Saiba como aumentar suas vendas

O grande objetivo das pessoas que trabalham com vendas é conseguir reter mais clientes e, como consequência, aumentar o número de vendas.

Além de produtos de qualidade, execução de serviços de forma satisfatória, e um marketing certo que chame a atenção do público-alvo, um outro ponto que é muito citado sempre que influencia no sucesso das vendas é o treinamento da equipe de vendas.

Muitas empresas não conseguem perceber sozinhas o motivo de não conseguirem bater metas ou resolver outros problemas relacionados a venda. Por isso, para ter um olhar mais específico para o seu negócio, com uma análise de todo o sistema, com base numa metodologia de aplicação que seja eficiente nos pilares que podem interferir na venda, muitas empresas contratas especialistas em consultoria em vendas.

Uma boa consultoria possui uma metodologia de análise que faz um levantamento dos principais pontos para achar, com precisão, qual é o motivo principal que está afetando a produtividade. Isso acontece porque elas possuem experiências que já foram vividas por outras empresas.

O trabalho de um consultor de vendas pode ser dividido em quatro etapas:

  1. Imersão no processo, produto e mercado do cliente;
  2. Diagnóstico;
  3. Construção;
  4. Otimização.

Todas as consultorias de venda devem possuir uma visão conceitual bem ampla das organizações, principalmente em relação a quais são os objetivos daquele negócio, quais as ferramentas que ele possui, estratégias, entre outros fatores.

O profissional dessa área deve estar apto para trabalhar em diversos segmentos de atuação. Como a consultoria vai entrar no universo da sua empresa, conhecendo todos os detalhes dela, é preciso contratar uma empresa de confiança.

Como funciona o trabalho de um consultor

O consultor começa fazendo uma imersão no processo, produto e mercado do cliente, para perceber os erros cometidos pela empresa e encontrar as potenciais oportunidades.

Em alguns casos, os gestores já conseguem pensar em soluções com bases nos resultados do diagnóstico. Em seguida, a construção é uma etapa necessária quando uma oportunidade de melhoria vem acompanhada da necessidade de um nova atividade no processo de vendas.

O consultor faz o direcionamento do que deve ser feito, inclusive quando é preciso envolver a contratação de novas pessoas. Eles também podem dar dicas como o aluguel de máquina de café expresso para os funcionários fazerem uso. Por fim, é analisado o que pode ser otimizado.

Como aumentar as vendas

O investimento em comunicação é uma das grandes dicas para aumentar o número de vendas. Esse investimento não faz referência apenas ao financeiro, mas também em tempo para pensar em estratégias que podem ser usadas em redes sociais, em sites ou na criação de panfletos.

Hoje, é praticamente impossível uma empresa se manter ativa no mercado se ela não faz uso desses meios. A venda por meio do whatsapp, por exemplo, é algo prático e crescente no mercado.

Um bom atendimento é outro fator que influencia diretamente no aumento das vendas. Se a loja possui uma cafeteira expresso, por exemplo, oferecer um café é uma forma de gentileza com o cliente.

Os vendedores devem sempre estar bem informados sobre o produto, saber falar sobre a empresa e ter uma abordagem certeira, convencendo os clientes de que a sua marca é uma ótima opção para ele naquele momento. O atendimento e as vendas andam em conjunto.

Quando um cliente está experimentando algum produto, por exemplo, e está na dúvida a respeito se leva ou não, cabe ao vendedor oferecer outras opções que possam agradá-lo de modo a demonstrar que ele tem uma gama de produtos para oferecer. Assim, o cliente se sente seguro para tomar uma decisão naquela determinada loja.

O suporte também é um fator que atrai e fideliza clientes. Porém, é preciso investir num bom pós venda, ou seja, que tenha resposta rápida, como por exemplo, recursos de responder no whatsapp, em chats onlines ou em canais fáceis de comunicação.

A impressora fiscal é uma máquina que veio para modernizar a forma de produção de notas fiscais em lojas e outros estabelecimentos comerciais. Ao invés de serem feitas a mão, as notas ficais passaram a ser impressas.

A impressora deve ser conectada ao sistema operacional da loja. Sempre faz-se necessário trocar a bobina para impressora fiscal, pois esses equipamentos servem para facilitar o controle do fisco.