Não deixe de conferir alguns cursos para a sua proteção

Se você tem uma empresa, deve estar ciente que os cuidados com a segurança e proteção do edifício e dos profissionais que trabalham para você são sua responsabilidade.

É essencial promover um ambiente seguro contra incêndios e acidentes de trabalho, a depender das atividades empreendidas em seu negócio.

Proteção contra incêndio

O primeiro passo para a promoção de um ambiente seguro é montar um sistema de combate a incêndio eficiente com equipamentos adequados e pessoal habilitado para atuação caso ocorra algum incidente.

O sistema deve ser composto por equipamentos como um sistema de alarme automático, a opção mais recomendada, pois reúne diversos tipos de equipamentos como os detectores de fumaça, detectores de temperatura e sprinkles.

A vantagem deste tipo de sistema é que ele exerce um controle muito maior sobre os fatores de risco, não emite alarmes falsos e o principal deles: em caso real de perigo ele é acionado sozinho.

O projeto de combate a incendio conta ainda com extintores de incêndio colocados em locais estratégicos. As instalações prediais precisam ser projetadas para viabilizar a saída rápida das pessoas em caso de incêndio.

Para isso, é necessário que o ambiente tenha escadas e saídas de emergência, com iluminação e sinalização adequada.

As escadas são isoladas pelas portas corta fogo, um equipamento que ajuda na proteção contra incêndio. Fabricadas em aço e revestidas com isolante, esse equipamento é capaz de aguentar temperaturas muito elevadas sem ser danificada com facilidade.

Edifícios comerciais de grande porte precisam contar com a presença de uma brigada de incêndio. Ela deve ser formada por pessoas capacitadas para atuação na prevenção e abandono de locais em casos de incêndios.

Para pertencer a uma brigada de incêndio, o profissional deve passa por uma formação que o qualificará para esse trabalho.

Caso a sua empresa atue no segmento petrolífero e naval, os profissionais contratados pela sua empresa devem passar pelo curso de caci, voltado para a prevenção e combate de incêndios a bordo.

O profissionais terão acesso a técnicas de controle de avarias, controle de operações de bordo, inspeção de sistemas e equipamentos de detecção de incêndios.

No curso, os alunos passam por uma exposição teóricas dos conceitos e posteriormente a um treinamento prático de simulação as situações de risco, com uso de equipamentos de proteção individual e supervisão de instrutores capacitados.

Segurança do trabalho

Dependendo do tipo de atividade empreendida na sua empresa, é preciso atender às especificações de legislação pertinentes à segurança do trabalho.

Esse conceito abrange o conjunto de estudos voltados para a identificação das causas de acidentes em locais de trabalho e do conjunto de técnicas adotadas para evitar a ocorrência desses acidentes.

O seu objetivo final é a promoção da qualidade e segurança no ambiente de trabalho. Empresas de grande porte devem ter um profissional com essa formação em suas dependências a fim de indicar os procedimentos de segurança adequados.

Caso a atuação da sua empresa seja no ramo de eletricidade, os seus funcionários devem se submeter ao  curso de nr10.

O nome do curso faz referência à Norma Regulamentadora NR-10, que regula a atuação profissional no ramo de elétrica.

No curso, o profissional conhece as áreas de atuação, as medidas de segurança necessárias para mitigar os riscos no ambientes de trabalho, garantindo segurança dos profissionais durante a atuação profissional.

Não contrate profissionais sem essa formação, pois ela é essencial para a segurança de todos, não apenas a dele.

O curso nr 10 visa a capacitação completa do profissional apresentando conceitos como responsabilidades civil e criminal, gestão de riscos, prevenção de acidentes e primeiros socorros. Alguns dos assuntos contemplados pelo programa do curso são:

  • Análise de risco;

  • Segurança em eletricidade;

  • Proteção e combate à incêndios;

  • Equipamentos de proteção individual.

Com a participação no curso, o profissional está habilitado para atuação de forma segura tanto em benefício próprio quanto em prol de toda a empresa, uma vez que um acidente envolvendo energia elétrica pode ser perigoso para toda a empresa.

Os cursos voltados para a segurança do trabalho são essenciais para que sua empresa tenha em seu quadro profissionais altamente capacitados, além de serem um recurso de segurança para toda a empresa, já que a contratação de profissionais não habilitados pode ser um risco para todos que atuam no local.