Atualmente, muitas pessoas tem boa parte do seu dia ocupada por compromissos de trabalho. Por conta disso, elas não têm tempo de se ocupar com tarefas domésticas, normalmente deixando-as nas mãos de pessoas contratadas especialmente para realizá-las, como lavanderia.
Neste contexto, investir nesse segmento pode ser uma boa alternativa para quem sonha em ter o próprio negócio, mas quer ter mais segurança.
Entre todos os tipos de estabelecimentos que podem ser abertos aproveitando-se dessa nova necessidade do público, uma lavanderia é uma das melhores opções. Afinal de contas, há a necessidade de se limpar, praticamente, tudo com a ajuda delas, desde roupas de uso cotidiano até cortinas e colchas.
Ainda assim, é preciso ter em mente que a demanda, por si só, não é o suficiente para garantir que o projeto será um sucesso. Assim como em qualquer outro ramo, é fundamental ter diferenciais perante a concorrência, de modo que seu negócio se destaque.
Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas para empreender nesse segmento e ser bem-sucedido:
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Tenha um ponto estratégico para lavanderia
Não importa o ramo, de uma empresa de lava a seco a um restaurante fino, uma localização ruim pode ser uma sentença de morte para um estabelecimento. Entre os fatores que têm que ser levados em conta no momento de escolher o local onde o negócio vai funcionar, estão:
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Presença de transporte público nas proximidades;
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Facilidade para estacionar;
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Segurança da região;
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Proximidade com o seu público-alvo.
No caso de uma lavanderia, não é diferente. Caso o objeto seja atender pessoas físicas, se ocupando da limpeza de roupas de uso cotidiano, não faz sentido se instalar em um bairro eminentemente comercial.
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Especialize-se
Há quem pense que se ocupar de uma ampla gama de serviços é a melhor maneira para ter uma clientela igualmente grande. Isso, porém, nem sempre é verdade, em alguns casos, estabelecer-se como um especialista em determinada área pode trazer um retorno financeiro maior, por mais que o mercado consumidor seja menor.
No ramo das lavanderias, isso não é diferente. É possível, por exemplo, que o seu estabelecimento se especialize em lavagem de edredom, bem como de outras peças de grande porte e que, ao mesmo tempo, exigem um trato mais delicado, como os tapetes.
Como essa posição proporciona mais credibilidade, o público se sentirá mais à vontade para entregar seus itens para limpeza.
Vale ressaltar que, no momento de decidir qual será o segmento atendido pelo estabelecimento, é interessante verificar se há lavanderias nas proximidades que atendam algum ramo mais específico. Por exemplo, caso haja algum local especializado em lavagem de terno, pode não ser uma boa ideia optar por esse caminho.
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Trabalhe com entregas
Devido à falta de tempo, boa parte das pessoas está disposta a pagar mais para ter comodidade. Na prática, isso significa que os serviços de delivery são cada vez mais valorizados, sendo oferecidos em segmentos como:
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Comida;
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Farmácias;
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Mercados;
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Lavanderias.
No caso destas últimas, é possível investir no aluguel de carros para buscar itens a serem lavados e levá-los de volta das residências ou do trabalho dos clientes.
Mesmo que eles tenham que pagar a mais por essa comodidade, eles costumam ver tal serviço como algo com boa relação custo-benefício, e, assim, são extremamente inclinados a pagar por ele.
Além disso, não é preciso investir grandes somas de dinheiro em uma frota de veículos próprios para oferecer esse serviço.
Atualmente, há diversas empresas que trabalham com um aluguel de vans preço muito competitivo. Da mesma maneira, é possível terceirizar os motoristas, reduzindo tanto o custo da contratação quanto o passivo trabalhista envolvido.
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Invista na fidelização
Por último, mas não menos importante, é preciso ter em mente que manter clientes já conquistados é tão – ou mais – interessante do que conquistar novos.
Deste modo, é fundamental que estabelecimentos de todo e qualquer segmento (inclusive as lavanderias) invista em estratégias para reter o público que já atraiu.
A boa notícia é que há diversas maneiras de fazer isso. A principal delas é premiar os clientes mais assíduos, proporcionando-lhes brindes ou serviços gratuitos.
É possível, por exemplo, oferecer uma lavagem gratuita a cada dez, de modo a encorajar a clientela a preferir o seu estabelecimento ao invés da concorrência.