workplace-violence-taking-place-colleagues

Quais as consequências do assédio no trabalho?

Entre as consequências do assédio no trabalho está a desmotivação da vítima, ansiedade, medo de realizar as próprias tarefas e a possibilidade de ter uma queda drástica na produtividade. É possível, também, acontecer dessa pessoa desenvolver doenças com mais facilidade e pedir licenças médicas com frequência.

Diversas vítimas desconhecem que estão sendo assediadas, e a melhor maneira de identificar a situação é observar o comportamento do abusador, o tom de fala e o tipo de conversa. A pessoa que está sofrendo também é criticada insistentemente, através de brincadeiras, e pode receber tarefas para serem entregues em um prazo impossível.

Tipos de assédio no trabalho

O assédio é categorizado como um crime que viola os direitos dos trabalhadores e que pode causar impactos negativos em sua saúde física, mental e emocional. Devido a esses fatores, é essencial que as empresas estejam atentas aos comportamentos dos colaboradores para identificar o tipo de assédio, que pode ser:

  • Assédio moral: sobrecarregar o funcionário com muitas tarefas. Impor punições, ignorar problemas de saúde;
  • Assédio sexual: convites insistentes, contato físico indesejado, insinuações de cunho sexual;
  • Assédio psicológico: o abusador insulta, ofende e deprecia a vítima;
  • Assédio virtual: humilhação em home office, ameaças por mensagens fora dos canais de contato da empresa.

Em todos os casos, o abusador se sente à vontade e livre para agir com má-intenção e prejudicar a vítima. Caso o assédio não seja resolvido, é muito possível que a pessoa peça demissão ou procure se afastar do emprego de qualquer maneira, mesmo que isso custe a perda do salário e do conforto proporcionado pelo trabalho.

Impactos na saúde mental e emocional

A vítima pode desenvolver síndrome do pânico, depressão, ansiedade, estresse, problemas para se relacionar e medo de sair de casa para trabalhar. Insônia é mais um fator prejudicial que pode atrapalhar no desempenho profissional, além de lidar com falta de concentração, sendo mais um motivo para o abusador agir e piorar o assédio.

É muito possível que a vítima sequer tenha percebido estar sendo assediada e acredite ser a culpada por esse tipo de situação acontecer. Dessa forma, ela acaba se submetendo aos abusos que tendem a agravar cada vez mais e não consegue pedir ajuda aos superiores.

Consequências físicas

A vítima pode apresentar problemas como dores de cabeça, náuseas, dores estomacais, perda de apetite e dificuldades para descansar. A pessoa pode se isolar e não conversar com amigos e familiares, e evitar se aproximar muito dos colegas mesmo para tirar possíveis dúvidas.

Ainda, o sentimento de culpa pode desencadear o uso regular de álcool e drogas para tentar amenizar a sensação de angústia e dor. A situação pode piorar com a tentativa de suicídio da vítima e, por isso, é essencial incentivar a usar os canais de denúncia na empresa para garantir o bem-estar coletivo.

Impactos na vida profissional

Os problemas do assédio podem fazer com que a vítima se sinta desmotivada e acabar reduzindo a produtividade, além de cometer erros com mais frequência. A pessoa pode solicitar regularmente licenças médicas para não trabalhar a fim de evitar sofrer ainda mais por conta do abusador.

Em situações sem resoluções, a vítima pode até mesmo pedir demissão por não aguentar os assédios e preferir perder o emprego para não lidar com ameaças e humilhações constantes. Pode também ser difícil para a pessoa encontrar um novo trabalho por acreditar que todas as empresas têm colaboradores que se comportam da mesma forma que o abusador.

Consequências na vida social e pessoal

O assédio pode atrapalhar a vida social da vítima, pois faz com que ela deixe de sentir vontade de fazer as suas próprias atividades, de sair de casa e conversar com novas pessoas. Se isolar pode ser uma maneira de se proteger dos problemas causados pelo assédio para não sofrer nas mãos de ninguém.

A vítima pode não demonstrar vontade de conversar com os familiares e amigos, preferindo ficar sozinha no quarto em frente ao computador ou celular para evitar interações que possam desencadear um novo assédio. 

Como denunciar o assédio no trabalho?

Para denunciar o assédio, procure ajuda da Contato Seguro, que oferece um sistema digital para as vítimas ou testemunhas fazerem as suas denúncias sem precisar se revelar. É essencial formalizar o crime para a empresa ser notificada e entender a situação para, assim, tomar as medidas cabíveis e impedir que o crime continue.

O empregador tem responsabilidade de reparar os danos causados à vítima e encaminhar o abusador à polícia, para ele ser detido, pegar prisão de 1 a 2 anos e receber uma multa correspondente ao crime cometido.

Através da Contato Seguro, você pode denunciar casos de assédio em ambiente trabalhista ao preencher o nosso formulário. Você tem toda segurança para explicar o caso porque temos ouvidores disponíveis durante 24h por dia e 7 dias na semana e que te ajudarão imediatamente!