Sabemos que oscilações no funcionamento da rede elétrica ocorrem. Ainda que não sejam frequentes, e não devem mesmo ser, as oscilações da rede podem causar grandes perdas materiais e de informação para uma empresa que esteja desprevenida, e por isso, precauções energéticas são fundamentais.
Os eletrônicos e a tecnologia da informação estão presente em todos os setores das empresas em geral, sejam elas grandes ou pequenas.
Hoje em dia, os aparelhos eletrônicos e de rápida troca de informações têm tomado conta do mercado em todas as áreas.
O desenvolvimento tecnológico nos trouxe avanços nos processos de comunicação e redes, tão significativos, que para uma grande empresa, funcionar sem eles está fora de cogitação.
Redes de computadores ligados à internet, comunicando-se e trocando arquivos de suma importância entre si, têm se tornado um cenário cada vez mais comum nos escritórios comerciais.
Essa mudança se instaurou de tal forma que, atualmente, uma caixa de cabeamento estruturado, ou servidor, de uma empresa, tem quase a mesma importância que um cofre.
O rack para cabeamento estruturado serve para organizar as redes e sistemas da empresa, de maneira que fiquem centralizadas para o fácil acesso e reparo, em caso de algum problema técnico. E, de fato, essa é a primeira precaução da qual nós iremos falar.
Entenda mais sobre o rack de cabeamento estruturado
Em uma grande empresa, com várias salas, andares, e até mesmo torres de escritórios, não se pode dar ao luxo de ter problemas nos sistemas de rede por muito tempo.
Quando há algum problema, ele deve ser resolvido o mais rápido possível para evitar um sistema de erros em cadeia que pode afetar todos os setores.
Sendo assim, é necessário que o diagnóstico possa ser feito de maneira rápida. Isso não será possível se todos os equipamentos estiverem espalhados de maneira aleatória pela empresa.
Podemos fazer uma comparação com uma casa, que tem todos os sistemas elétricos reunidos nas caixas de força. Seria um absurdo se cada disjuntor estivesse localizado em um cômodo diferente da casa.
Ao utilizar o rack para cabeamento, com bandeja para rack 44u, é possível organizar tudo em um só lugar. Todos os aparelhos reunidos facilitarão na organização do seu sistema. Os racks de cabeamento comportam:
- Roteadores;
- Repetidores;
- Saídas e entradas de cabo de internet;
- Modem;
- Discos rígidos;
- Centrais de controle.
Prevenir sobrecargas e quedas de energia é fundamental
1. Sistemas sobrecargas
As grandes empresas geralmente possuem aparelhos e equipamentos caros, que não podem correr riscos de sobrecarga.
Para evitar que esse tipo de situação ocorra, uma das precauções necessárias é o devido aterramento dos circuitos elétricos da empresa.
O aterramento adequado impedirá que a energia estática acumule, ocasionando choques elétricos ou danos aos aparelhos. Outra medida preventiva nesse sentido é a devida instalação de para-raios.
Os para-raios são medidas de segurança obrigatórias em alguns tipos de edificações, e para que essas possam se manter funcionando é preciso ter um laudo spda, que comprova o bom funcionamento do equipamento.
2. Geradores
Muitas vezes as empresas de grande porte possuem sistemas que não podem ficar sem fornecimento de energia elétrica, nem em uma eventual queda de rede.
Essas são as empresas que trabalham com segurança, saúde, ou com servidores de dados muito importantes que precisam permanecer ativos sempre.
Nesses casos, as empresas costumam usar geradores de energia como precauções energéticas, para que, mesmo em uma eventual queda de rede, os sistemas possam se manter funcionando, sem nenhum problema, até que a rede energética se estabeleça novamente.
3. Sinalização, luz, e outros sistemas emergenciais
Em caso de queda de energia, também é feito o uso de luzes de emergência, e outros tipos de sinalização, para evitar acidentes e pânico. Esse tipo de recurso é obrigatório em determinados tipos de empresas.
4. Backup automático de dados em disco e em nuvem
Algumas empresas precisam garantir que todos os dados permaneçam intactos e em segurança, ainda que falte energia ou que o disco de algum computador queime. Para isso elas usam um sistema de backup automático.
Esses sistemas geralmente são ligados à rede local, e possuem um disco rígido de armazenamento no rack para servidor. Podem também transferir o backup para a nuvem, por maior segurança.
Essas medidas de precauções energéticas são totalmente necessárias para o bom funcionamento das grandes empresas. Pois a prevenção pode evitar grandes perdas físicas e financeiras.