Negócios

Como implementar um mindset inovador para sua empresa

Inovador é a palavra chave do momento. Ele consegue trazer resultados significativos para as empresas. As estratégias de inovação permitem atingir diferentes grupos dentro da organização e esclarecer objetivos e prioridades. Além disso, a inovação ajuda a focar e integrar as atividades desenvolvidas em torno desses grupos. Tudo isso reflete o chamado mindset de inovação, que é discutido no conteúdo a seguir e que tem como objetivo destacar as melhores técnicas de aplicação das empresas.

 

Mas no final das contas: o que é uma mentalidade inovadora?

Em primeiro lugar, é preciso primeiro entender o que é “pensamento”.

Este conceito foi desenvolvido pela psicóloga Carol S. Dweck, que se formou na Universidade de Stanford. Em seu livro Mindset: The New Psychology of Success, ele afirma que “mindset” é como as pessoas abordam a vida. Em outras palavras, a mentalidade de uma pessoa é essencialmente a maneira como ela organiza seus pensamentos, usando-os para responder a situações cotidianas.

É por isso que o mindset inovador vem do termo inglês “innovation mindset” e ganhou muita fama nas empresas e principalmente na Internet. Isso ocorre porque uma mentalidade de inovação refere-se a um conjunto de esforços que permitem que as organizações avancem em direção às diversas oportunidades de inovação disponíveis.

À luz do conceito de pensamento exposto no parágrafo anterior, pode-se, portanto, concluir que o “pensamento inovador” nada mais é do que desenvolver uma forma de ver a vida e as situações cotidianas com um olhar inovador. Dessa forma, é possível encontrar oportunidades inovadoras no trabalho.

A inovação é um processo natural que todas as empresas desenvolvem hoje. A inovação nos negócios nada mais é do que encontrar novas soluções para problemas como: Qual a melhor forma de reduzir custos e lucrar mais em uma fábrica de fabrica de sacolas personalizadas? O software pode encurtar e automatizar trabalhos e aumentar a produtividade? É possível melhorar e otimizar os processos internos da empresa?

As decisões tomadas em todos os assuntos abordados devem ser baseadas na inovação para alcançar resultados inesperados e benéficos para todos os lados.

A importância do pensamento inovador se dá pelo fato de valorizar as pessoas no desenvolvimento de estratégias avançadas nas empresas. Como resultado, atitudes inovadoras podem:

 

  • Idealizar e gerar processos;
  • Desenvolvimento de novos produtos;
  • Serviços Avançados;
  • Superando obstáculos.

E como é possível implementar uma forma de pensar inovadora?

Introduzir uma forma de pensar inovadora em uma empresa requer a inclusão de uma cultura organizacional baseada em ideias inovadoras na empresa. No entanto, há passos a seguir para desenvolver uma mentalidade inovadora nas empresas.

1) Desenvolvimento ou otimização de estratégias inovadoras

A criação de uma mentalidade inovadora em uma empresa não pode acontecer se a empresa não tiver um planejamento estratégico preciso. Isso significa que a organização deve descobrir quais são os objetivos que devem ser alcançados no futuro, levando em consideração os critérios da empresa, as ferramentas necessárias, inovações, medidas, planos de ação e indicadores de desempenho. No entanto, todos esses fatores devem se concentrar na prática inovadora. Isso permite que a loja de materiais de iluminação desenvolva um plano de iluminação pública inovador que abrange várias áreas da cidade com menos lâmpadas, analisando os recursos disponíveis e outros aspectos.

Tais atitudes orientam as ações tanto dos profissionais quanto dos gestores das empresas, tirando do papel o pensamento inovador e tornando-o concreto.

2) Incentiva ideias inovadoras

Na organização, vale a pena desenvolver uma troca de ideias entre várias partes, o que favorece a implementação de ideias inovadoras na sala.

Para tanto, pode-se pensar na integração entre departamentos e equipes da empresa. Isso pode ser feito por meio de eventos de integração, investindo na comunicação interna e criando metas comuns para gestores e colaboradores. Algumas ferramentas podem ser utilizadas para promover a comunicação interna, como:

  • E-mails;
  • Jornais;
  • Reuniões;
  • Quadros de avisos;
  • Transmissão de notícias.

Ressalte-se que as reuniões de gestão também abrem um espaço de diálogo, cujo objetivo é possibilitar a participação ativa dos funcionários e, assim, a troca de ideias e propostas. No entanto, é preciso pensar nessas reuniões de forma organizada para que tempo e dinheiro não sejam desperdiçados.

Além disso, outros componentes também podem colaborar, como fornecedores, clientes e parceiros de uma empresa que faz limpeza pós obra, que podem receber sugestões para melhorar o atendimento.

 

3) Investir em tecnologias

As inovações tecnológicas são importantes meios de exploração das inovações da empresa. Utilizando bons serviços e softwares de TI, é possível desenvolver muitas estratégias inovadoras e fornecer recursos e informações às equipes da organização para que possam trabalhar adequadamente com as inovações.

Isso porque, assim como um cientista precisa de laboratórios para fazer suas pesquisas, os funcionários da empresa precisam de bens para desenvolver inovações. As ideias não fazem sentido se você não pode implementá-las.

Por exemplo, uma empresa prestadora de serviços de construção reforma engenharia civil pode adquirir computadores e equipamentos avançados para o trabalho de seus empregados.

Além disso, como dito anteriormente, a comunicação interna deve ser avaliada nas empresas. Mas a tecnologia também favorece o diálogo no espaço, como um software de comunicação que pode ser implementado em uma organização para aumentar a integração entre diferentes setores.

 

4) Valorização de novas ideias inovadoras

Por que é importante valorizar novas ideias? Muitas vezes, a visão dos líderes da organização sobre os processos de negócios é muito diferente da perspectiva dos funcionários. Em outras palavras, se eles trabalham diretamente nas operações da empresa, por exemplo, como funcionários de um fabricante de porta paletes, podem oferecer ideias práticas e eficazes em colaboração com inovações. O pensamento inovador pode ser promovido por todas as partes envolvidas nas atividades da empresa.

Outra medida a ser implementada é o sistema de recompensas. Então, quando um funcionário tem uma ideia que pode realmente beneficiar a empresa, ele oferece bônus financeiros.

 

5) Desenvolvimento de uma Comissão Inovador

A Comissão de Inovação é apenas um grupo de profissionais escolhidos para desenvolver uma cultura inovadora na empresa. Para tanto, recomenda-se que esse comitê seja composto por membros multidisciplinares com hierarquia interna.

Isso permite que um fabricante de um fornecedor de piso de borracha forme um comitê de inovação que inclui funcionários com diferentes habilidades, funções, responsabilidades, responsabilidades e experiências. Isso porque a diversidade de ideias é um fator fundamental para o surgimento de inovações.

As atividades do Comitê de Inovação consistem principalmente em criar um portfólio de inovação, selecionar ideias, promover discussões, mensurar e comunicar os resultados das discussões realizadas em reuniões. Por fim, o comitê de inovação deve ser capaz de desenvolver atividades para implementar inovações.

Desta forma, por exemplo, o comitê de inovação de uma empresa de montagem mecânica industrial para roupas pode propor e criar soluções inovadoras para problemas organizacionais. Assim, a empresa oferece resultados reais que trazem mais lucro, otimizam soluções e reduzem custos.

Nesse sentido, considerando todas as informações mencionadas acima sobre como o pensamento inovador é aplicado nas empresas, pode-se observar que a inovação não é algo fácil, mas deve ser levada a sério em um mercado com concorrência cada vez mais acirrada. As organizações que adotam uma mentalidade inovadora têm maior probabilidade de se diferenciar de seus concorrentes e conquistar maior participação de mercado.

É importante entender que as inovações podem ser utilizadas por qualquer negócio, desde postos de gasolina até lojas de centro de usinagem especial.

No entanto, tudo isso só pode acontecer se os passos acima forem realizados. Depois de entender as estratégias usadas, o desenvolvimento de novas ideias pode fluir naturalmente.

 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.