o 13º salário e as licenças médicas.
Enquanto isso, ao terceirizar o serviço, é preciso somente pagar um valor, negociado e estipulado em contrato previamente.
Quando o período do contrato termina, o vínculo com a empresa terceirizada é automaticamente encerrado, até que você precise dos serviços dela novamente.
Isso é uma vantagem, pois se estiver insatisfeito com o trabalho ou os preços, poderá procurar por novas opções. Trocar de empresa terceirizada é bem mais simples do que fazer desligamentos e contratações de funcionários efetivos.
Para concluir, uma empresa de segurança terceirizada tem todo o equipamento necessário para executar o trabalho, poupando o contratante a necessidade de se dedicar na preocupação da segurança do evento, podendo focar em outros aspectos da organização.
Planejar e executar um evento realmente não é fácil, mas contratar serviços de empresa de segurança é uma ótima escolha e investimento.