pexels-mikael-blomkvist-6476776

Os desafios das empresas na era da evolução dos dados

No mundo dos negócios, as empresas estão enfrentando cada vez mais desafios, e isso já se estende para praticamente todo tipo de companhia. 

A maneira que muitas optam para se destacar é utilizando dados, tecnologia e usabilidade aplicada aos produtos, serviços e, principalmente, nas interações entre clientes e empresas.

Para isso, a tecnologia é fundamental, afinal, muitos teóricos e estudiosos acreditam que os dados dos usuários serão o novo petróleo, ou seja, valiosos para empresas e até governos.

Portanto, vamos conferir no artigo de hoje um pouco dos desafios que as empresas já enfrentam e vão enfrentar nesta nova era da evolução dos dados e seus usos. Boa leitura.

O que é a usabilidade na tecnologia?

Usabilidade é basicamente como os usuários interagem com uma ferramenta e o quanto isso é fácil ou difícil. Na tecnologia, isso tem sido um fator cada vez mais fundamental e foi o que proporcionou a popularização de vários dispositivos.

Os smartphones democratizaram o acesso das pessoas à internet, em especial com o uso de redes sociais — e os números mostram isso. 

Até meados da década de 2010 a internet era amplamente mais povoada com jovens, na faixa etária abaixo dos 40 anos, porém, o crescimento das vendas de smartphone fez com que os mais velhos aderissem ao uso das redes sociais.

Isso se deve muito ao aumento da usabilidade que esses dispositivos oferecem, pois em poucos cliques você já domina os aplicativos, fazendo a curva de aprendizagem ser muito menor.

UX: User Experience 

Dentro da usabilidade na tecnologia temos o termo User Experience, que se refere a quão agradável é para o usuário interagir com:

  • Produto;
  • Serviço;
  • Aplicativo;
  • Entre outros.

Apesar de estar mais difundida na tecnologia, esse conceito é antigo e foi amplamente aplicado no mundo físico, com lojas que ofereciam experiências diferenciadas aos clientes. 

A vantagem da internet é que as métricas de análise são mais eficientes, o que permite aprimoramentos muito mais rápidos.

Impactos da tecnologia de dados nas empresas

É inegável que todos esses avanços que tivemos com relação à tecnologia e à usabilidade se devem ao aumento do tráfego de dados dos usuários e sua análise.

Para as empresas, obter esses dados é fundamental, pois é possível traçar um perfil mais preciso do seu público-alvo, podendo assim, refinar suas comunicações e também a forma de se relacionar com eles.

Os dados são tão importantes para as empresas que foi necessária até a criação de uma legislação específica para lidar com a captação e armazenagem das informações, que na Europa é a GLPD, e aqui no Brasil conhecemos como LGPD.

Como aplicar os dados ao seu negócio?

Há várias formas de aplicar os dados ao dia a dia do seu negócio, pensando tanto na usabilidade das suas soluções quanto no relacionamento que você vai construir com seus clientes.

Dependendo do seu setor de atuação e da natureza da sua atividade, os dados e a tecnologia deverão ser aplicados de determinada forma. 

Em geral, uma forma muito eficiente de aplicar essa estratégia de captação e análise de dados é por meio de uma ferramenta de CRM (Customer Management Relationship), que são softwares que atuam na angariação e no tratamento de contatos qualificados.

Com esses dados de prospectos que eventualmente serão convertidos em clientes, você pode usar a tecnologia e a usabilidade para extrair relatórios e, assim, elaborar estratégias mais alinhadas com os desejos do seu público-alvo.

Otimize sua operação

Como vimos, a tecnologia e a usabilidade são duas coisas que andam juntas e, quando aplicadas à realidade dos negócios, podem ser muito vantajosas para otimizar suas estratégias de marketing por meio do levantamento e análise de dados.

Busque soluções eficientes para aplicar esse conceito ao seu negócio e otimizar suas operações.

Tags: No tags