O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que visa aumentar uma rede de clientes e leads (potenciais consumidores) através da criação de conteúdo considerado relevante.
Geralmente engajando as pessoas e agregando valor a elas para criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios. Este conceito é relativamente novo e difundido e popular entre as empresas e organizações brasileiras.
O objetivo do texto a seguir é explicar por que o marketing de conteúdo está se tornando tão importante, tentando mostrar as formas de implementar essa estratégia.
Qual é a característica do marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é caracterizado por uma forma de captar o interesse e a atenção das pessoas enquanto elas estão online. Dessa forma, os consumidores podem se comprometer com uma determinada marca e criar valor em torno dela.
Isso porque o conteúdo criado e compartilhado pelas empresas pode atender às necessidades dos consumidores. Ou seja, uma organização que lida com gravação a laser em vidro, por exemplo, explicando ao espectador a melhor forma de escolher uma empresa que fabrica máquina de gravação a laser em metal, ganha a confiança do consumidor porque o conteúdo tirou qualquer dúvida de que uma pessoa poderia ser.
Tais atividades são eficazes para que a empresa fidelize o cliente à sua marca para que ele possa consumir os produtos ou serviços da mesma empresa no futuro.
Vale ressaltar também que o marketing de conteúdo pode ser realizado por meio de diferentes plataformas digitais (blogs, redes e canais sociais) e trabalhar com diversos tipos de conteúdo, por exemplo:
- Textos;
- Produtos;
- Infográfico;
- Podcasts;
- Vídeos;
- Imagens;
- Outros.
Planejando uma estratégia de conteúdo
No entanto, planejar uma estratégia de marketing de conteúdo não significa publicar conteúdo ao acaso. Como todos os setores do marketing digital, o marketing de conteúdo baseia-se quase que inteiramente na criação de uma estratégia bem estruturada e organizada que possa gerar resultados verdadeiramente benéficos para as empresas.
Assim, as estratégias de marketing de conteúdo podem ser divididas em três fases principais: planejamento, implementação e medição.
1) Planejamento
Antes de criar qualquer conteúdo, independente de seu segmento ou local de publicação, é preciso saber definir estratégias, metas e métricas. O planejamento de marketing de conteúdo, portanto, coloca na mesa todos os resultados que a empresa deseja obter, e também tenta definir quais são os caminhos a seguir para alcançar esses resultados e quais são as formas de medir o progresso.
Seguindo essa lógica, o primeiro passo é definir a personalidade da empresa.
Uma persona nada mais é do que um perfil fictício que representa o cliente ideal de uma determinada empresa. Em outras palavras, é o desenvolvimento de um personagem que tem grande potencial para ser consumido pela organização, considerando os aspectos profundos do comportamento.
Um exemplo desse número é uma pessoa de uma fábrica de paleteiras: “Maria, 55 anos. Ele trabalha como professor de arte em uma escola pública. Um de seus principais hobbies é pintar em tela. Nas horas vagas, Maria gosta de assistir a programas de TV que dão dicas de design de interiores.
2) Execução
Depois de definir todas as outras questões de design que precisam ser escritas (além de definir a persona), é hora de começar.
A empresa deve sempre lembrar de tudo o que é decidido na fase de planejamento, sempre mantendo a frequência de produção e distribuição de conteúdo.
Esta é a única maneira de atingir os objetivos de acordo com o objetivo final. Nesse sentido, várias coisas devem ser consideradas na hora de produzir conteúdo:
- Escolher palavras-chave;
- Formatação de texto;
- Fácil de ler;
- Revisão;
- Tamanho;
- Formulário;
- Entre outras coisas.
A consideração minuciosa desses aspectos não apenas melhorará as técnicas de SEO da sua empresa, mas também ajudará a entregar valor de conteúdo ao leitor.
Estes são combinados em um conjunto de atividades que podem ser usadas para melhorar a aparência do site de uma organização quando alguém pesquisa em um mecanismo de pesquisa.
Por exemplo, empresas de manutenção Industrial que investem no desenvolvimento de conteúdo usando palavras-chave do setor bem formadas e de alta qualidade têm maior probabilidade de estar entre os primeiros resultados de pesquisa quando um usuário pesquisa a palavra “manutenção industrial”. ” no Google.
3) Medição
Uma vez que uma empresa tenha planejado e implementado adequadamente sua estratégia de marketing de conteúdo, ela deve medir seus resultados para determinar quais medidas estão funcionando e quais não estão. Esta é a única maneira de fazer melhorias na estratégia que você está usando.
É neste momento que surge uma das maiores vantagens do marketing digital, nesta parte do marketing, todas as ações que ocorrem no ambiente digital podem ser medidas praticamente em tempo real.
Além disso, a empresa pode acompanhar cada passo do visitante no site, o que permite que as organizações planejem melhor seu marketing de conteúdo.
Com isso em mente, por exemplo, serviços de paisagismo para empresa pode descobrir que as postagens de orquídeas compartilhadas em suas plataformas online têm um impacto maior nos usuários de mídia social do que no blog oficial da empresa.
Resultado de Marketing de Conteúdo
Quando uma empresa planejou, implementou e analisou sua estratégia de marketing de conteúdo, existem vários benefícios.
O primeiro é um aumento significativo no tráfego do site. De acordo com o Content Trends, quase 87% das pessoas usam o Google para obter informações.
Isso mostra que, por exemplo, a produção de conteúdo para uma empresas de embalagens para exportar é uma ferramenta que pode dar mais visibilidade a esse negócio. Assim, ao compartilhar textos que mostram as vantagens das embalagens de polietileno em relação a outros materiais, essa empresa consegue mais que dobrar o número de visitantes do seu site.
Além disso, a formação em marketing é essencial para as empresas entrarem no mercado. Essa atividade pode ser muito bem desenvolvida com uma estratégia de marketing de conteúdo, pois o conteúdo é uma forma de responder as dúvidas do consumidor.
O conteúdo pode mostrar ao usuário tudo o que ele precisa saber antes de tomar uma decisão de compra. Por exemplo, uma startup que instala um telhado em uma empresa de estrutura metálica de forma sustentável pode desenvolver textos que expliquem sua montagem de forma considerada sustentável.
Outro detalhe importante é que a criação de conteúdo reduz o custo de aquisição de clientes (CAC). Isso se justifica pelo fato de que a maioria das empresas hoje usa publicidade e promoção para atrair clientes.
Por outro lado, o marketing de conteúdo funciona tanto como conteúdo informativo quanto promocional. Assim, por exemplo, uma distribuidora de iluminação pública pode demonstrar a qualidade de seu trabalho escrevendo um texto de alta qualidade sobre a importância da iluminação pública.
O conteúdo é a maneira de atrair clientes em um mundo digital onde muitas pessoas estão falando sobre muitas coisas. Por isso, para que, por exemplo, uma empresa de raspagem de pisos de madeira se destaque nesse mar de informações, é importante saber fazer com que os usuários acreditem na qualidade do seu serviço por meio do conteúdo.
para concorrentes
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.