A comunicação visual é toda a estratégia que tem como objetivo passar uma mensagem por meio de estímulos visuais. A técnica consiste, inclusive, em trazer algumas ideias de forma que fiquem subentendidas ou até mesmo que mensagens indiretas sejam passadas.
De modo geral, a comunicação visual pode ser desenvolvida por meio de banners, logotipo ou conjunto de cores presente tanto nos produtos de uma marca, como no estabelecimento e outros itens de modo a criar uma identidade visual.
A comunicação visual é importante por vários motivos em um negócio, como a aproximação com o público e a fixação da marca no imaginário do cliente.
Muitas vezes, esse método é utilizado para dar um “rosto fixo” ao negócio e para que toda a propaganda de marketing e de posicionamento possua um padrão, o que chamamos de identidade visual.
Por esse motivo, este artigo tem como objetivo elucidar um pouco dos serviços de comunicação visual mais procurados no mercado e como eles podem implementar e trazer mais rentabilidade para o seu estabelecimento.
Por que adesivar o veículo de uma empresa?
A adesivagem de veículos, também conhecida como envelopamento é uma técnica que consiste em aplicar uma “pintura” no automóvel.
Neste procedimento uma película adesiva é colocada sobre a pintura do veículo trazendo uma personalização do item. De modo geral, as empresas podem incluir neste adesivo as principais informações sobre o seu serviço ou produto, ou ainda uma imagem/mensagem que remeta a marca.
Deste modo, o primeiro motivo que podemos destacar como vantagem do envelopamento automotivo é o marketing orgânico que esse método produz.
Basicamente, o marketing orgânico é toda a propaganda feita sobre uma empresa ou marca que vai de uma pessoa para outra, ou meios digitais, sem que não dependam de outros meios de comunicação ou de custos para implementação da publicidade online.
O envelopamento tem a função de atrair o olhar do público e realizar a divulgação da marca enquanto o automóvel cumpre a sua função natural: a de se movimentar pelas vias ao entregar um produto, por exemplo.
Desse modo, aproveitar desse equipamento para carregar sua marca é uma forma de marketing muito efetiva e barata, pois o veículo demanda apenas de gastos com o combustível, que não será aumentado poque ogasto já será contabilizado nas tarefas cotidianas com o veículo.
O segundo motivo que podemos destacar é que a adesivagem de veiculos produz uma película extra de proteção para a lataria do veículo contra agentes ambientais que ele possa ter contato, sendo um ótimo método de proteger a pintura de riscos e possíveis danos.
O terceiro ponto que é válido destacar é que o procedimento diminui drasticamente a chance do veículo ser furtado. Isso porque é muito fácil de identificá-lo no meio de outros carros semelhantes.
O envelopamento pode ser feito em todo tipo de veículo, como:
- Veículos de passeio;
- Veículo de carga;
- Ônibus;
- Caminhões;
- Embarcações;
- Aeronaves.
Além desses pontos destacados, é possível ressaltar que uma empresa que presta serviço com seus veículos carregando a marca e a personalidade da empresa passam para o cliente um profissionalismo que se torna um diferencial em praticamente qualquer mercado.
Investindo no visual da empresa
Além de investir nos veículos é preciso atenção com a impressão que o cliente terá do estabelecimento ao entrar na empresa e também na experiência que ele terá no local.
Atualmente é comprovado que as pessoas tendem a adquirir mais produtos de empresas que criam uma conexão com ela, ou apresentem defender ideologias semelhantes. Ou seja, um diferencial é investir na experiência que o cliente terá ao se relacionar com a sua empresa, produto ou serviço.
Se o objetivo é passar uma mensagem direta para o público – por exemplo – os banners são, sem dúvidas, a melhor opção.
Neste ponto é preciso tomar cuidado com os detalhes que serão incluídos no item, pois um banner muito chamativo e fora do padrão visual pode acabar tendo um efeito contrário ao desejado. Mais ainda, muitas informações funcionarão como uma distração e poluição do ambiente.
Deste modo é preciso cautela com as informações, dando preferência a apresentar os dados de forma direta.
Então, como ter um banner eficiente?
Na hora de fazer esse investimento é preciso pensar em como o público irá se relacionar com o banner.
Nesse sentido, alguns questionamentos a se fazer são: As cores são agradáveis? O banner condiz com a mensagem que eu quero passar? O tamanho não está atrapalhando a fachada ou a posição/visualização das peças?
Após realizar uma avaliação minuciosa do local será possível entender qual tipo de banner aquele ambiente necessita.
Gravação a laser: Um investimento valioso
Investir em uma maquina de gravação a laser pode ser algo que trará muito retorno a médio e longo prazo.
Essa máquina utiliza a tecnologia a laser para emitir um feixe de luz que atravessa o material e grava ali uma imagem ou texto. Ela pode ainda realizar o corte da peça de acordo com uma programação inserida no software de comando.
Existem dois materiais muito utilizados para a comunicação promovida pela máquina: A gravação a laser em metal e a madeira.
A principal função desse equipamento em negócios é gerar peças únicas que irão compor o ambiente, serão vendidas ou ainda distribuídas como brinde.
Isso porque a máquina cria peças com acabamentos perfeitos e com bordas extremamente lisas, peças perfeitas para brindes ou pequenos agrados para o seu cliente.
Além desse benefício, o ambiente fica muito mais agradável e com personalidade ao contar com peças únicas.
Já o corte laser madeira é mais utilizado para peças decorativas, já que a madeira apresenta uma característica rústica que combina com quase qualquer lugar.