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Micro e pequenas empresas representam 99% dos negócios privados no Brasil

Vamos começar o artigo com dados relevantes, isso porque, em 2021, o Brasil registrou recordes na abertura de micro e pequenas empresas. Ao longo do ano foram criadas 682,7 mil novas microempresas e 121,9 mil unidades de pequenas empresas. 

Inclusive, é importante reforçar que esses números incluem empresas de serviços e todos os negócios com enquadramento nessas categorias, ou seja, é possível dizer que os ramos são os mais amplos possíveis, atendendo categorias bem variadas.

O que é um adiantamento na questão econômica do país, tendo em vista que existe mais dinheiro circulando e mais oportunidades de emprego.

Ademais, vale ressaltar que, segundo o Sebrae, esses números  estão relacionados às melhorias implementadas no ambiente de negócios brasileiro, o que tem atraído o interesse dos novos empreendedores. 

As oportunidades econômicas para abertura de empresas e o incentivo ao empreendedorismo são os principais fatores para o crescimento

O conceito da micro e pequena empresa

O que determina a classificação de micro e pequena empresa? De acordo com a legislação brasileira, o faturamento anual é o principal ponto de partida para definir se uma empresa será considerada “micro” ou “pequena”. Entenda:

Micro empresas: são aqueles negócios que têm faturamento anual de até R$ 360.000,00, ou que empregam até 9 pessoas no setor de serviços e comércio, ou 19 pessoas no setor industrial.

Pequenas empresas: são aquelas que têm faturamento anual de até 4,8 milhões ou que empregam de 10 a 49 pessoas no setor de serviços e comércio, ou de 20 a 99 do setor de indústria.

As principais diretrizes relacionadas ao porte das empresas estão descritas no Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte — LC 123/2006.

Micro e pequenas empresas e a geração de vagas de trabalho

O total de empresas ativas no Brasil em 2021 ultrapassa os 18.000.000. Desse total, os pequenos negócios foram responsáveis por gerar quase 80% das vagas de trabalho. 

Quando se fala em geração de emprego, é normal relacionar esse fator às grandes indústrias e corporações. Entretanto, a maior parte dos negócios ativos no país é feita por micro e pequenas empresas. 

Por isso, elas são as responsáveis por movimentar boa parte da economia nacional.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e a partir de levantamento realizado pelo Sebrae, só em outubro de 2021, das 201,7 mil novas vagas de trabalho, 79,7% eram originadas de micro e pequenas empresas.

Ademais, quanto às oportunidades de trabalho, elas foram criadas por alguns setores específicos, que são:

  1. Setor de Serviços;
  2. Setor de Comércios;
  3. Setor de Indústria;
  4. Setor da Construção Civil.

Além da geração de empregos, 27% do Produto Interno Bruno do Brasil é oriundo das micro e pequenas empresas. Perceba que a economia nacional é fortemente impactada pelos pequenos negócios. 

Estratégias de gestão para micro e pequenas empresas

Para quem tem ou pensa em abrir um novo negócio em breve, é necessário estar atento ao planejamento. Para que a empresa consiga sobreviver aos primeiros anos, é imprescindível investir em organização e uma gestão eficaz.

A operação está atrelada à gestão financeira, que é, sem dúvida, o principal pilar de sustentação de qualquer negócio. Por isso, os gestores precisam ter um controle adequado das contas e do orçamento, manter o controle do fluxo de caixa e separar as contas pessoais das contas da empresa. 

Além disso, o suporte de um contador é essencial para garantir o recolhimento correto de todas as obrigações fiscais e tributárias.

Com o controle adequado das finanças, a próxima estratégia é voltada para a operação. Além de oferecer um produto/serviço alinhado às demandas do seu público consumidor, é necessário conhecer a concorrência e estar sempre à frente em termos de inovação, preço e qualidade.

Internamente, uma boa gestão de micro e pequenas empresas é feita com comunicação, motivação e treinamento das equipes. Os gestores precisam estar constantemente em busca de aprimoramento, oferecendo feedbacks — sejam eles positivos ou negativos — e sabendo delegar as funções. 

Para que uma micro ou pequena empresa consiga crescer, é necessário ter foco no resultado e na qualidade dos serviços/produtos prestados. 

Em um mercado cada vez mais competitivo, ganham espaço aqueles que têm algo de diferente para oferecer. Isso pode significar preços mais competitivos, atendimento diferenciado ou um produto/serviço que se destaca dos demais. 

Texto: Gustavo Marques

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