Saber ajustar os preços do seu negócio não é fácil, principalmente em momentos de crise, por isso conhecer o pricing power se torna essencial.
As empresas que conseguem encontrar o tempo certo para subir o valor de seus produtos tendem a ser sucesso no mercado em qualquer período.
Seja em compras internacionais ou nacionais, quem vende sempre precisa considerar o preço como uma âncora para a estabilidade do negócio. Qualquer erro em aumentar ou diminuir o preço de produtos pode resultar em perda de receita e valor de mercado.
Neste artigo, vamos mostrar a importância do pricing power — ou “poder de precificação” em português. Esse conceito é definido por Warren Buffet, um dos principais investidores do mundo, como “a decisão mais importante ao avaliar um negócio”
O que é pricing power?
O pricing power é a capacidade que uma empresa possui de aumentar os preços de seus produtos e serviços sem prejudicar a demanda ou receita do negócio. Nesse sentido, quanto maior for o pricing power de uma empresa, mais fácil será aumentar preços sem perder clientes.
Dessa forma, o poder de precificação é determinado pelo nível de utilidade e exclusividade de um produto ou serviço. Isso faz com que os clientes estejam dispostos a pagar mais por produtos e serviços, mesmo em períodos de crise.
Exemplos de pricing power
O maior exemplo de pricing power no mercado são os artigos de luxo. Esse tipo de produto atingiu um alto nível de precificação, que está muito associado ao seu caráter de exclusividade.
Logo, quem compra um artigo de luxo sabe que está fazendo parte de um clube seleto de consumidores que possuem aquele produto.
A escassez de produtos e serviços também é essencial para o pricing power. E quando estamos falando de produtos escassos não falamos apenas de alimentos por conta de época, crises ou greves, estamos falando de algo muito mais abrangente.
Hoje em dia é fácil apontar como a escassez ajuda empresas a potencializar o pricing power.
As corridas de Uber são um grande exemplo disso. Se o consumidor pedir uma corrida em um horário de pico, ele terá de pagar mais caro pelo serviço, porque terão menos motoristas disponíveis para aceitar a corrida.
Outro exemplo de pricing power no mercado mundial é a Apple. A gigante de tecnologia consegue trabalhar o seu pricing power com base na fidelidade de seus clientes.
Com a fidelização de clientes à marca, a Apple não tem tantos problemas para aumentar o preço de seus produtos a cada lançamento. Outros exemplos que podemos citar de marcas que utilizam de maneira eficiente essa estratégia são:
- Microsoft;
- 99app;
- Cabfy;
- Entre outros.
Isso faz com que a marca possa manter a sua demanda, mesmo com seus produtos aumentando de preço ao longo do tempo.
Price elasticity of demand (elasticidade de preço da demanda)
O price elasticity of demand, que pode ser traduzido para o português como “elasticidade de preço da demanda”, é um método de cálculo usado por muitas empresas para a definição do pricing power.
Para calcular a elasticidade de preço de demanda, basta dividir o percentual de demanda do produto pelo percentual de aumento ou diminuição do seu preço.
Basicamente, a elasticidade de preço de demanda avalia o quanto a demanda por um produto muda quando o seu preço aumenta ou diminui.
Em outras palavras, a elasticidade de preço de demanda aponta para empresa o quanto elas podem aumentar o valor de seus produtos sem perder demanda por eles.
Como o pricing power ajuda no crescimento da empresa?
Empresas que não fazem o ajuste de preço de seus produtos com certa frequência tendem a não crescer, justamente por conta das variações do mercado e das crises econômicas ao redor do mundo.
Já negócios que trabalham a sua capacidade de pricing power se beneficiam porque conseguem fazer ajustes de preços no momento certo para não perder demanda.
Com isso, as empresas conseguem estabilizar sua receita, aumentar seus lucros e ter uma expectativa de crescimento no médio e longo prazo.