Para começar o dia, um cafézinho. Esse é o pensamento de boa parte dos brasileiros. Pode ser feito em cafeteiras tradicionais, com uma mistura com leite ou até os cappuccinos e mochas: o importante é consumir uma bebida quente e bem gostosa para começar o dia.
Antes, o “café preto”, como muitas avós ainda chamam, era a única opção para começar o dia. Hoje, a variedade de modelos de cafeteiras proporcionam uma vasta gama de opções de bebidas. Alguns tipos têm até cápsulas de chá para quem prefere descafeinados.
Em meio a tantas opções, qual a melhor e quais funcionalidades são realmente vantajosas? Descubra agora!
Quais os principais tipos de cafeteira?
Quando falamos em tipos e modelos de cafeteiras, é melhor pegar papel e caneta e ir anotando tudo. As opções são muitas: desde as que você mói os grãos e faz uma bebida fresquinha até as elétricas, com cápsulas e sabores variados.
Os aparelhos também atendem a diversos tipos de rotina, oferecendo praticidade, mas também técnicas que gastam mais tempo e resultam em bebidas mais refinadas. Aí vai do nível de apreciação da bebida que cada um tem e de qual aparelho resolve suas necessidades.
Então, não se surpreenda ao fazer uma pesquisa no mercado e descobrir que existem cerca de 9 tipos de cafeteiras. Isso mesmo! Confira quais são:
Aeropress
A cafeteira parece uma seringa gigante e a bebida fica pronta através do efeito da pressão exercida pelo ar no cilindro.
Aram
Pois bem, essa é uma criação brasileira e sustentável que funciona à pressão através de uma manivela.
Chemex
Nessa cafeteira você coloca um filtro de papel em uma espécie de coador que fica apoiado diretamente na base transparente da cafeteira. O aparelho vem com esse vidro e um apoio de madeira preso por um cordão de couro.
Espresso
É uma máquina conhecida no mundo todo, por meio da qual o café fica pronto em cerca de 20 segundos. Essas cafeteiras são maiores e, geralmente, manuseadas por baristas.
Espresso em Cápsula
Basicamente uma versão “doméstica” da anterior. A diferença é que você compra as cápsulas com os sabores que desejar e precisa apenas colocar água e selecionar as opções.
Francesa
Um dos métodos mais famosos na Europa e que não usa filtro e nem energia elétrica. Só é preciso deixar o pó em infusão e depois abaixar o êmbolo.
Italiana
Modelo tradicional da Itália que usa a pressão do vapor da água para fazer uma bebida com sabor marcante.
Pressca
Já essa é uma cafeteira portátil em que o café é feito através de infusão e pela pressão do êmbolo.
Turca
Um aparelho que permite a preparação típica da Turquia, com uma panelinha de metal onde o café é fervido por três vezes. E, acredite, essas são as principais. Existem muitas outras variações de cafeteiras — elétricas ou manuais.
Quais as funcionalidades das cafeteiras?
Quando falamos em funcionalidades, logo vem à mente as cafeteiras elétricas. Isso porque marcas renomadas já ganharam a popularidade quando falamos em praticidade e versatilidade.
Nesses tipos de cafeteira espresso em cápsulas, as principais funcionalidades são:
- Variedade de sabores de café;
- Opções de café quente e gelado;
- Programa automático que regula a quantidade de água para cada cápsula;
- Liga/desliga automático;
- Bandeja de gotejamento;
- Regulação para vários tamanhos de xícara;
- Sistemas de pressão, volume e temperatura.
E muito mais! Mas é sempre importante lembrar que esses são aspectos gerais e que as três não têm todas essas funções. Depende muito do modelo e da marca.
Como escolher a melhor para sua casa
Para escolher, tudo depende da sua necessidade. Há quem prefira as cafeteiras manuais para relembrar os velhos tempos e “passar um café” à moda antiga, como é o caso das prensas.
Por outro lado, as automáticas oferecem uma gama maior de sabores e facilidade de preparo.
Como acreditamos que café é sempre bem-vindo, vale a pena calcular o custo-benefício e que tipo de produto você quer para sua rotina. Aliás, pode ser até mais de um, não é?
Texto: Gustavo Marques