uma loja

Saiba como montar uma loja eficiente

Montar uma loja é um grande desafio, afinal, é preciso unir diversos elementos para que ela atinja o sucesso que é vender com qualidade, e que gere lucro.

Empreender é uma tarefa que precisa de apoio e bastante informação, desse modo, ao montar uma loja é preciso saber quais são os elementos que são fundamentais para que o procedimento ocorra de forma adequada e bastante eficiente.

Isso faz com que o empreendedor individual ou então os sócios saibam os caminhos a serem tomados.

Esse artigo abordará os pontos em que o lojista deverá se atentar antes de abrir uma loja e o que ele precisará para monta-lá para que seja atrativa para o público.

Planejando uma loja

Como dissemos abrir uma loja inclui diversos processos e etapas para que ela possa ter projeção dentro do mercado. E o primeiro passo é fazer um plano de negócios, uma pesquisa de mercado com temas específicos.

Para que a sua loja então tenha qualidade nos produtos e também no atendimento, é preciso saber sobre algumas etapas, como:

Qual o negócio que quero abrir?

Entre os inúmeros processos, o primeiro passo é saber que tipo de loja você quer montar. Isso diz muito sobre as suas habilidades e também sobre a afinidade com aquele tipo de produto.

Se for um mercado, tem coisas específicas que não podem deixar de fora como o checkout mercado, se for uma loja de roupas é necessário atentar-se a vitrine, ao atendimento e assim por diante.

Saber qual loja será, faz com que o trabalho seja com algo que o empreendedor goste, tornando o lugar um sucesso.

Quem é o público?

O segundo ponto é saber para qual público sua loja venderá, pois, isso pode fazer um afunilamento de quem será seus clientes e assim poder definir qual o foco da loja, qual será sua decoração e assim por diante.

Dependendo da loja é possível focar em mais de um público-alvo que é o caso das lojas de roupas que geralmente possuem diversas sessões como:

  • Masculino;
  • Feminino;
  • Infantil;
  • Sapatos;
  • sandálias.

Tendo um setor bem definido e um público bem definido é possível estruturar a loja adequadamente, no caso das lojas de roupas será capaz de prever a instalação de um sistema para loja de roupas, que permite uma gestão mais eficiente.

O que meu público gosta?

Além de saber o público é preciso identificar o hábito de compra de seus clientes. Dentro do seu público alvo, as pessoas se comportam de maneiras diferentes.

Umas preferem comprar pela internet, outras preferem estar no ambiente físico, com atendimento e assim por diante. Saber identificar isso permitirá que você invista ou em uma loja física ou em uma virtual, e caso faça parte do seu plano de negócios, investir nos dois marketplace.

Lojas virtuais são diferentes de lojas físicas, tendo que recorrer à um especialista no assunto para ajudar na montagem do site.

O que a concorrência faz?

Por fim, o último passo é analisar o que a concorrência faz. E isso não para copiar, mas sim, para realizar estratégias que podem chamar a atenção do público.

Se por um exemplo o mercado concorrente não possui stoppers nas suas gôndolas, as suas gondolas para supermercado podem ter stoppers para chamar atenção.

Assim, observar o concorrente é essencial para montar uma loja eficiente.

Gerenciando o atendimento

Um ponto muito importante dentro de qualquer loja é o atendimento e a melhoria desse atendimento consiste em uma gestão de pessoas altamente eficiente.

Uma gestão de pessoas é aquele que consegue integrar os diferentes tipos de pessoas para um objetivo comum.

Assim, é importantíssimos palestras com um coaching de vendas para seu time de vendedores, que além de aprender novas técnicas de vendas, conseguirá levantar o astral da equipe.

Além disso, é preciso oferecer bonificações e prêmios para que seu time de vendedores atenda com qualidade e atenção.

Só assim é possível fazer com que sua equipa tenha um desenvolvimento mais adequado e correto de todos os elementos possíveis.

Montar uma loja não é fácil, existe diversos problemas para dar conta, como instalação de vitrines, de sistemas de festão como o conciliador de cartões, porém, seguindo detalhadamente o plano de negócios e aos detalhes, sua loja alcançará o sucesso.