No mundo da moda, um dos estilos mais versáteis, modernos e que atravessa gerações sem perder espaço é o streetwear, ou seja, o urbano. Influenciado pelo Hip Hop americano das décadas de 70, 80 e 90, ele ganhou as ruas de todo o mundo e, em 2021, continua sendo sinônimo de personalidade.
Os acessórios são fundamentais para dar o tom das composições de caráter urbano. Eles são mais que complementos para os looks: muitas vezes são os destaques da produção. Por isso, é bom você procurar saber sobre estilo de bolsa, sapatos e jaquetas antes de se jogar nessa.
O urbano começou com uma onda informal nas ruas, mas, como já virou um estilo clássico, pode estar presente até mesmo em composições formais e nos ambientes de trabalho. A seguir, listamos algumas peças-chave para esse modo de se vestir.
Peças em cores frias
Como o urbano é inspirado nas grandes metrópoles, as peças em cores frias, que lembram o concreto, quase sempre estão presentes nas composições e podem ser o ponto de partida para o seu look. Os contrastes também são bem-vindos.
Jeans
O jeans também é muito urbano e pode estar presente em basicamente todas as peças de roupa e acessórios, por exemplo:
- Calças;
- Shorts;
- Jaquetas;
- Camisas;
- Sapatos.
Para não errar, combine com cores frias e peças confortáveis, mas estilosas.
Detalhes em destroyed
O ambiente urbano costuma ser caótico. Por isso, tem tudo a ver com o estilo incluir alguma peça que traga essa sensação para o look, com detalhes conhecidos no mundo da moda como destroyed.
Pode ser uma peça jeans com rasgos e desfiados ou mesmo uma camiseta toda furada ou cortada.
Estampas e frases
Junto a cores neutras, as estampas geométricas, o xadrez e o camuflado também são a cara do estilo urbano.
As peças estampadas com frases ou desenhos de ambientes urbanos também são boas opções e ficam perfeitas com cores frias e uma jaqueta jeans, por exemplo.
Misturar estampas não é proibido, mas é importante não exagerar. Lembre-se de que estamos falando de um estilo “frio”, então é melhor pecar pela falta que pelo excesso.
Bolsa de alça de corrente
As correntes também combinam com a estética urbana e as bolsas com detalhes assim ajudam a dar o tom de qualquer composição que tenha o estilo. Algumas vezes, basta jogar uma bolsa assim em um look com cores neutras e pronto! Era o “tchan” que faltava.
Relógios
Os relógios remetem à correria e à necessidade de se estar atento à hora para não se atrasar para os vários compromissos. Quanto mais tecnológicos e “inteligentes”, mais urbanos.
Óculos de sol
Os óculos de sol são estilosos e contribuem para dar a qualquer look um ar de distanciamento, que tem um tanto a ver com o estilo urbano.
Mas estamos falando de óculos clássicos, ok? Aquele modelo chamativo que você usa para ir à praia não combina muito com o minimalismo desse estilo.
Colares e pulseiras
Os colares e pulseiras de correntes ou material metálico são ótimos para completar um look com cores frias, sem sair da paleta de cores.
Contudo, é importante lembrar que estamos falando de um estilo minimalista, então é bom não exagerar na quantidade. Se for usar um relógio, por exemplo, não precisa usar pulseira.
Malha e moletom
Uma das marcas do estilo urbano é o conforto e a praticidade. Por isso, roupas em malha e moletom também podem ser boas ideias para as suas composições, até mesmo conversando com peças em acabamento mais fino, como as de alfaiataria.
Entretanto, lembre-se sempre que tudo deve estar em cores frias, de preferência.
Tênis e botinhas
Os tênis e as botinhas também são confortáveis e remetem à correria das grandes cidades, onde as pessoas precisam andar bastante. Preto, branco e cinza são as melhores cores.
Texto: Gustavo Marques