É preciso saber medir com precisão seus esforços de SEO sabia? A chave para uma campanha de SEO de sucesso é ser capaz de medir, rastrear e otimizar continuamente para obter o máximo de resultados.
Portanto, com isso em mente, aqui estão algumas métricas importantes da área, que você deve ter em mente ao avaliar seus esforços de marketing digital.
O que são métricas de SEO?
Métricas são quaisquer dados que podemos coletar sobre determinados comportamentos dos visitantes do site. Alguns exemplos são:
- Tráfego orgânico;
- Conversação;
- Usuário;
- Visualizações de página;
- Entre outros.
Todos os dados coletados ajudam a medir o que está acontecendo no site, e por meio deles é possível orientar nossas ações no trabalho de SEO.
Uma das principais ferramentas utilizadas no mundo para medir o tráfego do site é o Google Analytics, que é uma ferramenta inteiramente gratuita, e pode ser uma grande aliada para te ajudar no processo de medição.
No Google Analytics, é possível filtrar com precisão quais visitas vêm dos resultados de pesquisa do Google. Basta usar o segmento de tráfego orgânico para filtrar os dados no Google Analytics.
Tráfego orgânico
O tráfego orgânico é o número de pessoas que visitam seu site com links das páginas de classificação do mecanismo de pesquisa, a partir de uma busca, como os primeiros resultados de uma pesquisa de uma clínica oftalmológica em Jundiaí.
Você pode acompanhar isso e ver quais de suas páginas da web estão provando ser mais bem-sucedidas, ou seja, trazendo o tráfego mais relevante e quais páginas precisam de algumas melhorias.
Ao observar seu tráfego orgânico, você também deve verificar se está recebendo visitantes da localização geográfica correta e fazer os ajustes necessários.
Taxa de conversão
Milhares de clientes em potencial visitam seu site de tratamento de alergia no RJ todos os meses e isso é fantástico, mas não quando eles falham na conversão quando chegam lá. É por isso que a taxa de conversão do seu site é tão importante.
É necessário identificar quaisquer pontos ou problemas que estejam afetando sua taxa de conversão e corrigi-los de acordo. Por exemplo, direcionamento errôneo do tráfego, site lento, e páginas com designs de difícil navegação. Esteja atento a estes erros!
Rankings de palavras-chave
Suas palavras-chave são importantes porque são os termos de pesquisa que clientes em potencial estão usando para encontrar seu site.
Embora ter 5 palavras-chave da página 1 seja fantástico, é inútil se essas palavras-chave não forem relevantes para o seu negócio e para o que você está oferecendo.
Ou seja, se você tem uma clínica de neurocirurgia no RJ, é interessante que você esteja posicionado nos primeiros resultados do Google, com as palavras-chave mais buscadas pelas pessoas.
Da mesma forma, você pode não achar muito útil estar no topo da página 1 para uma palavra-chave que obtém apenas 5 pesquisas por mês. Portanto, tenha isso em mente ao examinar suas classificações.
Você sempre precisa verificar se há outras palavras-chave que você poderia classificar e que não estão no momento, e isso informará sua estratégia de SEO no futuro.
Backlinks de qualidade
Os backlinks de qualidade informam aos mecanismos de pesquisa que você tem autoridade e é relevante o suficiente para que outros sites de boa reputação tenham um link direcionado para você.
Mas obter backlinks de qualidade é notoriamente difícil, apesar de ser um dos aspectos mais importantes das estratégias de SEO.
Há uma variedade de ferramentas que você pode usar para rastrear seus backlinks, e você pode empregar uma agência de criação de links para ajudá-lo a obter bons resultados.
Esteja atento com os backlinks, há diversos sites que podem causar mais danos do que benefícios com links de spam, investigue sua autoridade e veracidade antes de firmar a parceria.
Considerações finais
Os consumidores em busca de soluções para problemas específicos recorrem ao Google para obter respostas e, se você não aparecer nos resultados da pesquisa, também poderá ficar invisível.
É por isso que o SEO é importante para todos os negócios. Se você não tiver uma estratégia que apareça nos resultados da pesquisa, perderá uma grande oportunidade de conquistar novos clientes.
Como pudemos ver ao longo deste conteúdo, as métricas de SEO são fundamentais para medir e impulsionar o crescimento do seu blog/marca/negócio, por isso, utilize essas estratégias!
Texto escrito por Monique Horrana da KOP Animado.