As redes sociais já são mais do que um modismo: elas moldam a rotina de milhões de brasileiros e bilhões de pessoas ao redor do mundo. No entanto, é bastante comum ouvir falar sobre marketing de conteúdo e suas estratégias.
Muitas pessoas ignoram a fusão dessas duas realidades digitais. E mais ainda, como essa aliança pode ser benéfica em termos de engajamento, visitas, vendas, geração de tráfego e resultados gerais.
Às vezes, alguns até abordam tópicos como “Marketing de conteúdo x redes sociais”. Mas neste post veremos como esses dois métodos podem ser combinados e assim obter excelentes resultados. retorno de fronteira
As dicas deste artigo se aplicam a todos os segmentos. Se pretende uma rede social mais popular, ou se oferece serviços nas áreas da beleza e estética, bandeja plástica para alimentos, serralheria, carpintaria, etc., ou se criou uma marca que promete dominar o mercado, este texto é para vocês.
Como não usar sua rede social
A pior coisa que uma empresa/marca pode fazer é usar suas redes sociais como se fossem apenas um SAC, igual aquelas antigas centrais de atendimento.
Agora, as vantagens e benefícios desses canais de comunicação vão muito além do pós-venda, que inclui também:
- Estratégias de médio e longo prazo;
- Campanhas publicitárias avançadas;
- Parcerias com empresas especializadas congêneres;
- Aumentar o envolvimento do visitante/cliente;
- Aumento geral do volume de negócios e lucros, etc.
O outro extremo dessa prática do tipo SAC seria a utilização das redes sociais como um simples espaço de marketing, uma “loja virtual”.
Isso significa que também é fraca a produção explícita de conteúdo promocional sem agregar valor ao conteúdo ou ao relacionamento com o cliente, não as funções fornecidas pela ferramenta.
Tanto que em última instância já existe uma ocasião especial para quem quer ir direto ao ponto, ou seja, diretamente à venda. Esta é uma versão de publicidade paga oferecida por várias redes sociais.
Claro, se uma loja consegue uma certa quantidade de um produto popular, como uma rede de móveis que quer promover um motor de corrente alternada, é possível usar esse recurso se souber que é limitado.
É possível criar campanhas com esses anúncios pagos, e a plataforma garante uma divulgação mais rápida do seu conteúdo. No entanto, isso não é marketing de conteúdo e não alcança a visão de médio a longo prazo que pode alcançar.
Além disso, essa mesma estratégia pode não atender, por exemplo, uma empresa da região que queira ser referência no mercado que venda carregador de bateria automático, por ser, por exemplo, um nicho de mercado muito grande.
Nesse caso, o melhor é que a marca saiba aproveitar o que uma boa produção de conteúdo pode produzir.
O que esperar do marketing de conteúdo?
Não é segredo que as pessoas passam cada vez mais tempo navegando na Internet por meio de aplicativos, sites, redes sociais, etc.
Isso se aplica especialmente às gerações mais jovens, como a Geração X, Y e Z (esta última nascida a partir da década de 1990). Existem também várias profissões que dependem fortemente da Internet.
Deve ficar claro que existem certas regras básicas nesse universo digital que fazem com que as pessoas prestem mais ou menos atenção ao que uma determinada pessoa, empresa ou marca costuma dizer.
O marketing de conteúdo lida com essa realidade: como criar um bom conteúdo que faça com que visitantes e leitores interajam com os textos postados?
Para responder a essa pergunta e atingir esse objetivo, é necessário traçar uma estratégia para conduzir esse público pelo funil de vendas até que ele, mesmo sendo apenas um lead, se torne um prospect e depois um cliente efetivo.
Ainda usando o exemplo de uma loja de móveis: o que uma marca que quer se especializar na venda de chapas perfuradas pode fazer pelo mundo digital? É um produto diferente.
Com esse poder de compra, seria possível atrair tanto pessoas desse nicho de mercado quanto o público em geral para os produtos mais populares?
A seguir veremos como sim, tudo isso é possível graças ao marketing digital, principalmente quando se trata de redes sociais.
Comparando Redes Sociais e Blogs
O marketing de conteúdo capta a atenção do internauta que passa horas em links e navegando em páginas que literalmente competem por sua atenção.
No caso das redes sociais, um dos primeiros sinais é que a marca/empresa sabe manter um projeto paralelo de blog produzindo conteúdo de qualidade com o objetivo de atrair cada vez mais leitores.
Este blog pode contar com outros métodos de distribuição, como Search Engine Optimization para aparecer nos motores de busca, publicidade paga, etc.
Igualmente importantes e eficazes são os links para novos textos, newsletters, etc. redes sociais que levam o visitante a esta outra plataforma.
Quando as redes sociais de uma empresa vinculam o visitante a um blog especializado no assunto, ao invés de apenas promover uma poltrona, o leitor tem a certeza de estar lidando com uma autoridade no assunto.
Portanto, criar artigos e posts descontraídos, informativos e “descolados” é uma das melhores maneiras de estabelecer autoridade e abrir caminho para um relacionamento mais forte com seu público. Nelas, a venda pode não acontecer de forma clara e direta, mas a semente está plantada.
Essa técnica é tão poderosa que muitas vezes uma empresa ou marca cria um público que não existia. Em outras palavras, convence as pessoas de que precisam de algo que talvez nem soubessem que existia.
Isso é muito comum na área de sistema de proteção contra descargas atmosféricas, por exemplo. É por isso que esse setor, que costuma oferecer telhas de ACM ou acrílico, tem crescido cada vez mais.
Graças a esta solução, muitas vezes é possível adaptar a fachada de toda a instalação. Isso aumenta o tráfego na loja, o que muitos varejistas não perceberam até recentemente.
Aderir a esse tipo de produção de conteúdo vai mudar a realidade dos negócios. Principalmente quando acontece por meio de plataformas de redes sociais, em um ambiente repleto de usuários à espera de soluções que tornem a vida mais fácil e melhor.
Como iniciar uma parceria pode ser algo positivo
É preciso entender que uma marca/empresa não pode, como dizem, “dominar o mundo”. Portanto, ele pode e deve confiar em parceiros em sua trajetória profissional.
Claro, isso não significa aceitar um concorrente. Mas definitivamente existem pessoas fazendo serviços paralelos que estão no mesmo segmento e nichos ligeiramente diferentes que podem somar.
Se essas empresas também trabalharem em sites/blogs e criarem conteúdo de acordo com a estratégia de marketing digital, essa parceria pode funcionar ainda melhor. Na verdade, fazer com que os clientes criem links para postagens de outras marcas é uma estratégia muito ousada que se classifica bem nos mecanismos de pesquisa e geralmente é associada ao link building ou à vinculação.
Esse link pode ser feito nas próprias mensagens, no blog, ou mesmo diretamente de uma mensagem feita nas redes sociais. Além disso, pode ser baseado em uma parceria, onde outra empresa faz o mesmo por você, aumentando o tráfego para ambos.
No caso de quadros e painéis, um fornecedor de materiais que fabrique, por exemplo, torre de resfriamento de água industrial, poderá trocar links, mensagens e conteúdos com um freelancer ou empresa que faça a instalação final desses tipos de serviços.
Qualquer pessoa que seguir essa técnica de forma convincente e criativa certamente superará seus concorrentes.
Dois truques de ouro (muito práticos)
Finalmente, existem maneiras ainda mais rápidas de aumentar o tráfego de mídia social. Dois deles são completamente diferentes:
1. Pesquisas, pesquisas e avaliações
O primeiro é a pesquisa de mercado.
Pesquisas e avaliações são mais conhecidas. Considere fazer uma pesquisa de negócios em vez de simplesmente postar um banner/anúncio de produto para promover um sinal de acrílico de respeito.
Essa enquete pode se tornar uma campanha perguntando, por exemplo, uma empresas de elevadores que realiza serviços de manutenção.
A chave aqui é usar e abusar da criatividade.
2. Como os vídeos fortalecem os negócios
Outro truque de ouro é publicar vídeos na própria rede social, que não necessariamente precisam ser carregados em outras plataformas como YouTube, Vimeo, etc.
Transmitem ao visitante da página uma sensação muito forte de que o produto/serviço é genuíno e disponível, transformando uma frase ou imagem fria em algo muito tangível.
Ainda na mesma área, uma oficina com vídeo de alta qualidade ensinando técnicas inovadoras, por exemplo, empresa de topografia e georreferenciamento certamente chamaria a atenção do público-alvo.
O segredo aqui é criar conteúdo com a maior frequência possível.
De uma forma ou de outra, aumentar o tráfego por meio de conteúdo de qualidade relacionado às redes sociais é atualmente uma das melhores técnicas que uma empresa pode adotar em termos de marketing digital.