pexels-tom-fisk-1427107

O que é a área de supply chain?

Quem gerencia um negócio sabe bem que a entrega de um produto ou serviço envolve várias etapas. Para garantir que tudo corra bem em todas elas, o setor de supply chain é estratégico.

Ainda não tem muita familiaridade com o termo e gostaria de entender mais? Continue lendo.

Na tradução para o português, supply chain significa cadeia de suprimentos. Essa é uma área que abrange todas as etapas de produção, desde a compra de matéria-prima ou escolha de um bom fornecedor de alimentos, passando pela produção até a logística para entrega.

Por que isso é importante?

Basicamente, o supply chain é uma área que organiza todo o fluxo de trabalho e conversa com todos os atores envolvidos nos processos necessários para que você entregue ao seu cliente o produto ou serviço com a máxima qualidade e eficiência. É o que conecta tudo.

Esse tipo de trabalho envolve:

  • Gerenciamento da logística;
  • Compra e o armazenamento dos materiais utilizados no processo;
  • Finanças;
  • Fornecedores;
  • Infraestrutura das instalações;
  • Uso da tecnologia da informação.

Garantir que tudo funcione bem te ajuda a entregar o melhor produto final possível e no melhor tempo, o que pode te dar vantagens competitivas no mercado. Afinal, consumidor satisfeito é o melhor que pode acontecer a qualquer empresa.

O supply chain também é a área que pode ajudar o seu negócio a minimizar perdas e maximizar lucros. Com uma gestão eficiente é possível reduzir custos operacionais, aproveitando o que já tem no estoque ou diminuindo processos, por exemplo.

As informações compiladas neste departamento também são estratégicas para a tomada de decisões, como troca de fornecedores ou desenvolvimento de novos produtos. 

Para isso, a sua empresa precisa ter um bom gerenciamento dessa área, assunto sobre o qual vamos falar mais a seguir.

Como fazer um bom gerenciamento de supply chain?

Independentemente do tamanho da sua empresa, você deve ter uma área específica para acompanhar a cadeia de suprimentos. Pode ser uma pessoa, uma empresa terceirizada ou uma equipe completa, decisão que vai depender do seu ramo, porte e orçamento.

Além de coordenar todo o processo, a área de supply chain deve garantir que os demais gestores da sua empresa conheçam todo o processo de produção, mesmo que não atuem diretamente em algumas etapas.

Isso faz com que eles tenham uma visão do todo e tomem decisões melhores para um resultado satisfatório.

A máxima satisfação do consumidor final deve ser o resultado almejado pela área. Por isso, também é interessante sempre buscar o feedback de quem consome e indica o seu produto ou serviço. O consumidor demonstrou insatisfação? Talvez algo na cadeia precise mudar.

Também é fundamental que a área de supply chain da sua empresa mantenha sempre uma boa comunicação com todos os parceiros, assim os imprevistos (e eles vão acontecer!) podem ser manejados de forma a prejudicar o mínimo possível a entrega final.

Outra função relevante que deve ser desempenhada por essa área é o monitoramento do desempenho de cada parte da cadeia.

Se uma peça da engrenagem não está funcionando bem, pode prejudicar todo o sistema. Por isso, um gestor atento deve estar sempre de olho em toda a máquina.

A área de supply chain  é especialmente relevante se a entrega do seu produto ou serviço passa por várias empresas. Cada uma delas precisa também garantir um bom gerenciamento de supply chain interno para que tudo ocorra bem.

Tags: No tags