homens-andando-de-moto-no-dia-de-inverno (1)

Saiba como ter mais segurança ao trabalhar com uma moto

Quem trabalha com uma moto sabe que está exposto a diversos riscos no trânsito das grandes cidades. Dirigir com bastante atenção é essencial para ter mais segurança em sua rotina. 

Além de redobrar a atenção para pilotar, o motociclista também deve manter a manutenção em dia, sempre comprando as peças para moto e realizando as trocas no tempo correto. 

Atualmente, existem mais de 1,66 milhão de pessoas trabalhando como entregadores de aplicativos, muitos deles motociclistas, os dados são de uma pesquisa desenvolvida pela Amobitec (Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia) em parceria com o Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). 

Para te ajudar a ter mais segurança no trânsito, separamos algumas dicas simples que podem te trazer mais tranquilidade para trabalhar com a sua moto, confira abaixo:

Mantenha-se a uma distância segura de outros veículos 

A primeira dica é óbvia. Uma das formas de dirigir com mais cautela e atenção é manter uma distância segura dos outros veículos. Então, evite andar colado na traseira de um carro, e principalmente na traseira de ônibus e caminhões. 

Esse é um grande risco, já que uma freada brusca do veículo da frente pode te surpreender. 

Então, dirija sempre mantendo uma distância e não confie apenas nos seus reflexos. 

Mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros do veículo a frente, você terá mais tempo para reagir e realizar uma manobra evasiva para não se acidentar. 

Esteja sempre com a manutenção em dia 

A manutenção é um fator primordial para a segurança no trânsito, principalmente dos motociclistas. 

E se você trabalha com a sua moto, a manutenção é ainda mais importante, já que você roda muito e precisa estar sempre com tudo em dia, até para não perder um dia de trabalho por conta de algum problema. 

Em relação à segurança, manter a manutenção em dia é uma forma de dirigir com mais segurança. Com as peças sempre revisadas ou novas, as chances da moto apresentar um problema durante a sua rotina de trabalho é menor. 

Além disso, a moto estará pronta para responder rapidamente aos seus comandos, o que pode evitar acidentes. 

Use o equipamento adequado para pilotar 

Estar com o equipamento adequado é uma forma de se proteger em qualquer acidente com a sua moto. Além disso, estar bem equipado também permite que o motociclista se mantenha visível a todos os motoristas, seja durante o dia ou à noite. 

Andar por aí sem capacete ou com roupas comuns não é uma boa ideia, principalmente se você trabalha pilotando uma moto no trânsito de uma grande cidade. 

Dentre os equipamentos necessários, podemos citar:

  • A necessidade do capacete com faixas reflexivas;
  • Luvas com aderência;
  • Calçados com fechamento acima dos tornozelos;
  • Calças e jaquetas feitas com material resistente. 

Dessa maneira, você estará muito mais seguro no trânsito. 

Atenção redobrada no trânsito 

Redobrar a atenção ao pilotar a sua moto envolve diversos aspectos. É essencial que você busque ser atento a qualquer barulho no trânsito, por isso evite usar fone de ouvido ou usar o celular. 

Outro fator importante é não frear bruscamente e fazer as curvas com cuidado para diminuir os riscos de acidentes. E claro, fique atento aos pontos cegos em curvas e na traseira de caminhões e ônibus para evitar qualquer risco. 

Siga as leis de trânsito, atentando-se às sinalizações para não ultrapassar a velocidade permitida e as placas de sinalização para evitar andar na contramão ou nas calçadas. 

De preferência, esteja sempre com os faróis acesos para se manter visível no trânsito. E seja cuidadoso principalmente em ruas de asfalto mais irregular ou com menos aderência (principalmente em dias de chuva). 

Com as nossas dicas, você terá muito mais segurança para trabalhar como entregador com a sua moto. 

Respeitar e estar atento aos perigos do trânsito das grandes cidades é uma forma de resguardar a própria segurança e a de outros motoristas e pedestres. 

Tags: No tags