segurança patrimonial

Quais os tipos de controle de acesso?

Conheça alguns tipos de controle de acesso mais utilizados na indústria. O controle de acesso é um tipo específico de demanda que surgiu na modernidade.

Essa necessidade de se obter um controle de entrada e saída de pessoas em determinados lugares sempre existiu, isso nos séculos anteriores ao XX, porém, este trabalho era inteiramente realizado apenas por mão de obra humana, para o controle de poucas pessoas e, normalmente, em momentos pontuais pré-definidos.

Hoje, com o crescimento das grandes cidades e a aglomeração das pessoas nos centros urbanos, a necessidade de se ter um controle em certos locais se mostra uma necessidade, e ainda, com a tecnologia que temos, este trabalho ficou muito mais fácil, prático e eficiente, muitas vezes nem precisando do auxílio do trabalho humano para tal.

Enfim, neste texto abordaremos alguns equipamentos que auxiliam na prática do controle de acessos. Cada qual com sua peculiaridade e com sua funcionalidade, mas todos essenciais para a realização de um boa organização na movimentação de entrada e saída de ambientes.

Continue com sua leitura, e vamos conhecer mais sobre os tipos de controle de acesso!

Relógio de ponto

Bater o ponto é algo que para muitos possa soar familiar. O cartão de ponto é algo presente em quase todas as empresas ao redor do mundo e tem como intuito organizar, registrar e controlar a entrada e saída dos funcionários em seus respectivos horários e turnos.

Com o tempo, os relógios de ponto foram evoluindo e hoje no mercado, temos uma diversidade grande de opções com diferentes especificações, inclusive versões eletrônicas e altamente tecnológicas.

O Relógio de ponto cartográfico é aquele que realiza a marcação do ponto por intermédio da impressão em um papel do horário que o funcionário entrou e/ou saiu.

É um método antigo, porém de certa forma modernizado já que os modelos de hoje utilizam do método de inserção do cartão e o relógio faz a marcação do horário de maneira automática, sem a necessidade do acionamento de algum botão.

A Bobina para relógio de ponto é onde são marcados os registros de entrada e saída, que muitas vezes são realizados em papéis térmicos para a impressão do registro.

Apresenta alguns benefícios em relação a outros modelos:

  • Simples;

  • Fácil instalação;

  • Econômico;

  • Perfeito para empresas em começo de operação.

Leitor rfid usb

Cada vez mais, a tecnologia rfid tem estado presente em nosso cotidiano e nas mais distintas atividade. Um grande exemplo de tal, é o leitor rfid usb.

Este faz parte dos tipos de leitores que possuem em sua constituição, a capacidade de detectar os dados presentes no chip ou tag de um específico cartão.

Dentre os seus tipos, podemos citar o integrado, o fixo, o Leitor rfid usb, wifi, rfid uhf móvel e o leitor de acesso.

Todos esses possuem a função de controlar e registrar movimentações de entrada e saída de ambientes específicos.

Ele é pequeno, moderno e prático possuindo um detector de cartão que funciona por meio da vibração do leitor do leitor junto aos recursos de protocolo, o que o faz essencial e ideal para a aplicação em diferentes funções.

Além do acesso, ele pode ser utilizado para a detecção de ID eletrônico de pagamento transporte público ou mesmo para se realizar a integração com outros diferentes dispositivos que são NFC’s habilitados.

Catracas

A catraca é um meio tradicional, mas podemos chamá-la de clássica. Muito presente ainda nos dias de hoje em uma diversidade de locais.

Desde a sua forma comum e mecânica – comum em estações de trem e metrô ou terminais de ônibus – até em seus formatos mais modernos, digitais e integrados em sistemas eletrônicos como com o cartão rfid usb ou similares.

Prática e eficiente é ideal para o controle de acesso das pessoas e também para o registro de circulação em um determinado local.

Os modos de controle de acesso hoje em dia se mostram diversos. Cada qual é feito para suprir diferentes demandas, em diferentes proporções.

O ideal é que sempre haja a preocupação na empresa, evento ou local, com os sistemas de controle de acesso, pois estes servem e existem para fornecer uma melhor segurança a quem circula no ambiente, para se ter uma melhor organização do local e para se registrar a movimentação rotineira dos funcionários, visitantes e afins.