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O que é dropshipping e como funciona?

Dropshipping é uma técnica de gestão logística muito utilizada na Internet, possibilita que uma loja virtual venda um produto diretamente pela plataforma, o diferencial é que a loja não é responsável pela logística de entrega e nem de estoque.

Em poucas palavras é você vender em sua loja virtual os produtos de outras pessoas, sua loja funcionará como uma vitrine terceirizada, mas todos os processos de reserva e entrega são realizados pelo fornecedor original, você se preocupa apenas com o processo de marketing e divulgação.

Como funciona o dropshipping?

Primeiramente você precisa criar uma loja virtual, o ponto de partida é esse, depois o processo do drop shipping é bastante simples, consiste em separar as atividades entre lojista e fornecedor, é preciso ter uma organização desde o momento do pedido até a entrega do produto.

Existem três passos que são fundamentais para entender essa nova tendência do marketing digital, vamos abordar esses três passos agora.

Você é responsável pelo pedido

Sim, o processo de venda no dropshipping começa com o pedido em sua loja virtual ou marketplace, você é responsável por todas as atividades em sua loja virtual, desde layout, atendimento até preço e datas de entrega, basicamente é tudo com você, menos a entrega e logística desses produtos.

Você recebe o produto do fornecedor

Depois de receber o pedido em sua loja, agora precisa estabelecer a ponte entre você (vendedor) e seu fornecedor, primeiramente é claro, você repassa o valor do produto para o seu fornecedor e fica somente com o valor que você colocou por cima, visando a margem de lucro do produto.

Um ponto importante, essa conexão deve ser mantida somente entre você e fornecedor, isso não pode ser transparente para o cliente, por questão de confiança e credibilidade.

Você não compraria em uma loja com a mensagem “compre aqui comigo que meu amigo vai lhe entregar”, isso precisa ser igual um checkout transparente, o processo envolverá um terceiro, mas, não é visível e de conhecimento do comprador.

O fornecedor envia o produto ao cliente

Agora que seu cliente efetuou o pagamento em sua loja e você já acertou com o fornecedor, chegou o momento mais esperado do processo, a partir desse momento seu fornecedor deverá assumir o processo de entrega.

Como o produto está em seu estoque, o processo de logística de estoque e entrega é com ele, sua parte você já fez. Ele até pode assinar a entrega com a marca dele, mas geralmente é legal firmar uma parceria com seu distribuidor para ficar tudo com a sua cara e marca.

Após o cliente confirmar o envio do pedido, você volta a assumir o controle novamente, você pode finalizar o pedido em sua loja virtual, mudando o status de enviado para recebido em sua plataforma e-commerce.

Em caso de devolução o cliente irá entrar em contato diretamente com você (plataforma), alias foi de você que ele comprou, e você repassa as dúvidas de troca com seu fornecedor.

E as estratégias de marketing digital?

Todo o marketing de venda pode e deve ser realizado por você, abuse das estratégias de marketing, crie uma loja virtual otimizada, trabalhe o SEO em sua loja para ranquear no Google seus produtos, por mais que você esteja utilizando uma estratégia dropshipping, toda credibilidade e qualidade de atendimento é com você.

Na hora de criar sua loja virtual, busque uma empresa especializada em e-commerce, para lhe ajudar, o mercado é recheado de empresas focadas em criação de lojas virtuais, busque a melhor alternativa e comece a ganhar dinheiro.

Dicas para começar seu dropshipping

E por fim, vamos deixar aqui algumas dicas para começar a ganhar dinheiro com sua loja virtual dropshipping.

Faça uma análise/ pesquisa de mercado

Antes de tudo, pesquise sobre o mercado de atuação dos produtos que você pretende vender, o erro de muitos lojistas é achar que vão vender de tudo em suas lojas, com a potência que os marketplaces estão se tornando, segmentar um nicho está entre as melhores técnicas de marketing atualmente.

Faça uma pesquisa de mercado e estude seus potenciais concorrentes antes de sair cadastrando produtos e se frustrando por não vender nada.

Um bom exemplo disso é o mercado dos celulares, é muito difícil você comprar um produto “caro” em qualquer loja virtual, ainda mais em uma loja nova.

Faça boas parcerias, busque bons fornecedores

Aqui é onde mora o perigo! Não se canse de buscar um bom fornecedor e se achar uma boa parceria, continue buscando e lapidando cada vez mais esse processo.

O pior erro de uma loja virtual, é ter uma má reputação. Portanto busque localizar todos os possíveis problemas para que situações com o fornecedor ou outras eventualidades não acabem queimando o filme da sua empresa. Reflita sobre esse ponto, deixo aqui dois pontos importantes:

  • Conheça o produto que você vende;
  • Crie boas conexões;
  • Busque por bons fornecedores.
  • Capriche no marketing.

Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil. Faça dele o seu guia e siga nossas orientações para conseguir desenvolver uma grande estratégia de dropshipping.

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