celular antigo

O que fazer com um celular antigo? Dicas de como reaproveitar o aparelho

Com certeza, você já passou por essa situação, ou conhece alguém que passou. Logo após comprar um smartphone ou contratar um plano de celular com aparelho, o funcionamento deixa de ser ideal e diferentes tipos de problemas começam a aparecer. 

É verdade que, quanto mais “barato” menos duradouro vai ser o aparelho. Afinal, a vida útil de um smartphone de baixo custo começa a vacilar após 20 meses de atividade, mas uma coisa que independe da “qualidade” do celular, é que todos eles sofrem pela obsolescência programada.

A obsolescência programada nada mais é que a técnica utilizada por fabricantes para forçar a compra de novos produtos e aumentar o consumo, mesmo que os que você já tem estejam em perfeitas condições de funcionamento, ou pelo menos, deveriam estar.

Porque retirar seu celular antigo da gaveta?

Por isso, uma das maneiras de você “enfrentar essa armadilha” é aproveitando ao máximo os aparelhos (obviamente) mas também, reaproveitá-los de outras formas, sempre que possível. 

Afinal, a cada ano centenas de modelos de smartphones são lançados no mercado e centenas de milhares de aparelhos são “aposentados” pelos seus donos, seja porque a bateria não dura mais como antes ou o sistema operacional não é mais atualizado.

No entanto, apelando ao engenho e criatividade, é possível reciclar o celular e transformar a sua utilização para diferentes funcionalidades. E é isso que pretendemos mostrar na lista a seguir.

5 utilidades para o seu celular velho 

Antes de começar, é importante lembrar que o primeiro passo é remover todos os aplicativos, fotos e vídeos realizando uma redefinição de fábrica, restaurando o telefone às configurações originais. Assim, você consegue “zerar” o celular e deixá-lo “como se fosse novo”. 

Feito isso, você está pronto para transformar seu celular em algo totalmente novo. Em seguida, você terá que adicionar um aplicativo para cumprir uma função específica para a qual deseja usar esse celular, mas explicaremos caso a caso. 

Portanto, vamos listar abaixo algumas opções interessantes que você pode transformar seu smartphone antigo. Confira:

 

  1. Controle remoto

 

A primeira dica é logo a mais prática: usar o celular como controle remoto universal se tiver sensor infravermelho ou via bluetooth através de aplicativos como o Remoto Inteligente. Além disso, você também pode utilizar seu celular para comandar aplicativos da Smart TV como o Youtube e o HBO Max pelo Wi-Fi.

 

  1. Câmera de segurança

 

Uma sugestão mais “séria” é transformar seu antigo celular em uma câmera de segurança para você acompanhar de longe através de um notebook. O aplicativo Cami permite transmitir, gravar e alternar entre a câmera traseira e frontal, também possui detecção de movimento.

 

  1. Video game portatil

 

Geralmente, celulares antigos têm desempenho inferiores aos novos, mas mesmo assim, é possível jogar alguns jogos mobiles sem se preocupar com o problema de memória ou “travamento”, afinal, o aparelho “só” vai servir pra isso, certo? Com a memória vazia e sem outros aplicativos rodando, é só questão de instalar no aparelho e jogar na hora e onde quiser!

 

  1. Backup 

 

Outra opção mais “séria” é utilizar seu aparelho antigo como uma espécie de “Backup” ou “HD Externo”. Celulares se perdem, quebram e, às vezes, são roubados. Sendo assim, é uma ótima ideia ter seu celular antigo guardado para uma necessidade ou urgência. 

 

Melhor ainda se ele estiver armazenando dados importantes, como documentos, fotos, mensagens, textos, enfim, qualquer coisa que seja importante e que precise ser acessível, mas que não necessariamente você precise no dia a dia.

 

  1. Reprodutor de filmes

 

A primeira sugestão foi usar seu celular antigo como controle remoto universal, mas e se você utilizasse como a própria televisão? Claro que vai depender do tamanho da tela, mas você poderia utilizar seu aparelho para assistir seus filmes e séries favoritos nos aplicativos das plataformas de streaming.

Assim, você pode deixar ele em algum cômodo da casa sem TV, como cozinha ou seu quarto, ou até mesmo usar para assistir alguma coisa no ônibus ou no trem. 

Essas foram as nossas sugestões, mas você sempre pode usar a criatividade e aplicar a melhor solução para sua realidade. Será uma questão de encontrar a modalidade que nos convém, procurando desafiar as armadilhas da indústria.

Meu aparelho é muito antigo

Seu celular é muito antigo e nada disso serve? Então, talvez seja hora de vender, doar ou até mesmo descartá-lo. Afinal, pra quê ter um aparelho velho e inútil ocupando espaço em casa, não é mesmo? 

E, caso pense em descartar, cuidado. Os celulares são componentes eletrônicos com placas e circuitos, altamente poluentes para o nosso meio ambiente. Portanto, pesquise postos de coletas na sua cidade ou região que façam esse processo de reciclagem para que você possa descartar o seu celular antigo da maneira correta, sem poluir o planeta!