maquinário

O que é automação de marketing: vantagens e como aplicar?

O que é automação de marketing? A automação de marketing é uma prática que usa a tecnologia presente em uma ferramenta especializada para tornar mais eficiente a execução de tarefas de marketing, por exemplo:

  • Captação de leads;
  • Envio de e-mail marketing;
  • Segmentação de contatos;
  • Qualificação;
  • Gestão de redes sociais;
  • Entre outras coisas.

De maneira geral, o objetivo de uma ferramenta de automação de marketing é tornar o trabalho da equipe do setor mais produtivo, uma vez que transforma ações manuais em atividades automatizadas.

Ou seja, liberando tempo para que os profissionais possam se dedicar à parte mais estratégica do departamento.

Entretanto, a automação de marketing é mais do que isso. Na prática, muitas atividades que hoje fazem parte do setor de marketing são inviabilizadas caso sua empresa não conte com um software especializado. 

Um exemplo, é a pontuação de leads que qualifica leads de marketing e leads de venda, tornando o processo comercial muito mais inteligente e eficiente. 

Levando para vendas leads que realmente estão prontos para comprar, ao invés de perder tempo com conteúdos comerciais enviados à contatos que ainda estão no início ou meio do funil de vendas. 

Uma outra prática alinhada ao novo comportamento do consumidor, e que é muito bem atendida pelo que o que é automação de marketing, é a construção de fluxos de nutrição de leads. 

Um fluxo de nutrição consiste em sequências de materiais compartilhados com os leads, geralmente por e-mail marketing. 

Esse conteúdo deve estar alinhado ao perfil do lead e a etapa da jornada do cliente, para garantir que esse contato receberá informações valiosas para o estágio de compra, em que se encontra.

O objetivo é educar o lead e contribuir para que ele avance nas etapas do funil de vendas e chegue até a etapa de compra. 

 O que é automação de marketing?

O conceito sobre o que é automação de marketing pode ser confundido com uma ferramenta – que permite a execução da automação – e com um recurso valioso para a execução das etapas do Inbound Marketing – dentro de uma estratégia de atração e conversão de usuários em clientes. 

De fato, a automação pode ser entendida das duas formas, afinal, sem uma ferramenta, ou seja, sem o apoio tecnológico, a automação não é realizada. 

Da mesma maneira, estamos falando de uma etapa crucial para a execução de uma estratégia de Inbound Marketing, que exige um nível de relacionamento e engajamento entre marca e cliente difícil de ser alcançado sem a automação dos canais, por exemplo, sem a automação do e-mail marketing. 

O que é importante, entretanto, é que você tenha em mente ao entender o que é automação de marketing é que se você busca por crescimento, bom ROI de marketing, maiores taxas de conversão e melhor aproveitamento dos leads que chegam à sua empresa.

Desse modo, é uma ferramenta que permite aplicar a automação na sua empresa, é indispensável. E os números não me deixam mentir: 

Isso porque 53% é o aumento médio da taxa de conversão com a adoção da automação de marketing. Enquanto, 451% é o aumento médio de leads qualificados em empresas que implementam a automação de marketing

Vantagens da automação de marketing

Além dos números acima, existem outras razões para investir em na automação de marketing para a estratégia da sua empresa. Entre as vantagens da automação de marketing estão: 

  • Gestão de leads alinhada às etapas do funil de vendas;
  • Facilita a segmentação de contatos para uma melhor experiência para o cliente;
  • Permite uma qualificação de leads mais veloz e eficiente; 
  • Garante comunicação de qualidade por e-mail, aproveitando os benefícios e o ROI;
  • Facilita a captação de leads;
  • Aumenta a produtividade da equipe de marketing e vendas;
  • Amplia a assertividade na seleção de leads qualificados para vendas;
  • Diminui o custo de aquisição do cliente;
  • Oferece relatórios completos e personalizados para a otimização de estratégias.

Continue a leitura e entenda qual a melhor maneira de trabalhar com a automação de marketing como um todo.

Como fazer automação de marketing?

Engana-se, entretanto, quem acredita que a automação de marketing está condicionada apenas ao uso de uma ferramenta especializada. 

Antes de abrir o sistema e configurar suas campanhas, é fundamental construir uma estratégia que tenha como foco objetivos relevantes para sua empresa, compreendendo quem são seus clientes e como se relacionar com eles. Alguns passos podem te ajudar nisso. 

1. Entenda quem são as personas do negócio

O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing, usando qualquer ferramenta, é entender quem é o público que está sendo trabalhado, quais as personas do negócio, quais são suas dúvidas, necessidades e desejos. 

A partir da compreensão das personas de um negócio é possível entender o que falar, onde falar e como falar, para convencê-la a se relacionar com a sua empresa. 

2. Compreenda a jornada da cliente

O funil de vendas é uma representação de como as empresas devem usar as etapas da jornada do cliente para montar sua estratégia. 

Deve ser considerado que existem potenciais consumidores que ainda estão em fases iniciais do processo de decisão de compra, e que, por isso, precisam ser nutridos e educados antes de receberem mensagens de estímulo à compra de um produto ou serviço.

Ao considerar suas personas e as etapas da jornada de compra dos clientes é possível criar uma relação mais próxima para uma comunicação mais eficiente. Afinal, esse é um dos objetivos do que é automação de marketing.

3. Segmentação de contatos

Dentro do novo comportamento do consumidor que a automação de marketing atende, a comunicação em massa já não faz mais sentido. 

Dentro disso, cada vez mais os usuários buscam por marcas que oferecem uma comunicação personalizada, individual e que esteja de acordo com as necessidades que eles apresentam, e sua realidade de maneira geral. 

Por meio da automação de marketing é possível realizar essa comunicação segmentada, oferecendo conteúdo relevante alinhado à etapa da jornada do cliente, a persona e ao comportamento do contato. Tudo isso sem perder o timing do negócio nem assustar o lead.

4. Crie fluxos de automação de marketing

O fluxo de automação, ou fluxo de nutrição, é a organização de uma sequência de materiais e conteúdos que um lead recebe enquanto está na base de contatos de uma empresa. 

Esse fluxo deve considerar, assim como todo o resto, o comportamento, perfil e etapa do processo de compra do cliente. Com a ferramenta de automação é possível configurar uma sequência de emails, por exemplo, para leads que converteram em uma landing page “A”. 

A partir da interação desses leads com o material que receberam em um primeiro momento, eles irão receber outros conteúdos. 

Por exemplo, um lead que abriu o primeiro e-mail que recebeu irá receber um segundo e-mail “Y”, enquanto um lead que não abriu esse mesmo email irá receber um segundo e-mail “X”, e assim por diante. 

Todo esse fluxo, que também pode ser entendido como o fluxograma, é construído pela equipe uma única vez e depois funciona automaticamente por meio da automação de marketing. 

5. Qualificação de leads

Outra etapa importante de uma estratégia que usa a automação de marketing é a qualificação de leads

O lead scoring, ou pontuação de leads, é um recurso da ferramenta de automação e permite que a equipe de marketing identifique os contatos que apresentam pontuações mais altas e que estão prontos para realizar uma compra. 

É possível que a equipe, previamente, estabeleça uma pontuação mínima para que os leads sejam encaminhados para o setor de vendas. 

6. Monitore os resultados constantemente

Cada aplicação da automação de marketing deve ser mensurada, medida e acompanhada para a avaliação dos resultados alcançados. 

Dessa forma, a equipe pode otimizar os resultados, eliminar gargalos e tornar o processo de relacionamento com o lead, mais fluido e eficiente.

Agora que você já sabe o que é automação de marketing e como aplicar, sua empresa precisa buscar uma ferramenta completa para executar todas essas etapas de maneira eficiente. 

Caso tenha ficado com alguma dúvida deixe nos comentários!

Este artigo foi escrito pela LAHAR, um software de Automação de Marketing completo que vai te ajudar a aplicar as ações de redes sociais, e-mail marketing, SEO e muito mais de maneira mais simples e assertiva, com relatórios completos e atualizados em tempo real. Faça seu teste grátis por 15 dias e converse com um de nossos especialistas. 

 

Tags: No tags