detector

Métodos de segurança mais usados em empresas

A proteção patrimonial e os métodos de segurança de uma empresa é assegurada por diversas rotinas e práticas.

Por isso ao abrir seu negócio, esteja disposto a investir em equipamentos de segurança que minimizarão todo e qualquer risco de prejuízo material ou de risco à vida de alguém.

No mercado existem diversos serviços que incluem desde a instalação de equipamentos até a instrução de procedimentos, para que a empresa tenha total garantia de estar segura e protegida contra sinistros, como incêndio, por exemplo.

Por isso, confira os equipamentos e métodos de segurança mais comuns dentro das empresas.

Incêndio

Pegar fogo dentro da sua empresa pode ser uma das piores situações que ela pode enfrentar.

Dependendo da dimensão do incêndio, o prejuízo pode ser irreparável. As perdas vão desde documentos e equipamentos até vidas.

As consequências de um incêndio que tenha atingido prédios comerciais é, geralmente, mais destruidor, pois envolvem muito mais pessoas e prejuízos gigantescos.

Por isso, fique atento e priorize que seu negócio esteja protegido quanto a esse fator.

Causas do Incêndio

A origem das causas podem ser de falhas estruturais, como sobrecarga nas instalações de gás e energia, produtos inflamáveis, condições de pressão e também as falhas humanas, como deixar o gás ligado ou cigarros acesos.

Funcionamento do sistema de combate a incêndio

Existem várias soluções que auxiliam a combater e proteger a empresa contra incêndio, cada uma adaptada ao ambiente em questão.

Mas o que deve ser levado em consideração é que todas devem ser planejadas.

O desenvolvimento do projeto de combate, a escolha dos equipamentos, a contratação da empresa e a instalação do sistema são etapas de extrema importância para garantir que o fogo não se torne um incêndio de proporções destruidoras e irreparáveis.

O plano deve englobar todos os riscos possíveis que o ambiente pode estar sujeito, assim como as técnicas de instrução que devem ser adotadas para caso o sinistro aconteça.

A gama dos recursos de proteção é variada, portanto preze por escolher uma empresa com profissionais capacitados e treinados para escolherem e analisarem o melhor sistema de combate a incêndio que a sua empresa precisa.

Não pense que ao instalar Detector de fumaça sem estudo prévio será uma solução válida, pois não será. O dinheiro será gasto à toa.

Os benefícios de um sistema de combate a incêndio podem ser inúmeros, dentre eles

  • Preservação da integridade do edifício e máquinas;
  • Redução da probabilidade de explosões e incêndios;
  • Produtividade, uma vez que evita as pausas na produção, por medo ou riscos;
  • Riscos de acidentes reduzidos;
  • Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) liberado;
  • Empresa valorizada.

Detectores

Detector de temperatura quando integrado a um sistema de combate a incêndio é de extrema eficácia.

Eles são capazes de perceber quando a temperatura do ambiente, previamente selecionada, eleva-se bruscamente em cerca de 1 minuto o que significa que algo está superaquecido ou em chamas.

Quando o detector percebe essa alteração no ambiente, ele aciona um alarme sonoro que avisa a hora de procurar alternativas para resolver o problema.

Como funcionam os detectores?

Detector termovelocimétrico tem o papel de monitorar a temperatura do espaço através do princípio de funcionamento baseado em sensores suscetíveis a variações de temperatura, chamados termistores.

São dois termistores que funcionam em conjunto: um fica exposto à temperatura dentro do espaço e o outro fechado dentro de uma espécie de cabine. Quando não há anormalidades, dois entram em equilíbrio térmico

Caso o ambiente esteja em uma situação de incêndio iminente, o termistor que está do lado de fora perceberá mais rapidamente, do que o que está interno e selado, a alteração de temperatura.

Parede corta fogo

Parede Corta Fogo é uma estrutura composta por chapas e apoios em aço galvanizado capazes de resistir ao fogo seja ele de qualquer proporção.

As placas da parede são postas em sobreposição, ou seja, várias delas em fileira para aumentar ainda mais sua resistência.

Esse tipo de parede se parece muito ao Drywall convencional – usado para criar novos cômodos sem que seja preciso usar alvenaria- , em termos de instalação.

A diferença é que Parede corta fogo espessura é maior, assim como a composição das chapas, que são feitas para serem mais resistentes e seguras.

Por esses motivos, esse tipo de estrutura é muito utilizada em vários locais dentro das empresas que tem muitas divisórias.

Isso é devido à grande quantidade de fios e cabeamentos existentes que aumentam o risco de curto-circuitos e riscos de incêndios.

Tipos de parede corta fogo existem vários no mercado, basta escolher o melhor modelo para o que seu empreendimento busca.

Depois dessas dicas, o importante é sempre prevenir para que os danos não sejam irreparáveis ou muito graves. Contate uma empresa especializada em prevenção de incêndio e planeje com cuidado e atenção os métodos de segurança de sua empresa.