O plano de negócios é um dos principais instrumentos usados pelas empresas para direcionar sua atuação no mercado. Ele é fundamental para que a sua companhia possa obter bons resultados no mercado.
Neste guia, vamos explicar o que é um plano de negócios, mostrando as principais características desse documento. Além disso, faremos um passo a passo com as instruções para criar um plano completo para a sua empresa. Acompanhe a leitura!
Conceito de plano de negócios
Vamos começar pelo conceito de plano de negócios.
Esse é um documento usado por empresas que estão começando agora no mercado, ou até mesmo por empresas que já estão inseridas – para o lançamento de novos produtos, serviços ou expansão, por exemplo.
O plano de negócios traça cada cenários possível para a empresa, permitindo ao empreendedor ou gestor saber exatamente tudo sobre a sua ideia, sua viabilidade, fatores de risco e desafios a serem enfrentados.
É através dele que você poderá obter conhecimentos sobre o seu ramo de atividade, a concorrência, os valores de mercado, o capital necessário para começar, quais serão os fornecedores e muito mais.
Importância do plano de negócios para empresas
Pense no plano de negócios como um guia, como uma orientação. Ele ajuda o empreendedor a implementar estratégias, visando abrir um novo negócio ou crescer em um negócio já existente.
Nem sempre a ideia de negócio que possuímos é viável, seja por uma questão de investimento, seja pela concorrência ou por qualquer outro fator.
Ele nos permite justamente saber se a nossa ideia deve ou não ser implementada.
Benefícios do plano de negócios
O plano de negócios apresenta diversos benefícios para a empresa. Ele organiza todas as ideias do empreendedor, facilitando a compreensão de quais passos devem ser tomados a seguir, na fase de execução.
Além disso, é o instrumento perfeito para que empreendedores consigam incentivos financeiros no mercado, como patrocínio e investimentos.
Esse documento pode ser exibido como comprovante da viabilidade do negócio.
Como fazer um plano de negócios
Para um planejamento perfeito, o mais indicado é a realização de um curso de plano de negócios.
Essa é uma formação que capacita o profissão para elaborar um plano para empresas de diversos segmentos, de acordo com a realidade do projeto.
No entanto, existem alguns passos que são básicos para a criação de um plano. A seguir, vamos abordar sobre cada um deles.
1. Análise de mercado
Tudo começa pela análise de mercado, etapa fundamental para a elaboração do plano.
Nesse primeiro momento, o empresário ou profissional responsável deve analisar o contexto do mercado em que o negócio será inserido.
Diversos aspectos devem ser levados em consideração, como o público-alvo pretendido, a existência ou não de concorrentes – e quais são eles –, quais são os fornecedores disponíveis na região etc.
Além disso, é durante a análise de mercado que se deve considerar o posicionamento do produto. Ou seja, definir os principais aspectos da empresa, como seus valores, seu propósito e diferenciais competitivos.
2. Plano de marketing
O plano de marketing está inserido dentro dos planos de negócios, tendo em vista que a divulgação é um dos principais fatores que influenciam no sucesso de um empreendimento.
Nessa etapa, o plano de negócios deve estar focado no produto, no ponto de venda, na promoção (comunicação) e no preço. Esses são os principais aspectos do marketing, tendo em vista que englobam toda a cadeia produtiva.
3. Plano operacional
Já o plano operacional, diz respeito à forma com que a ideia será executada. Isto é, quais vão ser as estratégias do empreendedor para colocar no papel o seu planejamento.
Essa é uma etapa prática do planejamento.
Nesse ponto, devem ser considerados todos os recursos financeiros, materiais e humanos, número de funcionários a serem contratados, equipamentos e instalações disponíveis e necessárias para o funcionamento do negócio.
4. Plano financeiro
O plano financeiro, por sua vez, faz referência ao planejamento dos recursos.
Quanto de dinheiro você precisa para fazer com que o seu negócio cresça no mercado? Considere o investimento, inicial e de giro, despesas, compra de produtos, lucros etc.
Conclusão
Agora você já sabe o que é plano de negócios, qual a sua importância e como fazer na prática. O curso de plano de negócios pode te ajudar a entender melhor cada uma dessas etapas de forma detalhada, para um planejamento perfeito e eficiente.