Pode parecer exagero, mas muitos empresários, independentemente do porte do negócio, não olham com tanta atenção quando o assunto é a segurança.
Entretanto, esse tipo de tópico precisa estar na pauta do dia a dia de qualquer gestor. Afinal, estamos falando não só da segurança do negócio em si, como também de proporcionar maior comodidade e tranquilidade para colaboradores e clientes.
É natural pensar que a segurança do seu negócio se deve apenas à instalação de câmeras de vigilância.
De fato, esse é um dos modelos que proporcionam uma sensação maior de proteção. Porém, é preciso entender que existem outras formas, como o controle de acesso as a service, por exemplo, que pode auxiliar ainda mais na proteção do ambiente de trabalho.
Vale salientar que optar por segurança eletrônica, por exemplo, não significa abrir mão da segurança física. Tudo vai depender do modelo do seu negócio e daquilo que você e sua equipe estão dispostos a fazer para tratar desse importante assunto.
Analise o seu negócio
Um dos primeiros passos para tomar qualquer decisão é entender um pouco mais sobre o seu negócio. Por exemplo:
- Tamanho físico;
- Movimentação de dinheiro em espécie;
- Fluxo de pessoas, sejam clientes ou funcionários;
- A região em que o local se encontra.
Naturalmente, o negócio que tem uma movimentação mais intensa pode necessitar de uma segurança mais reforçada e com diferentes níveis e opções para tornar o ambiente mais protegido.
Neste conteúdo, daremos mais detalhes sobre a segurança eletrônica e também sobre a segurança física para te ajudar a entender aquilo que cabe exatamente no que você está buscando.
Segurança eletrônica
Cada vez mais os gestores estão optando pela segurança eletrônica. Afinal, com a rotina intensa que vivemos atualmente, apenas a segurança física pode apresentar algumas falhas, como acesso de pessoas não autorizadas, vazamento de informações e outros.
Portarias digitais
Esse é um dos modelos mais utilizados atualmente! É muito comum observarmos lugares que possuem portaria apenas física, mas que o monitoramento não é feito da forma adequada.
Um dos grandes avanços das portarias digitais é a utilização em conjunto das catracas eletrônicas. Com esse serviço, você garante que o indivíduo só irá entrar no local se estiver realmente autorizado e com os dados cadastrados no sistema.
Além desses dados, como nome, CPF, RG e outras informações, a portaria digital também poderá cadastrar biometria por reconhecimento facial e biometria por impressão digital. Isso garante que todos que entrarem em seu negócio, por
exemplo, terão nome, face e impressão digital registrados em um sistema, que pode ajudar a solucionar eventuais problemas.
Monitoramento 24 horas
Além de instalar câmeras de segurança, é preciso que haja um monitoramento integral do seu negócio. Essas câmeras, atreladas a uma central de segurança, podem auxiliar a monitorar o local a qualquer momento do dia e reportar imediatamente para as autoridades, caso algo esteja fora do normal.
Nesse caso, é muito comum que, junto às câmeras, também tenha um alarme de segurança, que pode ajudar a repelir a ação de criminosos no ato do acontecimento.
Segurança física
Quando falamos de segurança física, é comum imaginar apenas uma pessoa em si. Também estamos nos referindo ao guarda do local, por exemplo, como existem em bancos.
Porém, armários trancados com cadeados, portões apenas com chaves e tudo que envolve algo físico está dentro dessa categoria.
Por exemplo, o caixa do local ficar trancado apenas com chave é um risco tanto para o ambiente quanto para os funcionários. Nesse caso, optar por um sistema de controle de acesso, que pode liberar o caixa somente com a digital, é uma segurança a mais para todos.
Suscetível a ataques
Um local que possui apenas segurança física está mais suscetível a receber ataques de criminosos. Um ambiente sem câmeras de segurança, sem um controle de entrada e monitoramento 24 horas, acaba sendo mais visado, independentemente do tamanho do negócio.
Até mesmo o negócio que possui um segurança pessoal também pode ser facilmente atacado caso ocorra a ação de uma quadrilha, por exemplo. Além disso, há o risco da integridade física do profissional.
É importante ressaltar que o ideal é entender o que cabe melhor em seu negócio. A junção de ambas as seguranças, tanto a física quanto a digital, pode ajudar a tornar o local muito mais protegido.