O micro-ondas é um eletrodoméstico capaz de facilitar a vida de qualquer pessoa. Além de aquecer alimentos com rapidez, tornando a rotina mais prática, esse aparelho também é útil no preparo de diversas opções, exigindo menos esforço para realizar vários pratos.
Dessa forma, ao fazer a pesquisa, não basta apenas ficar de olho no preço de micro-ondas nas lojas. Existem várias características deste aparelho que precisam ser avaliadas para que você leve para casa aquele que será compatível com a sua rotina.
Neste texto, conheça um pouco mais sobre os pontos que deverão guiar a compra do seu próximo micro-ondas.
1 – Capacidade
Esse é o primeiro aspecto a que você deve prestar atenção ao escolher um novo micro-ondas para a sua residência. E o modelo apropriado dependerá do tamanho das porções que você deseja realizar no aparelho.
Assim, quem tem o costume de preparar pratos em recipientes maiores (sobretudo em casas com muitas pessoas), deve optar por modelos que tenham 30 litros ou mais de capacidade.
Já em situações em que o uso será pessoal ou para um casal, não é preciso comprar aparelhos maiores: aqueles com 20 litros de capacidade são suficientes para atender às necessidades.
2 – Potência
Outra característica que deve ser observada é a potência do micro-ondas. Considerada a “força” do aparelho, é importante entender que quanto maior for a potência, menos tempo será necessário para preparar as refeições.
Essa característica se torna ainda mais importante dependendo dos alimentos que você pretende preparar, por exemplo:
- Carne;
- Frango;
- Legumes;
- Verduras;
- Entre outros.
Por exemplo: no caso de receitas mais elaboradas, como pratos assados ou cozidos, é aconselhável ter um micro-ondas de a partir de 1000 watts. Agora, caso você utilize ele mais para descongelar alimentos, pode escolher um com potência menor.
3 – Funcionalidades
É importante que o aparelho que você pretende comprar tenha funcionalidades que facilitem o seu dia a dia e o preparo de refeições.
Vários modelos contam com funcionalidades automáticas, tais como: descongelamento e preparo de receitas pré-programadas, como macarrão, lasanha, hambúrguer, arroz, entre outros. Assim, basta selecionar a opção e deixar que ele faça o resto do trabalho.
Inclusive, micro-ondas mais recentes e modernos têm a capacidade de gravar preparos personalizados, de acordo com o seu gosto. Assim, é possível armazenar até 50 receitas para que você as prepare com o aperto de poucos botões.
4 – Limpeza e controle de odor
Entre as funcionalidades, pesquise por modelos que tenham duas que facilitarão bastante a manutenção do aparelho: o controle de odor e a realização de limpeza.
A primeira é responsável por prevenir que o interior do aparelho fique com o cheiro de qualquer receita, ideal para impedir que tanto ele quanto o ambiente fiquem com o cheiro específico de uma refeição.
Já os aparelhos que têm a função de limpeza ajudam a eliminar tanto os resíduos dos alimentos quanto possíveis manchas que fiquem no interior. Com isso, o momento de limpar o aparelho se torna muito mais prático e menos cansativo.
5 – Voltagem
É importante não esquecer de consultar a voltagem do equipamento e se certificar de que ele seja compatível com as tomadas da sua residência. No mercado, as opções mais comuns disponíveis são as de 127V e 220V, então, faça a escolha apropriada para a sua casa.
Também é importante considerar qual será a tomada, já que é preciso que ele fique instalado respeitando as distâncias mínimas recomendadas no manual do produto.
Com a instalação correta do eletrodoméstico, os riscos envolvendo problemas com superaquecimento e acidentes são bem reduzidos.