As estratégias de marketing são fundamentais para o desenvolvimento de empresas de forma correta no mercado de atuação.
Para isso, é importante que os proprietários possuam conhecimento sobre estratégias que possam otimizar ainda mais o crescimento dos negócios.
É importante que os empresários possam se adaptar às necessidades de seus clientes e as mudanças do mercado, não ao contrário.
Uma das estratégias pouco conhecidas, mas eficiente, é o Inbound Marketing, que pode oferecer diversas vantagens para os proprietários de empresas de outros segmentos.
O que é o Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é uma estratégia que busca despertar o interesse dos usuários, ao contrário do marketing tradicional. Para isso, o Inbound Marketing utiliza três pilares: Marketing de Conteúdo, SEO e estratégias em redes sociais.
O Inbound Marketing pode oferecer diversas vantagens para empresas de segmentos diferentes, principalmente por conquistar e manter os clientes.
Para isso, as estratégias de marketing se baseiam na criação e divulgação de conteúdos relevantes, de grande interesse do público-alvo.
Ao contrário do marketing tradicional, que interrompe as atividades do público-alvo para promover determinado produto ou serviço, essa estratégia prende o cliente em potencial por meio de informações que o ajudem de alguma maneira, mesmo que naquele momento ele não tenha interesse no produto.
Este interesse pode aproximar os clientes da empresa, permitindo que seja estabelecida uma relação de confiança, através dos conteúdos consumidos pelos usuários, que podem ser disponibilizados em diversas mídias e ferramentas.
Por isso, o Inbound Marketing também é conhecido como Marketing de Atração. A empresa produz conteúdos relevantes, apresentando detalhes sobre possíveis “dores” dos clientes, ou seja, problemas que o público em potencial possua.
Em razão disso, a corporação pode oferecer soluções viáveis para estas “dores”. Por exemplo, um conteúdo que trata sobre pele ressecada e suas características, pode ser um meio viável de apresentar um creme hidratante.
Para isso, é importante que a empresa conheça muito bem o público que deseja atingir, buscando conhecer sobre as preferências e necessidades dos clientes em potencial.
Para diversos profissionais de marketing orgânico, o Inbound Marketing já era aplicado de forma inconsciente, mas o termo começou a ser utilizado por Brian Halligan, co-fundador da Hubspot.
Devido a forma de aplicação e as vantagens oferecidas, o Inbound Marketing é semelhante ao Marketing Digital e a estratégia digital, principalmente por utilizar ferramentas semelhantes.
As vantagens do Inbound Marketing
O Inbound Marketing tem grandes chances de oferecer benefícios para empresa se bem executado. Isso acontece porque atualmente o usuário e consumidor pode selecionar o conteúdo que deseja consumir.
Este controle pode restringir o que será consumido, prejudicando a efetividade do Marketing Tradicional. Já com o Inbound, é possível utilizar essa seleção e controle do conteúdo que será consumido para apresentar o que o usuário deseja e se sente atraído.
Saber como fidelizar clientes e atraí-los, é uma forma simples e eficiente de estabelecer uma relação duradoura, além de facilitar a conversão do cliente.
Através dos processos planejados e realizados de forma cuidadosa e completa, é possível obter diversos benefícios, como:
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Fidelização de clientes;
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Ações de alta performance;
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Relação duradoura;
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Conversão mais fácil;
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Entre outros.
Para isso, é possível que as empresas utilizem blogs, mecanismos de busca e as redes sociais, para apresentar conteúdos relacionados a seus serviços e produtos, que possam ser de grande interesse pelo público-alvo.
Como aplicar o Inbound?
A atração de clientes é essencial para que a estratégia de SEO seja efetiva. Para isso, é importante que a empresa utilize recursos, redes sociais, blogs e outras mídias que sejam utilizadas pelos possíveis clientes.
A criação de conteúdos também deve ser feita em diversas formas, como o email marketing, textos em blogs, vídeos para plataformas, textos mais curtos em redes sociais e outros meios, relacionando sempre ao público e o segmento.
Além disso, é essencial que a empresa se responsabilize e invista em uma relação com seus clientes, respondendo comentário e dúvidas de forma segura e rápida em todos os meios de comunicação utilizados.
Outra dica importante é realizar o controle do conteúdo apresentado e divulgado nos meios escolhidos, realizando a produção e postagem de forma periódica e controlada.
Em razão disso, é possível obter benefícios, como o aumento de vendas e a fidelização de clientes, como visto anteriormente. Sendo uma forma eficiente e segura de estabelecer seus negócios no mercado em que atua.