O crescimento de empresas e negócios, oferecendo produtos e serviços, é um reflexo da necessidade de busca por um reconhecimento no mercado de trabalho, por aqueles que se sentiram desvalorizados em seu campo de atuação.
Muitas empresas não valorizam funcionários capacitados, que possuem alto grau de educação, com especialização em diferentes áreas, mas não recebem o devido reconhecimento.
Este afastamento emocional proporciona a quebra de paradigmas, e transforma empregados infelizes, em novos concorrentes empresariais.
Pois, as chances de crescimento de um profissional, trilhando um caminho de sucesso, pode não ser reconhecido pelo antigo chefe, mas será reconhecido pelo público consumidor.
Administração é essencial para negócios
Para isso, é preciso colocar em prática os conhecimentos adquiridos de forma acadêmica, e toda a prática acumulada nos anos que foram servidos a uma empresa ou nos negócios.
Esta soma pode ser bastante benéfica, e o empreendedorismo é bastante valorizado, por aqueles que reconhecem o esforço aplicado em diferentes setores da economia.
Há diversos campos de atuação para um empreendedor, e é preciso identificar qual a melhor situação que ele pode investir sua gestão empresarial, sem precisar investir um capital vultoso, e conduzir os negócios, procurando o melhor resultado para problemas que possam vir a surgir.
A organização de processos burocráticos, o controle das finanças, com entrada e saída de capital, a administração dos recursos humanos e materiais para oferecer o que há de melhor para o cliente, vai ser muito importante para que o empreendimento seja um sucesso.
Conhecer o mercado em que está atuando, e colocar em prática as técnicas mais adequadas, com o uso de ferramentas voltadas para este setor em que se está trabalhando.
Pode significar não só a sobrevivência dos dois primeiros anos, que são primordiais para toda e qualquer empresa, quanto ao crescimento e expansão empresarial para outros mercados de atuação.
Para aqueles que já trabalharam em uma empresa terceirizada, pode ser fácil identificar as necessidades que o público consumidor necessita.
O posicionamento do empreendedor vai indicar qual seu posicionamento, diante dos problemas apresentados, e apresentar as melhores soluções, se destacando diante dos concorrentes, com ideias pontual, e que possam ser executadas de maneira satisfatória.
A apresentação de um planejamento para curto, médio e longo prazo, deve ser colocado em prática, para que as ações se mostrem satisfatórias, e as soluções se apresentem conforme o passar do tempo.
Para uma empresa de segurança, por exemplo, é preciso identificar quais os empreendimentos comerciais que precisam deste tipo de serviço, e como pode ser oferecido.
Entre propostas estratégicas, e ações colocadas em prática, o empreendedor deverá estar atento a alguns pontos, como:
- Mensuração de resultados, positivos e negativos;
- Identificação de problemas, e possíveis soluções;
- Evitar erros comuns administrativos;
- Correção de estratégia e ação.
Com um mercado competitivo, é preciso estar atento, também, como anda a concorrência, e tentar estar à frente, quanto ao uso de tecnologia no fornecimento de serviços, e a atualização constante no conhecimento, e nos equipamentos de trabalho, em qualquer área de atuação.
Profissionais atuam em diferentes áreas
A tecnologia também é responsável pelo surgimento de diferentes profissões, e serviços que antes não existiam, ou dependiam de terceiros, passou por transformações, que atualizaram a forma como os mesmos são oferecidos nos dias atuais.
A instalação de um aeroporto internacional, em um município, obriga os profissionais que trabalham com transporte de passageiros, a ser atualizar, se transformando em um motorista executivo bilíngue.
Atendendo as pessoas dos mais diferentes países, com um mínimo de compreensão de um segundo idioma, além da língua nativa.
A tecnologia chegou, também, aos domicílios, e nos equipamentos domésticos.
Os televisores passaram de grandes tubos de vidro, para finas telas planas, com imagens mais vivas e cores mais próximas ao real.
E com isso, os profissionais que trabalhavam no conserto de televisores de tubo, precisaram se atualizar e entender sobre manutenção em TV de plasma e LED.
A chegada dos computadores aos lares das famílias também mudaram a forma de consumo, permitindo que as compras, antes realizadas em lojas físicas, estivessem ao alcance de alguns cliques, em frente à um monitor, um teclado e um mouse.
A construção civil também já percebe as mudanças no comportamento profissional, com pedreiros e mestres de obras se atualizando, para identificar a edificação de obras prontas para montar.
Como uma estrutura pré fabricada para shopping, em que os encaixes são precisos, e toda a construção é realizada em menor tempo, em relação ao século passado.