Uma empresa para desenvolver suas atividades precisa de planejamento, conhecido como plano de negócios.
Esse planejamento não é apenas quando os processos administrativos e produtivos já estão em prática, muito pelo contrário, esse planejamento é para a formação da empresa, suas estratégias e métodos.
O plano de negócios é uma ferramenta de gestão empresarial importante para qualquer empreendimento e deve ser entendido e aprendido, feito e refeito, pois isso ajudará sua empresa a enxergar horizontes antes não vistos.
Nesse artigo falaremos melhor sobre o plano de negócios, sua importância dentro do quadro geral de uma empresa, indústria, corporação e assim por diante.
Mas, afinal, o que é um plano de negócios?
Um plano de negócios é uma ferramenta que será a guia dos diversos tipos de planeamento, dos serviços de contabilidade até o chão de produção da fábrica.
Essa ferramenta, nada mais é do que um plano por escrito que contém os objetivos do negócio, os passos a serem dados, sempre com o intuito de diminuir os riscos e os danos.
O plano de negócios ajudará o empreendedor saber se a ideia que teve para a abertura de uma empresa é viável. E tudo isso é possível porque durante a elaboração do plano de negócios o empreendedor busca informações mais detalhadas como:
- Os produtos a serem vendidos;
- As marcas oferecidas;
- Os serviços;
- Os possíveis clientes;
- Os concorrentes diretos e indiretos;
- Fornecedores, distribuidores e custos operacionais.
Tendo em vista todos esses tipos de informação, a pessoa saberá com mais discernimento se o serviço de locação de multifuncionais poderá ser lucrativo ou não, ou se uma loja de roupas infantis pode ser lucrativa ou não.
Qual a importância do Plano de Negócios?
A importância do plano de negócios reside na possibilidade do empreendedor de visualizar sua empresa com perspectiva de futuro, ou seja, daqui a 5, 10 ou 15 anos, pois é uma ferramenta de assistência técnica para os administradores.
Afinal, tendo essa visão, será possível o desenvolvimento de um planejamento eficaz que visa o crescimento em diversas áreas:
- No número de clientes;
- Na receita;
- Na participação no mercado;
- Aumento dos lucros e entre outros.
Mas, por onde começar?
O primeiro de tudo é saber qual será a ideia do negócio. Tendo a ideia do negócio é importante pensar em diversos fatores, como, por exemplo, os principais tipos de serviços, de produtos, quem serão seus clientes, a perspectiva de lucro e o tempo de espera para que o investimento seja retornado.
Além da ideia e do que a empresa poderá oferecer, deve-se atentar para outros tipos de preocupações.
A maior parte delas se refere aos recursos humanos, ou seja, quem serão seus sócios (se tiver), a experiência profissional de cada contratado, além de definir a estrutura jurídica, o tributário e a fonte de recursos.
Depois desse passo serão estudados o mercado, os clientes (como os interesses, comportamentos, características), a concorrência e os fornecedores.
Outro ponto crucial para o plano de negócios é o plano de marketing.
Esse plano deve descrever quais serão os preços dos produtos e serviços oferecidos, além de definir as estratégias promocionais (importantíssimo para lojas de roupa, empresas de aluguel de máquina de café, itens de perfumaria, entre outros), e hoje o planejamento das redes sociais, o que será colocado, qual rede social terá enfoque e assim por diante.
Outro ponto muito importante dentro de um plano de negócios é a correta análise financeira.
Aqui o empreendedor deve ser o mais detalhado possível, pois ele vai estimar diferentes preços, como, por exemplo, os investimentos fixos, as estimativas de faturamento mensal da empresa, os custos de materiais, capital de giro, os custos de produção, entre outros.
Feito todas essas etapas, é necessário agora fazer diversos tipos de simulações.
Essas simulações são importantíssimas para que o empreendedor veja o que pode acontecer em situações ruins, como queda nas vendas, como otimista, aumento faturamento. Assim, elaborar ações que ajudam a evitar adversidades ou potencializar situações favoráveis.
Tendo o plano de negócios em mãos o empreendedor pode iniciar seu negócio, gerindo a empresa.
Tudo o que foi planejado acontecerá de uma forma muito dinâmica, e sempre precisa ser revisada dentro do plano de negócios. Assim, podemos dizer que o plano de negócios é uma ferramenta guia, mas que está em constante mudança.