joias

Produção e comercialização de joias

Muitos segmentos estão disponíveis no mercado, para vários públicos e com diferentes formas de atuação. Um deles, é o segmento da joalheria, que é direcionado para a confecção e vendas de joias preciosas.

O interesse das pessoas por joias é antigo, desde as primeiras civilizações já existem registros de objetos pessoais e joias preciosas, sobretudo, para as pessoas que tinham poder, fortuna e influência na época.

Atualmente, as joias representam beleza e sofisticação, sendo muito mais que um acessório. Representa também um ato de carinho e amor, como é o caso da entrega de um anel de noivado diamantes, para representar a união de um casal.

Além disso, o anel também pode ser utilizado em casamentos e formaturas, como uma forma de homenagear a pessoa pelo seu esforço e dedicação nos estudos.

Existem vários tipos de joias, para diferentes gostos e ocasiões, variando de valor conforme a escolha. Entre os principais modelos de produtos comercializados, podemos destacar os anéis, colares e brincos, feitos de vários metais, como ouro, prata e o latão, por exemplo.

Ainda é possível realizar a junção com pedras preciosas, como a safira, o rubi, as esmeraldas e os diamantes em seus diferentes quilates.

Por exemplo, quando falamos sobre um anel diamante 2 quilates, estamos nos referindo ao peso do diamante. Porém, existem também outras medidas, como os diamantes com 3 ou 4 quilates, por exemplo. Isso influencia diretamente o valor da joia.

O segmento de joalheria abrange duas áreas: a confecção e a comercialização das joias. Para ambos os casos, existem particularidades que podem estar associadas com uma única marca ou segmento.

Além disso, para uma loja que comercializa as joias, existem alguns cuidados especiais que são fundamentais para garantir a proteção dos produtos e a segurança dos colaboradores.

A confecção de joias

Para falarmos sobre a confecção de joias, é importante sabermos seus pontos de influência, que são:

  • O tamanho;
  • O tipo de material utilizado para confecção;
  • A inserção de pedras preciosas;
  • A quantidade de pedras utilizadas;
  • O tipo de acabamento.

Para isso, existe um profissional conhecido como designer de joias, que fica responsável por estes e outros detalhes técnicos para encaminhar ao pessoal da produção. Ou seja, o processo de produção de um anel de brilhante noivado pode ser diferente de um brinco de diamantes.

De modo geral, podemos resumir o processo de produção com a laminação e a verificação da espessura do material, o recozimento e a fundição do metal, ou seja, aquecer ou tornar este metal líquido para o uso de moldes, assim como ações de solda.

É válido ressaltar ainda, que pode ocorrer:

  • O lixamento do metal;
  • Polimento para remover imperfeições;
  • Aplicação de pintura eletrostática para aumentar a resistência e a durabilidade;
  • Diferentes tipos de acabamento que trarão características particulares.

Ou seja, para que todos estes processos ocorram, é necessário possuir os equipamentos corretos, que geralmente são: máquinas de fundição, de modelagem, entre outras. Além disso, é importante contar com uma equipe capacitada para o manuseio do metal precioso.

Elementos para uma joalheria

Quando falamos sobre os elementos que uma loja pode ter, esta é uma questão particular, pois se refere ao tipo de loja, o tamanho do estabelecimento e o público-alvo. Por isso, é importante pensar nos serviços oferecidos, no atendimento e no conforto do cliente.

Além disso, é importante refletir também a respeito de como seu produto estará exposto. Para isso, é possível utilizar uma embalagem de madeira para exportacao, assim como outros tipos de embalagens para dar suporte para as joias. Também é possível personalizar alguns serviços e produtos para reforçar a imagem da marca.

Basicamente, essa personalização se refere a identidade visual da empresa, que define o logotipo e as cores que irão representar a marca, e que terão o papel de se fixar na memória da cliente.

Com isso, é possível oferecer brindes personalizado para os clientes, como a distribuição de um caderno anotações personalizado com a identidade visual da marca.

Serviços terceirizados neste local

Por se tratar de um local que trabalha com metais preciosos e de alto valor, é fundamental estar atento com a segurança da joalheria.

Para prevenir assaltos e a ação de criminosos, é fundamental contratar uma empresa terceirizada em segurança patrimonial para cuidar do ambiente. Além disso, é possível ter também um sistema de câmeras de monitoramento, alarmes e sensores de movimento.

Os serviços de limpeza também podem ser contratados para tornar este ambiente ainda melhor, com o uso de desinfetantes, água sanitária e desengraxante.

Dessa forma, é possível proporcionar um ambiente seguro, agradável e confortável, tanto para os clientes como para os colaboradores.