2150063168

Plataformas de e-commerce: a base do crescimento no comércio digital

Entenda quais são as principais funcionalidades de uma plataforma de e-commerce e o que avaliar

A pandemia mudou a forma como as pessoas consomem e estimulou o e-commerce. Não à toa, essas plataformas se expandiram e ganharam diversos clientes. 

Antes disso, as compras online existiam mas não tinham tanta adesão, já que havia incerteza por parte dos consumidores sobre como seriam usados os seus dados e se a entrega seria feita.

No entanto, hoje o e-commerce se popularizou e tem ganhado a preferência do consumidor brasileiro, tanto pela comodidade quanto pelas alternativas de preços. 

Com isso, para tornar a experiência do consumidor ainda melhor, surgiram diversas soluções para e-commerce a fim de otimizar o processo de compra, como certificações para provar que a compra é segura, integrações de pagamentos, entre outras.

Plataformas de e-commerces: fundamentais para o crescimento do comércio online

As funcionalidades que as plataformas de e-commerce oferecem permitem que as empresas façam melhores campanhas de marketing, aumentem o número de visitantes no site, monitorem os produtos disponíveis e ofereçam melhores condições de pagamento.

As funções das plataformas de e-commerce ajudam a alcançar mais clientes, aumentar as vendas e passar confiança ao cliente de que a compra é segura e a entrega é rápida. Assim, a empresa consegue vender mais e escalar suas operações.

Justamente por facilitar o dia a dia da empresa, elas oferecem uma relação vantajosa para os clientes e vendedores. Com as ferramentas certas, os vendedores conseguem  trabalhar com processos mais simples e eficientes e podem se concentrar em ações de marketing para melhorar a visibilidade da loja, por exemplo.

As plataformas também beneficiam os clientes, pois garantem a segurança dos dados na hora de passar o cartão ou fazer o pagamento por outros meios, com um suporte eficiente e resolutivo e uma navegação simples e rápida. Dessa forma, os clientes ficam mais satisfeitos e têm maior probabilidade de fazer outras compras.

Funcionalidades essenciais para uma plataforma mais eficiente

O sucesso do seu negócio não depende apenas das mercadorias ou do atendimento ao cliente, as funções que a plataforma do seu e-commerce oferece têm efeito na quantidade de vendas que você está fazendo e na saúde do seu negócio.

A integração de pagamentos também faz toda a diferença. Quer reduzir o número de carrinhos abandonados na sua loja? Ter uma integração segura vai deixar o cliente mais confiante na hora de fechar a venda. 

Outra funcionalidade essencial é a gestão de inventários, que mostra o estoque em tempo real. Imagine que você quer muito um produto e na hora de comprar percebe que ele está em falta. 

Você se sente decepcionado e frustrado, não é mesmo? É assim que o seu cliente se sente quando o produto está em falta.

Controlar o estoque a partir da gestão de inventários evita que aconteça esse tipo de coisa. Com isso, você também pode monitorar o tamanho do seu estoque e fazer uma promoção para reduzi-lo quando for preciso.

Os relatórios de dados mostram o número de visitas no site, a quantidade de vendas e a taxa de conversão, que são funcionalidades importantes. 

Isso permite que você conheça o comportamento dos clientes, identifique oportunidades de crescimento, faça campanhas de marketing direcionadas e ajuste seus processos.

O que considerar na hora de escolher a plataforma para a sua loja?

Quer acertar na hora de escolher a plataforma? Então você vai precisar pesquisar para avaliar se ela atende ao seu negócio, pois as plataformas não são iguais. 

Veja se ela tem ferramentas de marketing, como e-mail marketing, SEO e campanhas para redes sociais, por exemplo.

Ela também precisa oferecer as funções compatíveis com as suas necessidades. Por isso, você deve verificar as integrações com ERP, e-mail, envio e formas de pagamento para facilitar a logística.

Avalie se essa plataforma oferece boa experiência para o usuário. Por isso, é importante avaliar o tempo de carregamento da página, o processo de checkout simples, a interface intuitiva e a responsividade. Assim, você melhora a experiência de compra e aumenta as vendas.