condominio

Três itens que podem ser úteis para a segurança do seu condomínio

Um dos fatores mais pensados pelas pessoas ao mudar de casa e escolher minuciosamente outro bairro ou condomínio é a segurança.

No mercado atual disponibiliza algumas ferramentas para reforçar a segurança em um condomínio residencial.

Uma dica que pode ajudar a melhorar a segurança é o condomínio investir em cursos, mas não qualquer tipo de curso como, por exemplo, um curso de salvatagem para o(s) porteiros(s) do prédio.

Sim, em curso específico de porteiro ou portaria, pois essa é uma das maneiras de deixar ele mais preparado na função e para possíveis imprevistos.

Nesse curso ele irá desenvolver técnicas que o ajude a agir e se proteger diante de um ataque violento no local onde trabalha.

O curso não é extenso e, em algumas instituições, têm o cursos online, assim, economiza recursos financeiros que pode ser revertido em mais segurança condominial.

Além de toda preparação para se tornar um porteiro profissional, ele aprenderá como checar adequadamente os visitantes; controlar o acesso de entrada e saídas de visitantes.

Prestar atenção na entrada de veículos; monitoração de câmeras; entre outras atividades. Um fato que pode ser um diferencial é que esses cursos podem adicionar a função de vigia.

Assim, o condomínio residencial estará mais protegido contra futuros infortúnios e, ao mesmo tempo, tranquilizando quem reside nele.

Saiba de alguns itens que podem ajudar a proteger os condomínios residenciais

Existe no mercado alguns itens que podem trazer tranquilidade e segurança – interna e externa — para qualquer condomínio residencial que invista nesses equipamentos.

  • Vigia bastão;
  • Rede de proteção;
  • Tela de proteção;
  • Biometria (bônus).

O primeiro item é o Vigia bastão que auxilia o porteiro no controle de rondas e monitoração de vigilantes. É fácil de manusear, transportar, é compacto e, devido sua estrutura resistente, promove mais segurança e durabilidade.

Com uma tecnologia de ponta, faz leituras por contato de iButtons e coleta informações por meio de dispositivo USB, pois dentro dele existe um acompanhamento de software que cadastra, coleta e organiza dados.

Assim, identifica vigias, pontos de ronda e eventos. Ainda emite relatórios com um layout atendendo cada necessidade. Esse aparelho transforma o controle de ronda mais completo.

Rede de proteção para campo de futebol ela pode ser aplicada em quadras condominial.

A sua vantagem é o custo, facilidade de instalação e durabilidade. Outra vantagem é para as crianças, ou adolescente, que venham chutar a bola forte e alta, essa rede pode, dependendo da altura, segurar a bola, evitando de passar para o outro lado.

Outro tipo de tela que também ajuda em uma casa ou condomínio residencial é a tela de proteção. Elas têm as bordas reforçadas e de alta qualidade, tornando-a resistentes aos impactos.

Tem o intuito de proteger fachada, elas podem ser vistas em janelas e sacadas de casas ou apartamentos para proteger crianças e animais (gatos) de acidentes. Tem nas cores azul, branca e verde.

Uma última dica de segurança que pode reforçar o monitoramento de condomínios é a instalação de biometria.

Essa ferramenta se baseia em características físicas, possibilitando uma vistoria maior no acesso de entrada de visitantes nos condomínios, ou seja, somente permitirá a entrada quem tiver cadastrado.

Todos esses itens de segurança se combinados entre si e/ ou com outros tipos podem reforçar em muito a vigilância e a segurança dos condomínios residenciais.

Entretanto, o ideal é que estude todas as possibilidades de equipamentos de segurança antes de investir, veja qual é a necessidade do local primeiro.

Qual a importância de se estabelecer normas e políticas no condomínio?

As normas e políticas quando instaladas em um condomínio residencial tem o intuito de envolver todos os moradores e funcionários, pois com elas é possível estabelecer métodos e orientações preventivas e corretivas, visando o melhoramento da segurança.

Para ficar por dentro das normas e políticas adotadas, compareça a todas as reuniões com o tema “segurança”, pois iram passar informações úteis à sua proteção.

Veja algumas possíveis recomendações que o conselho poderá sugerir.

Abrir a porta com cuidado, olhando sempre no olho mágico ou abrindo a porta sem destravar a tranca de segurança. Não acionar portões automáticos em longas distâncias, principalmente se perceber que está sendo seguido ou observado.

Trancar a porta mesmo em saídas rápidas e estando em casa.

Mantenha boas relações com os vizinhos e combine formas de socorro entre vocês caso ocorra algum perigo ocorra no futuro.

Instalação de equipamentos de segurança no apartamento e receber, qualquer tipo de entrega, pela guarita da portaria.

Jamais deixe cópia de chaves com funcionários e esqueça os “locais secretos” (debaixo de tapete, extintor de incêndio, etc.).

Evite: falar assuntos importantes na frente de funcionários e moradores que não são próximos; guarde dinheiro e joias no banco e não na residência.

Cuidados ao contratar faxineira, peça referências e estude o histórico.

Algumas dessas recomendações podem ser mencionadas nas reuniões.

Atente-se a elas, pois essa é uma maneira de preveni-lo da violência. Lembre-se, segurança é tudo para manter a tranquilidade do dia a dia.