Dropshipping é uma técnica de gestão logística muito utilizada na Internet, possibilita que uma loja virtual venda um produto diretamente pela plataforma, o diferencial é que a loja não é responsável pela logística de entrega e nem de estoque.
Em poucas palavras é você vender em sua loja virtual os produtos de outras pessoas, sua loja funcionará como uma vitrine terceirizada, mas todos os processos de reserva e entrega são realizados pelo fornecedor original, você se preocupa apenas com o processo de marketing e divulgação.
Como funciona o dropshipping?
Primeiramente você precisa criar uma loja virtual, o ponto de partida é esse, depois o processo do drop shipping é bastante simples, consiste em separar as atividades entre lojista e fornecedor, é preciso ter uma organização desde o momento do pedido até a entrega do produto.
Existem três passos que são fundamentais para entender essa nova tendência do marketing digital, vamos abordar esses três passos agora.
Você é responsável pelo pedido
Sim, o processo de venda no dropshipping começa com o pedido em sua loja virtual ou marketplace, você é responsável por todas as atividades em sua loja virtual, desde layout, atendimento até preço e datas de entrega, basicamente é tudo com você, menos a entrega e logística desses produtos.
Você recebe o produto do fornecedor
Depois de receber o pedido em sua loja, agora precisa estabelecer a ponte entre você (vendedor) e seu fornecedor, primeiramente é claro, você repassa o valor do produto para o seu fornecedor e fica somente com o valor que você colocou por cima, visando a margem de lucro do produto.
Um ponto importante, essa conexão deve ser mantida somente entre você e fornecedor, isso não pode ser transparente para o cliente, por questão de confiança e credibilidade.
Você não compraria em uma loja com a mensagem “compre aqui comigo que meu amigo vai lhe entregar”, isso precisa ser igual um checkout transparente, o processo envolverá um terceiro, mas, não é visível e de conhecimento do comprador.
O fornecedor envia o produto ao cliente
Agora que seu cliente efetuou o pagamento em sua loja e você já acertou com o fornecedor, chegou o momento mais esperado do processo, a partir desse momento seu fornecedor deverá assumir o processo de entrega.
Como o produto está em seu estoque, o processo de logística de estoque e entrega é com ele, sua parte você já fez. Ele até pode assinar a entrega com a marca dele, mas geralmente é legal firmar uma parceria com seu distribuidor para ficar tudo com a sua cara e marca.
Após o cliente confirmar o envio do pedido, você volta a assumir o controle novamente, você pode finalizar o pedido em sua loja virtual, mudando o status de enviado para recebido em sua plataforma e-commerce.
Em caso de devolução o cliente irá entrar em contato diretamente com você (plataforma), alias foi de você que ele comprou, e você repassa as dúvidas de troca com seu fornecedor.
E as estratégias de marketing digital?
Todo o marketing de venda pode e deve ser realizado por você, abuse das estratégias de marketing, crie uma loja virtual otimizada, trabalhe o SEO em sua loja para ranquear no Google seus produtos, por mais que você esteja utilizando uma estratégia dropshipping, toda credibilidade e qualidade de atendimento é com você.
Na hora de criar sua loja virtual, busque uma empresa especializada em e-commerce, para lhe ajudar, o mercado é recheado de empresas focadas em criação de lojas virtuais, busque a melhor alternativa e comece a ganhar dinheiro.
Dicas para começar seu dropshipping
E por fim, vamos deixar aqui algumas dicas para começar a ganhar dinheiro com sua loja virtual dropshipping.
Faça uma análise/ pesquisa de mercado
Antes de tudo, pesquise sobre o mercado de atuação dos produtos que você pretende vender, o erro de muitos lojistas é achar que vão vender de tudo em suas lojas, com a potência que os marketplaces estão se tornando, segmentar um nicho está entre as melhores técnicas de marketing atualmente.
Faça uma pesquisa de mercado e estude seus potenciais concorrentes antes de sair cadastrando produtos e se frustrando por não vender nada.
Um bom exemplo disso é o mercado dos celulares, é muito difícil você comprar um produto “caro” em qualquer loja virtual, ainda mais em uma loja nova.
Faça boas parcerias, busque bons fornecedores
Aqui é onde mora o perigo! Não se canse de buscar um bom fornecedor e se achar uma boa parceria, continue buscando e lapidando cada vez mais esse processo.
O pior erro de uma loja virtual, é ter uma má reputação. Portanto busque localizar todos os possíveis problemas para que situações com o fornecedor ou outras eventualidades não acabem queimando o filme da sua empresa. Reflita sobre esse ponto, deixo aqui dois pontos importantes:
- Conheça o produto que você vende;
- Crie boas conexões;
- Busque por bons fornecedores.
- Capriche no marketing.
Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil. Faça dele o seu guia e siga nossas orientações para conseguir desenvolver uma grande estratégia de dropshipping.