mindset

Quais as medidas de prevenção de segurança em empresas?

Um ambiente seguro e confortável influencia diretamente na produtividade dos funcionários, o que faz com que a empresa só tenha a ganhar em termos de prevenção de segurança.

As empresas que investem no bem-estar dos funcionários têm um retorno muito positivo em relação aos resultados. Isso inclui tanto tomar cuidado e realizar as manutenções periódicas devidas na instalação elétrica, por exemplo, que previne possíveis acidentes, até promover atividades de descontração entre os funcionários, com palestras, sessões de massagens e premiações.

Trabalhar em uma empresa que se preocupa com o trabalhador faz com que ele se sinta valorizado e mais empenhado em bater metas e desempenhar o seu papel da melhor forma possível. Isso envolve também a instalação de um para raio preço, por exemplo.

O endomarketing, termo pelo qual é chamada uma estratégia de marketing interno nas empresas, é uma tendência que vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo.

Funcionários felizes têm muito mais disposição para produzir. Esse aumento na produtividade envolve tanto aspectos qualitativos, ou seja, motivação, o relacionamento entre os funcionários e empresa/funcionário se torna mais saudável e os clientes são atendimentos de uma forma melhor, quanto aspectos quantitativos.

Esse último diz respeito ao aumento do número de vendas, reduz o desperdício no trabalho, evita alguns acidentes, entre outros.

Isso tudo, para que seja evitados transtornos, partes burocráticas de segurança no trabalho de construção civil.

Reter os funcionários antigos e atrair novos talentos se torna muito mais fácil quando há essa preocupação em construir com um ambiente favorável de trabalho, porque, hoje em dia, as pessoas procuram cada vez mais empregos que agreguem a ela uma qualidade de vida melhor, não visando apenas o salário em si.

Como grande parte da população ativa passa a maior parte do tempo no trabalho, é esperado que ela procure um ambiente agradável e seguro.

As empresas também devem se preocupar com a saúde dos seus colaboradores, seja ela física ou mental

O que é o SPDA?

A sigla SPDA, Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosférica, é um sistema que visa proteger prédios, antenas, instalações industriais, tanques e as próprias pessoas contra possíveis descargas elétricas e suas consequências.

Um Projeto spda envolve a instalação de dispositivos nos pontos mais altos das estruturas, proporcionando um caminho para terra para que a resistência elétrica seja a menor possível.

Assim, a corrente criada por meio da descarga elétrica é desviada, não atingindo diretamente equipamentos e estruturas.

Essa é uma forma de prevenção de segurança para evitar que os aparelhos estraguem e que as pessoas que estejam dentro do estabelecimento corram algum tipo de perigo.

Normalmente, é feito um Laudo spda com o intuito de indicar para onde a corrente elétrica deve ir, se dissipando para a terra, de forma a reduzir ao máximo ou até mesmo anular os seus impactos na estrutura

As descargas atmosféricas são caracterizadas como fenômenos naturais originados devido ao atrito das nuvens no céu. A partir desse atrito, um efeito de eletrização que possui uma diferença de potencial razoável é gerado.

Sendo assim, o spda não serve para impedir essas descargas elétricas, mas sim, fazer com que as instalações, construções e pessoas não sofram com as suas consequências.

O que é NBR?

A sigla NBR significa Norma Brasileira e é uma espécie de norma técnica, ou seja, são estabelecidas a partir de um comum acordo entre pesquisadores e profissionais de determinada área.

Esse acordo é então aprovado por um órgão nacional ou internacional. No caso da NBR, ela deve ser aprovada pela ABNT.

As NBRs, como a NBR 5419, dita algumas regras, características, diretrizes ou indicações de algum produto, processo ou serviço, tendo como principais objetivos:

  • Aumentar a produtividade da empresa;
  • Melhorar a qualidade do produto final;
  • Melhorar a competitividade do produto no mercado;
  • Melhorar o posicionamento da empresa no mercado.

Frequentemente, essas normas técnicas passam por revisões e atualizações, sendo, então, republicadas.

Dessa maneira, seguir essas normas faz com que a empresa atue de uma forma mais eficaz, atingindo melhores resultados.

Apesar de não serem obrigatórias, já que são criadas por determinação de uma instituição privada e não pelo poder público, existem algumas leis brasileiras que exigem que algumas NBRs sejam cumpridas. Dessa forma, cabe a empresa pesquisar sobre essas exigências.

Já a NR quer dizer Norma Regulamentadora.

Essas normas são fruto da elaboração do Ministério do Trabalho e emprego e possuem a função de regulamentação e detalhamento de itens sobre saúde e prevenção de segurança do trabalho, exigidos pelas leis trabalhistas.