seguro carros

Seguro de carros e outras características

Os feirões de carros realizados em grandes estacionamentos com tenda piramidal, também oferecem aos compradores um serviço chamado de seguro automotivo. Segundo dados do setor da indústria automobilística, os seguros automotivos estão em alta, em média , 15% ao ano.

Em alguns países os motoristas precisam renovar seguro automotivo de forma obrigatória todos os anos. E no Brasil os seguros automotivos vem crescendo, ainda mais com o aumento de carros populares sendo vendidos.

Assim, neste artigo abordaremos sobre os serviços oferecidos por uma corretora de seguros auto, e mais detalhes acerca desse elemento tão importante para os automóveis.

Entendendo o seguro automotivo

O seguro de um carro consiste em um contrato com uma seguradora, ou seja, aquela que oferece o serviço com um contratante que paga uma taxa para que tudo seja garantido. Os seguros cobram possíveis prejuízos que estão presentes na apólice que foi assinada.

As apólices de contratos de seguros automotivos cobrem diversas situações, como roubo, danos pessoais, e danos causados por terceiros. Para saber quanto cada seguro deve valer é necessário fazer a cotação seguro auto.

A cotação do seguro automotivo é feita levando em consideração diversas informações pessoais do contratante como:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Índice de roubos de determinado modelo de carro;
  • Local onde mora.

Em locais onde há maiores riscos, os contratantes pagam mais caro para o seguro. O seguro automotivo funciona da seguinte maneira: várias pessoas pagam a seguradora, e esta usa o dinheiro para cobrir os sinistros quando é preciso.

No entanto, o seguro nem sempre é acionado, de modo que a seguradora faça uma reserva de dinheiro, lucrando com os pagamentos das apólices.

Para conseguir clientes, as seguradoras automotivas trabalham em parceria com as concessionárias, e participam ativamente dos feirões de veículos em tendas (com locação de tendas). Assim, quando a pessoa comprar um carro, ela pode sair com o seguro.

Entendendo a cotação do seguro para carros

Como falamos, uma parte importante da contratação da seguro é o cliente realizar a chamada cotação do seguro auto. A cotação consiste em verificar em diversas seguradoras os serviços a serem realizados. Cada seguradora terá um tipo de valor, e essas diferenciações levam em consideração alguns pontos como:

  • A marca da seguradora;
  • As coberturas oferecidas;
  • O valor do carro adquirido;
  • As taxas de franquias.

Para cada tipo de aspecto há muitos valores que são variáveis. Há seguradoras que têm reputação maior e são mais confiáveis, com coberturas adicionais que são oferecidas, além de taxas de franquias diferenciadas.

Assim, cotar seguro carro é necessário para a escolha do pacote de serviços que melhor atenda às suas necessidades, seja em automóveis, motos ou, até mesmo, caminhão. Na cotação, a internet pode ser uma boa aliada para identificação das avaliações de usuários.

Como abrir uma corretora de seguros automotivos?

Com todas as informações acerca dos seguros automotivos, é possível falarmos sobre como empreender no setor de seguradora de carros. Por ser um mercado em expansão, empreender no setor de seguros pode ser uma boa aposta.

Abaixo falaremos sobre pontos importantes e essenciais para que a abertura de uma corretora de seguros seja possível.

1. Faça um plano de negócios

Assim como em qualquer empreendimento é necessário a elaboração de um plano de negócios. Para uma seguradora é fundamental para que o gestor saiba onde está alocando o seu investimento, os riscos e, principalmente, a estimativa de retorno.

2. Planejamento estratégico

Feito o plano de negócios é preciso definir as estratégias para que a ação da corretora seja efetiva. Assim, esse planejamento tem o intuito de identificar os serviços oferecidos pelas corretoras e as demandas dos clientes.

Assim, nesta fase alguns pontos são levados em consideração como:

  • Os tipos de seguros a serem vendidos;
  • As parcerias com que irá atuar;
  • A definição do público-alvo;
  • A diferenciação dos concorrentes.

Neste último tópico a seguradora pode oferecer uma gama de serviços como local próprio para vistoria do veículo, impressão de documentos, ferramentas personalizadas em vacuum forming. Esses serviços permitem que a seguradora se destaque fechando mais negócios.

Depois disso é importante procurar toda a legalização necessária para que então a seguradora possa realizar as vendas dos seguros.

Assim, vimos que a comercialização de seguros automotivos é muito importante para garantir segurança, qualidade aos condutores de novos veículos, ou veículos usados e semi novos. Também vimos que montar uma seguradora automotiva pode ser um bom negócio.