A experiência do usuário passou a ser muito relevante no mundo digital nos últimos anos, tanto que hoje, ela é fundamental para o marketing digital.
UX é um design centrado no usuário que considera as necessidades, expectativas e experiências do usuário ao projetar as interfaces para um produto ou serviço.
É essencial entender por que os usuários abandonam seu site ou não se convertem em clientes ao analisar os dados do usuário.
A razão mais comum pela qual as pessoas saem de sites é que não encontram o que estão procurando.
Por isso, existe a necessidade de melhorar seu UX em termos de estratégias de marketing digital.
Como parte do marketing digital, o UX é extremamente necessário na criação da presença digital de uma marca.
Ele se concentra no que o cliente deseja e cria um espaço interativo que pode ajudar a desenvolver conversões para o seu negócio.
O que é UX Design?
UX Design é o termo utilizado para designar a experiência do usuário. Ele é um termo que abrange muitas áreas tecnológicas, incluindo design de interação e pesquisa de usuários.
A experiência do usuário é a criação de interfaces que trazem uma experiência melhor e relevante para os usuários.
Isso inclui todo o processo de obtenção e integração do produto, incluindo elementos como branding, design nas redes sociais, usabilidade e função.
Um objetivo principal dos designers de UX é entender o que os usuários precisam do produto ou serviço que estão projetando.
Eles fazem isso criando personas sobre seu público-alvo antes de realmente começar a trabalhar na própria interface.
Ele garante que as empresas tenham em mente as necessidades de seus clientes quando chegar a hora de criar os recursos de seu site ou aplicativo.
O que é muito semelhante ao conceito do próximo tópico, o marketing digital.
O que é marketing digital?
O marketing digital é uma forma de promoção online que utiliza canais digitais, como redes sociais, emails, sites, SEO, anúncios, para alcançar os clientes.
Essa é uma das melhores maneiras para as marcas se conectarem com os clientes sem a necessidade de gastar muito dinheiro com isso.
O marketing digital tornou-se fundamental para qualquer empresa que deseja ter sucesso no mercado competitivo de hoje.
As empresas podem usar muitos tipos diferentes de canais digitais, como email ou publicidade em rede social.
As diferentes estratégias de marketing digital são o que tornam esse tipo de publicidade na escolha principal de muitas marcas.
Mas para ter uma ótima estratégia de marketing digital é necessário otimizar a experiência do usuário.
Os designers de UX desempenham um papel fundamental no marketing digital, garantindo que seu site ou aplicativo tenha a melhor experiência de usuário possível.
Vamos ver como essas táticas funcionam juntas logo abaixo.
Como a experiência do usuário e o marketing digital funcionam juntos?
O marketing digital visa garantir uma boa experiência de compra para os usuários, indo até mesmo ao ponto de utilizar técnicas como inbound marketing e segmentação de público para garantir isso.
Dessa maneira, fica claro o porquê a experiência do usuário é um elemento importante dentro do marketing digital.
Aliado a isso, a maioria dos canais digitais usados para marketing possuem a necessidade de uma interface que seja acessível e atraente para o usuário, o que torna o UX essencial no marketing digital.
O UX design pode melhorar o marketing digital nas seguintes áreas:
- SEO
- Gestão de redes sociais
- Gestão de Tráfego Pago
- Landing pages
Esses e muitos outros são peças chaves para uma estratégia de marketing digital de sucesso e podem se beneficiar muito de uma interface otimizada para UX.
Por que o UX é importante para o marketing?
A experiência do usuário importa para o marketing digital porque o design UX ajuda a dar uma base para os canais de marketing.
Ao possuir um site, por exemplo, você deseja que este seja responsivo e tenha uma interface que representa bem a sua marca.
Para isso é necessário ter um design que leva em consideração a experiência do usuário e ao mesmo tempo usar táticas de marketing digital para alavancar o seu site para outro nível.
Abaixo veremos os principais motivos por que a experiência do usuário importa para o marketing digital:
- UX ajuda na construção de conversões
- Melhora sua estratégia de marketing
- Permite ter conteúdo personalizado e arte com design aprimorado
- Um bom UX aumenta o SEO
- Otimiza a experiência nos dispositivos móveis
1. UX ajuda na construção de conversões
Para gerar conversões, você precisa de uma boa estratégia de marketing que ajude seus clientes a encontrar todas as informações que precisam sobre o produto ou serviço.
O UX certo pode orientá-los e levá-los a converter no local depois de seguir sua jornada do início ao fim.
Se sua estratégia de marketing fornece aos clientes todas as informações necessárias sobre um produto ou serviço, a experiência do usuário deve ajudar a guiá-los ao longo de sua jornada e em direção à conversão.
Novamente, profissionais altamente qualificados com habilidades excepcionais de designer de UX/UI ajudarão a atrair a atenção de clientes em potencial.
2. Melhora sua estratégia de marketing
Nos últimos anos, o marketing digital tornou-se cada vez mais competitivo.
A maioria das empresas possui um time ou agência trabalhando para elas, criando estratégias de marketing eficientes.
Um grande diferencial entre as marcas é a sua identidade visual e branding, ambos esses recursos podem se beneficiar muito do design UX.
Isso aliado às estratégias de marketing digital voltadas para o público, dá às empresas chances melhores de conquistar o público certo e ter mais conversões.
3. Permite ter conteúdo personalizado e design aprimorado
O foco no conteúdo personalizado é um dos elementos essenciais na hora de criar um UX que se encaixe nas estratégias de marketing digital e redes sociais.
Além disso, ter uma interface voltada para a experiência do usuário melhora a experiência dos visitantes, pois eles estarão envolvidos no conteúdo que se adequa à sua persona.
Uma boa experiência do usuário otimiza o seu site e os clientes em potencial que o visitarem serão mais propensos a se manterem no site.
4. Um bom UX aumenta o SEO
Um dos aspectos mais importantes do marketing digital é o SEO (Search Engine Optimization).
E o mecanismo de pesquisa mais popular do mundo, o Google, leva em consideração a experiência do usuário nos sites que são ranqueados em primeiro na plataforma.
Com isso em mente, não há dúvidas de que um bom UX pode ajudar no SEO dos sites. Além disso, uma experiência positiva do usuário incentiva os visitantes a explorar mais seu material, resultando em uma taxa de rejeição mais baixa.
5. Otimiza a experiência nos dispositivos móveis
A tecnologia mudou a maneira com que as pessoas se relacionam, compram, pesquisam e até mesmo vivem.
Um caso em particular é o dispositivo móvel, a acessibilidade e o entretenimento desses dispositivos os tornam excelentes para serem usados como ferramentas no marketing digital.
Otimizar o conteúdo pensando nos dispositivos móveis significa levar em consideração a experiência do usuário.
Afinal, de acordo com dados da Hootsuite e We Are Social, os brasileiros gastam em média 4 horas e 45 minutos por dia em seus dispositivos móveis.
Por isso, não é à toa que a experiência do usuário tem sido tão relevante nos últimos tempos, além de ser um grande aliado do marketing digital, ele também permite que seja possível entreter o usuário por mais tempo e mantê-lo alerta ao mundo digital.
Criar uma experiência do usuário que acomode a crescente quantidade de clientes digitais em todo o mundo é uma boa ideia para manter suas taxas de conversão até mesmo de usuários móveis.
Assim como é vital aprimorar sua landing page, um site otimizado para dispositivos móveis também ajudará a aumentar sua classificação de SEO.
Para finalizar
Já se foram os dias em que a estratégia de branding de uma empresa se limitava ao seu site.
Na era digital de hoje, as empresas precisam de uma presença online que vá muito além do que poderia ser feito com simples logotipos e esquemas de cores.
Agora é necessário que eles invistam fortemente em design e programação de UX, para que os clientes em potencial se sintam bem-vindos de todos os ângulos possíveis.
Ademais, os planos de marketing digital são essenciais para o crescimento de uma empresa e otimizar o conteúdo para a internet é parte fundamental de uma estratégia de marketing digital para obter resultados.