Os tênis sempre estiveram em alta por combinarem com diversos estilos e diferentes propostas de roupa, eles sempre roubam a cena. Afinal, há tênis para todos os tipos de ocasiões, por exemplo:
- Academia;
- Trabalho;
- Passeio em um local mais aberto;
- Para compor um look para festas de casamento e formatura.
Grande parte das vezes o que dita a escolha do sapato é se o tênis é considerado um tênis confortável.
Até porque não é só a beleza que conta, especialmente quando falamos de tênis de corrida, para malhar ou até mesmo um tênis casual, pois a tendência é que a pessoa passe muitas horas com ele no pé, seja treinando ou transitando pelas ruas.
Mas quais são as diferenças entre um tênis de corrida e um tênis casual?
Tênis de corrida X Tênis casual
Um tênis casual não pode nem deve ser utilizado na prática de exercícios físicos, e nem é por uma questão estética, mas de saúde mesmo. Afinal, o tênis de corrida, quando é idealizado, vem com toda a tecnologia necessária para tornar o momento de exercícios mais seguro.
Por isso, geralmente, conta com amortecedores para absorverem o impacto do corpo, além de serem mais leves e proporcionarem maior estabilidade somada ao suporte necessário para o indivíduo desempenhar suas funções, seja correndo na academia, seja na rua.
Dessa maneira, o corpo não sofre tantos impactos quando a pessoa coloca o pé no chão com força de uma forma repetitiva.
Já o tênis casual é criado com o intuito de ser bonito esteticamente e também para que as pessoas passem poucas horas usando, de forma que esse uso não seja realizando movimentos bruscos ou repetitivos, como é o caso das corridas e dos treinos em academia.
Assim, os tênis casuais são usados para ir ao trabalho, à escola, para uma festa, enfim, ocasiões sociais que pedem um sapato confortável.
Porém, ser confortável não é sinônimo de ser apto para usar em qualquer situação, visto que o solado é reto, então, já não é indicado para a prática de corridas, por exemplo.
Como escolher o seu tênis de corrida?
Se não se pode escolher o tênis casual como tênis de corrida, como escolher bem o tênis para praticar o esporte? O objetivo principal de ter um tênis próprio para corrida é tornar a prática de exercícios físicos mais leve, sem prejudicar o corpo.
Por isso, ao ir às compras, tenha em mente que o tênis de corrida precisa ter solas e calcanhares mais grossos para absorver o impacto da corrida, assim como precisa ser leve para que o peso do tênis não atrapalhe o percurso.
Dessa forma, além de ter um sapato confortável para o exercício, o indivíduo não tem sua saúde prejudicada por conta do tênis escolhido. Então, escolha um tênis confortável, anatomicamente perfeito para o seu pé (nem grande demais, nem pequeno demais).
Além disso, saiba qual é o seu objetivo (se é correr na esteira, na rua, etc). Isso tudo acaba influenciando na escolha do modelo final do tênis, pois alguns deles são feitos mais para agilidade, outros para proporcionar maior estabilidade e redução de impactos.
Tudo depende da proposta que você levará para sua vida, além de quanto você está disposto a pagar pelo calçado. Afinal, nem sempre o tênis perfeito é possível para a sua realidade.
Por fim, se você apresenta algum problema de saúde em que a corrida pode interferir no seu desempenho, o mais adequado antes de escolher o tênis é buscar a ajuda de um profissional da área para que ele auxilie na hora da compra, evitando transtornos maiores no futuro.